Grandes Trilhas do Cinema: Trouble Man de Marvin Gaye

6

Nem sempre o sucesso de um filme é o mesmo de sua trilha sonora. Não são poucos os casos de produções que tiveram uma história discreta, mas suas trilhas originais tornaram-se consagradas, lembradas por décadas, transformadas em referência no meio musical e cinematográfico. Talvez Trouble Man também se enquadre nessa estatística: um filme de ação setentista que tinha ninguém mais, ninguém menos, que Marvin Gaye como compositor de sua trilha sonora. O album foi um best-seller desde o seu lançamento, um clássico que atravessou décadas e hoje, mais de 40 anos  depois do seu lançamento, merece a nossa atenção.

 

Início da década de 70. Os Estados Unidos e o mundo vivenciavam o crescente florescer dos movimentos sociais nas ruas e nos meios de comunicação. Do trabalho a produção artística, toda forma de expressão carregava consigo o poder das ideias, seja de uma forma branda e singela ou em silhuetas fortes e bem definidas. É nesse contexto histórico que Marvin Gaye, logo após o lançamento de um dos seus mais aclamados discos – What’s Going On, se dedicava à produção da trilha sonora de Trouble Man, um marco para o seu trabalho e a música em geral.

Anúncios

Trouble Man foi lançado em novembro de 1972, com direção de Ivan Dixon e estrelado por Robert Hooks como Mr. T, aquele que “carrega duas armas, uma para acabar com a confusão e outra para fazer confusão” – como nos é apresentado no trailer. Uma espécie de detetive particular que é respeitado por onde passa, abusando da elegância e eficiência para resolver os casos que acaba se envolvendo. O filme é um dos clássicos de um movimento do cinema norte-americano chamado Blaxploitation, cujas películas eram protagonizadas e produzidas por negros, muitas vezes contando com grandes compositores e arranjadores da soul music nas suas trilhas sonoras, dentre eles Barry White, Isaac Hayes e Marvin Gaye. Esse movimento revelou diversos astros e emplacou grandes sucessos na década de 70, tendo como ícones deste período filmes como Shaft e Superfly, além de influenciar diretamente obras mais recentes, como Jackie Brown, de Quentin Tarantino, e a série Luke Cage.

Marvin Gaye iniciou sua carreira como artista solo em 1961 na famosa Motown Records, tornando-se uma referência dentro do soul e R&B ao longo das décadas de 60, 70 e 80. Um dos seus maiores sucessos, o album Whats Going On de 1971, é constantemente inserido nas listas do maiores discos de todos os tempos pelas principais revistas musicais do mundo e pode ser considerado revolucionário por abordar temas historicamente relevantes a seu momento, tratando com letras introspectivas temas como a pobreza, o abuso de drogas e a Guerra do Vietnã, sempre em consonância com as lutas sociais da época. Esse clima influenciaria Gaye na composição de Trouble Man, lançado no ano seguinte.

trouble-man-poster Grandes Trilhas do Cinema: Trouble Man de Marvin Gaye
Mr. T no poster de Trouble Man.

A trilha sonora é recheada de ótimas faixas, mas a sua marca definitivamente está na música que recebe o mesmo nome da película. Trouble Man é impactante desde os primeiros rudimentos de bateria, nos aquecendo rapidamente para todo o resto que está por vir. Com vocais simultaneamente rápidos e melódicos, a voz de Marvin é milimetricamente intercalada, nota a nota, com o som dos metais e das teclas, havendo espaço para Gaye brilhar com seus timbres únicos, mas também para os instrumentistas reivindicarem o seu espaço. E mais: definitivamente é uma música feita para o filme. Carrega todo o clima da produção, de forma dinâmica, elegante e rica em elementos. Essa música, por si só, já valeria uma análise em 500 páginas.

De forma geral, a maior parte do album conta com música instrumentais que, apesar de não contar todo o tempo com a fantástica capacidade vocal de Marvin Gaye ao seu lado, nos fazem viajar no clima do filme, entre o noir, o nostálgico e a elegância. Destaco também o modo como os sintetizadores foram explorados ao longo do disco, dando um toque único para determinadas faixas, como em Deep In It, em um período onde os moduladores ganhavam cada vez mais espaço desde o icônico album Bitches Brew de Miles Davis em 1970. E se acabei de dizer que nem sempre os vocais de Gaye estão presentes nas trilhas, não se deixe enganar, quando eles surgem roubam logo as atenções e você irá parar o que está fazendo para tentar entender como poucas palavras conseguem carregar tanto sentimento.

O fantástico trabalho de composição rendeu resultados: o album esteve entre os primeiros da lista da Billboard e foi muito bem recebido pelos críticos, rendendo ótimas resenhas e avaliações. A própria canção Trouble Man sempre estará entre as grandes canções da carreira de Marvin Gaye, sendo eternamente lembrada junto com toda a sua fantástica obra. E em 2013 uma edição especial do album foi lançada em formato duplo, comemorando os 40 anos de lançamento do disco: 40th Anniversary Expanded Edition.

Ainda tem dúvidas que Trouble Man é um dos grandes albums do cinema e tem influenciado gerações desde o seu lançamento? E se eu dissesse que tem uma referência a este disco em toda parte, até em filmes de super-herói? Pois é, parece loucura, mas em Capitão América 2 temos uma referência a obra de Marvin Gaye durante a interação entre Steve Rogers e Sam Wilson, mas isso eu deixo para vocês encontrarem por aí. Essa é uma das milhares de referências dessa trilha na cultura pop, só demonstrando o quão influente ela consegue ser até hoje.

Convencido ou não, dê o play no disco no link abaixo e deixe a trilha ir conquistando você (porque, uma hora ou outra, ela vai conseguir).

https://www.youtube.com/watch?v=T0rUZIO6HE8

” If you are looking for trouble… watch out! ‘Cause trouble is here. Trouble Man! “

printfriendly-pdf-email-button-notext Grandes Trilhas do Cinema: Trouble Man de Marvin Gaye
The following two tabs change content below.
AvatarGael-150x150 Grandes Trilhas do Cinema: Trouble Man de Marvin Gaye

Gael Mota

Vivendo entre o utópico e o distópico, o real e o imaginário, sempre encontra paralelos entre o sci-fi e o cotidiano. Cientista, redator e artista por acidente, acredita que o cyberpunk já chegou.

6 thoughts on “Grandes Trilhas do Cinema: Trouble Man de Marvin Gaye

  1. algunas aplicaciones y herramientas realmente buenas para una mejor gestion del aula, como dos maestros ahora estan apoyando la salud mental de los adolescentes

  2. No final de trouble man na versão extendida há uma música somente tocada. Ja ouvi a mesma a muito tempo se não me engano na antena 1.
    Ela interpretada pelo Marvin. Mas totalmente cantada. Poderia por favor dizer o nome da musica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *