Piores filmes do mundo: “Franquia” Kickboxer

42

splashKickboxerCena1-300x300 Piores filmes do mundo: "Franquia" KickboxerKickboxer – O Desafio do Dragão e continuações

Nome original: Kickboxer
Direção: Mark DiSalle
Roteiro: Glenn Bruce
Atores principais: Jean-Claude Van Damme e Michel Qissi
Produção: EUA – 1989
Duração: 105 minutos
Gênero: Ação

Anúncios

Kings Road Entertainment

Cotação – Piores Filmes do Mundo:
PFM-4Flop Piores filmes do mundo: "Franquia" Kickboxer

> Crítica (com spoilers):

Todo mundo tem um “passado negro” em que não só assistiu como gostou e se divertiu com algum filme que, depois, percebeu que era muito muito “tosco”. Às vezes, mesmo nos dando conta de que o filme é uma tosqueira, seguimos gostando dele.

Isso ocorreu conosco aqui dos PFM em relação ao filme Kickboxer, famoso nos anos 90, estrelado por Jean-Claude Van Damme. Quem não se lembra da “famosa” luta de Van Damme contra o temível Tong Po, o “careca de trança”?!

DVDKickboxer1-300x300 Piores filmes do mundo: "Franquia" KickboxerKickboxer (1989)

Até que o primeiro filme não é tão ruim. Ou é, mas se comparado aos outros da “franquia”, nem parece. Nesse filme, Van Damme faz o papel de Kurt Sloane, um lutador que ajuda seu irmão mais velho – e campeão mundial de kickboxing – a treinar.

Quando o irmão vai à Tailândia defender o título, é vencido por Tong Po e como consequência da violenta luta, fica paralítico. Assim, nosso jovem e altivo Van Damme resolve que quer se vingar de Po (uau, que história original!). No momento mais marcante do filme, Sloane enfrenta Po em uma luta em que ambos usam uma “luva” com cacos de vidro na mão. Inesquecível.

Pena que revendo o filme, além do argumento mais do que raso, o roteiro e as atuações mostram-se ridículas.

Por exemplo, mesmo sendo campeão do mundo, o irmão de Van Damme não possui um treinador, uma equipe, uma pessoa sequer para auxiliá-lo que não seja o próprio irmão. O comportamento dos personagens, lutadores, “autoridades” do certame, não são condizentes com a realidade.

Depois de ter a notícia de que o irmão ficou paralítico, o filme simplesmente pára e rola uma espécie de videoclip (típica dos anos 80), com Van Damme andando pelas ruas de Bangkok… são mostradas as paisagens, com uma musica dramática no fundo, Van Damme brincando com as crianças. Parece um vídeo institucional para mostrar a cidade ao mundo e agradecer pelo hospitalidade. Bizarro.

Outra cena quase “amadora” ocorre depois do videoclip , quando Sloane decide que quer se vingar de Tong Po e vai a uma academia que tem uma foto do próprio na parede. Fitando a foto, ele fala “Quero aprender a lutar para lutar contra ele!” (apontando para a foto). Todos na academia riem, e como a maioria dos figurantes e extras são alunos de verdade, muitos olham para a câmera, o que deixa a cena ainda mais artificial.

Por fim, vale citar que nos créditos do filme, Tong Po (que no filme é mostrado como alguém que quebra pilastras com um chute) é interpretado por Tong Po!!! Sim, o crédito do ator que interpretou o personagem foi esse, mas na verdade o nome do ator é Michel Qissi.

 

DVDKickboxer2-300x300 Piores filmes do mundo: "Franquia" KickboxerKickboxer 2 (1991)

O filme teve uma continuação, Kickboxer 2 – A vingança do Dragão, onde descobrimos que Van Damme e seu irmão paralítico têm um outro irmão mais novo, chamado David.

Este irmão mais novo quer vingar a morte de seus irmãos mais velhos, que acontecem no início do filme. E adivinha quem os matou? Sim, Tong Po, o cara que destrói colunas com chutes e que se sentiu humilhado por perder para Van Damme no primeiro filme.

Ou seja, depois de vencer a luta no primeiro longa, Van Damme e seu irmão paralítico são assassinados numa emboscada. Como obviamente Van Damme não participa do segundo filme, colocaram um dublê escondido nas sombras levando tiros pelo vilão, assim que eles saem do ginásio.

O filme é, inteiro, tão ridículo quanto esse início promete, a começar pelo cartaz do longa, que teve a pachorra de estampar o slogan “Melhor que Kickboxer 1” . Ah ! E também com o inacreditável “Contem cenas com Van Damme”. Serio! Acreditem. Isso era um belo chamariz para alugarem o filme no auge tempos das locadoras la pelos anos 90.

 

DVDKickboxer3-300x300 Piores filmes do mundo: "Franquia" KickboxerKickboxer 3 (1992)

Não satisfeitos com a tosqueira do segundo filme – que deu uma boa destroçada no pouco de boa reputação que o original tinha, fizeram “Kickboxer 3 – A arte da Guerra” e aí a coisa se tornou surreal.

David vem ao Rio de Janeiro para uma luta de exibição e tem sua câmera roubada (mesmo!? imagem clichê do Brasil???) por um menino de rua que depois ele adota como pupilo.

A irmã de Dave é sequestrada por um “Agente de Escravas” que age nas praias cariocas (sério que acham que isso acontece assim?), e ao resgatá-la, ele tem de lutar contra… um kickboxer argentino (não, este filme não tem Tong Po)!!! Ou seja, levaram a rivalidade Brasil x Argentina, do futebol, para o ringue.

Kickboxer 3, assim como o 2, é do tipo que dá vergonha alheia (o tempo de produção entre cada filme já é um termômetro disso). Vemos aqui um filme cheio de clichês mais que absurdos, cenas ridículas e atuações pífias. A única coisa “boa” do filme é a participação de Milton Gonçalves como um delegado burocrata.

 

DVDKickboxer4-300x300 Piores filmes do mundo: "Franquia" KickboxerKickboxer 4 (1994)

Para sepultar de vez a “franquia”, que então já era assumidamente trash, fizeram “Kickboxer 4 – O agressor”, que começa com David preso (não lembro e obviamente não faço questão de saber porque) e ele tem que libertar sua esposa que virou escrava sexual de… sim, ele, o homem, o mito… Tong Po (que volta à franquia)!

Mas agora Tong Po virou um narcotraficante (!) no México (!!) e David terá que invadir a fortaleza do vilão e libertar sua amada e participar de um torneio com lutadores de vários lugares (!!!). E para completar o cenário, o ator que fez o vilão Tong Po nos filmes anteriores (Michel Qissi) não participa deste filme.

Como assim ele não participa? O que fizeram? Simples, colocaram outro ator (Kamel Krifa) com maquiagem e peruca para se passar por Tong Po – é visível a máscara saltando dos olhos do ator que estava em cena. Hilário, ou, tragicômico, como todo o restante do filme.

 

DVDKickboxer5-300x300 Piores filmes do mundo: "Franquia" KickboxerKickboxer 5 (1995)

Já num suspiro para tirar dinheiro de quem assistia essa “franquia” (incrível como por pior que um filme seja feito, tem gente que ainda assiste o 3, o 4…), fizeram o quinto filme do Kickboxer.

Como ninguém aqui do PFM sobreviveria a mais uma obra prima dessa série, tudo o que temos a respeito da quinta parte é o que vimos na Internet:

a) Kickboxer 5 – O Desafio Final, é estrelado por Mark Dacascos e aparentemente não tem ligação com os demais filmes (!!!);

Aparentemente, pois segundo fontes é citado que o protagonista dos filmes anteriores, o irmão do Van Damme , foi morto (triste fim para uma família de lutadores, não?) por não aceitar participar do torneio organizado pelo vilão Negaal.

b) Sinopse (bizarra) oficial: A ação do Kickboxe nunca foi tão poderosa quanto neste filme. Matt Reeves (Mark Dacascos) é o ex-campeão de kickboxe que decidiu largar a luta e treinar o amigo Johnny Styles, para ser seu sucessor. Mas Johnny é seduzido pelo ferocidade de Negaal, um homem do submundo que formou sua própria confederação de luta. Johnny se junta a organização e será vítima da violência do grupo. Furioso com a morte do amigo, Matt esquece seus princípios e decide forçar Negaal a se declarar assassino. Ambos se enfrentam num combate explosivo.

c) Não. Não vamos assistir para dizer se é tão ruim quanto os filmes 2, 3 e 4.

 

Kickboxer – Vengeance (2016)

Kickboxer_6 Piores filmes do mundo: "Franquia" KickboxerSim. Isso mesmo! “Comemorem”! O Dragão voltará 27 anos depois de sua estréia nos cinemas. Agora com um reboot com o próprio Van Damme, que interpretará o papel do mestre que pertenceu ao simpático ator Denis Chan nos três primeiros filmes.

E podem ficar tranquilos que o homem, o mito, estará de volta. Sim, Tong Po, agora será interpretado pelo gigante ator David Batista que fez o personagem Drax em Os Guardiões da Galáxia.

Quem viver, verá!

Obs: Texto inspirado em um post de Rodrigo Rodrigues no Facebook. Artigo escrito por Ralph Solera e Rodrigo Rodrigues.


> Ficha do filme no IMDb

PFM-Cotacao-300x211 Piores filmes do mundo: "Franquia" Kickboxer

The following two tabs change content below.
AvatarBlogger-150x150 Piores filmes do mundo: "Franquia" Kickboxer

Maxiverso

A equipe do Maxiverso é composta de redatores e escritores especialistas em diversas áreas, de modo que as notícias postadas serão sempre redigidas e revisadas pelos membros mais qualificados de nosso time.

42 thoughts on “Piores filmes do mundo: “Franquia” Kickboxer

  1. para o tempo que foi lançado o filme corresponde perfeitamente, aliás a franquia é maravilhosa, pena que o usador de fraldas não gosta de luta e deve apenas curtir uma barbie nas encolhas. A mensagem que o filme passa é tão top que até hoje buscamos rever sempre que possível. Esperamos que sempre que possível a Tv ABERTA possa trasmitir novamente pois foi e é um enorme sucesso até hoje!

    1. O de sempre: quem pensa diferente de mim é um idiota, o que eu gosto é bom independente da “qualidade” da bagaça, se fez sucesso é pq é bom, bla bla bla rsrsrs mais clichê impossível esse comentário do Marcos Jones né não?

  2. na época eu e meus amigos alugavamos as fitas pra ver as lutas, mas davamos altas risadas dos filmes pq eles eram muitooo ruins kkkkkkk mas a gente adorava, nos divertiamos muito depois da escola… bons tempos!

  3. Sem contar que eles são antigos então não dá pra comparar com os filmes de hj pois a tecnologia de hj é totalmente incomparável com a antiga.Eu ainda gosto desses filmes,amava todos os do Van Dame,Silvester Stallone,meu até hj amado Jet Li,Steven Seagal e surpreendentemente ainda procuro esses filmes toscos pra assistir.kkkk
    Amooooo devo ser louca né

    1. Josiane, pelo contrário: vc só confirma a teoria que temos de que vc pode gostar do que quiser, bom ou ruim, seu gosto não muda a realidade do filme. E nada tem de errado em se gostar de um filme ruim. Nos divertimos muito por aqui vendo filmes “toscos”. 🙂

  4. gosto de sites como esse que louvam as bagaceiras que gostamos sem querer dar uma de cult intelectual hahaha tmj ae

  5. Me divirto ate hj qd assisto esses filmes. Mas que eles sao ruins isso é fato, mesmo fanboy tem que entender isso.

  6. divertidos e mesmo assim ruins kkk passei bons momentos da minha juventude cultuando esses filmes, mas sao trash mesmo, vc podia fazer um texto desse sobre os filmes do Chuck Norris tb sao uma porcaria adoravel kkk

    1. Olha são toscos mais ainda prefiro eles a muitos de hj em dia.kkk
      Eu gosto deles mesmo toscos pois amo filmes de lutas marciais que hj em dia quase não existem.

  7. to adorando esses posts de piores filmes hahaha os Kickboxer sao bem zoados mesmo mas ao mesmo tempo a gente se divertia com os amigos no cinema na epoca e depois ainda encenava umas lutinhas na broderagem kkk sugiro uma materia sobre outros filmes ruins de luta como aquela franquia de filmes ninjas americanos (so lembro do terceiro, chamava Ninja III a Dominação), e uma materia sobre as franquias toscas do Chuck Norris

  8. é concordo com a critica, sao filmes chinfrins mesmo, mas mesmo assim eu acho bem legais e ja assisti o primeiro com meu filho que tem 11 anos ele adorou, com o tempo vou passar o 2 e o 3 pra ele tb

  9. todos nós amamos algumas tosqueiras kkk é normal, eu tenho até hj gravado esses filmes, as vezes assisto so pra dar rizada, as vezes so pra lembrar o gostinho da infancia

    1. Rivaldo
      Bem vindo.

      Concordo! Jamais apago as boas lembranças de ter ido ao cinemas ver esse filme na época.

  10. mano escorreu um suor hetero do meu olho ao ver esse post kkk como eu adorava esses filmes, ou pelo menos os dois primeiros, que ate acho assistiveis mesmo hj em dia, mas o resto nao da ne… na nossa juventude a gente gosta de cada coisa! isso pra nao falar alto e claro: como esses filmes sao ruims kkk muito bom relembrar isso

  11. Kra a analise não e válida !!!! Principalmente estas gerações X,Y,Z. No meu caso curtia pra kramba nas épocas do VHS alugava direto na locadora próximo da minha residência. Assisti as maiorias destes filmes de Kickboxer !!!! Cada época teve seu momento de nostalgia, não se gastava tanto com efeitos especias, pode ver a franquia Batman que virou um teatrinho ! Comparar os filmes deste genero só pq tinha o Van Damme mostra q vc não e do assunto ! Para mim o melhor e o Rei do Kickboxer pronto falei.

    1. Everton, não é isso. Independente de Van Damme ou da época, qualidade técnica é uma coisa atemporal. E gostar de algo não faz daquilo algo bom. Pronto, falei! 🙂

  12. Esses filmes dos anos 80 e 90 são toscos mesmo,mas tem um encanto, uma magia. A maioria das pessoas da época gostou e ainda gosta.visso vale para está franquia e muitas outras, tipo karatê kid, Rock, Rambo, e por aí vai. Época mágica, tanto para filmes, desenhos e músicas.Melhor época de minha vida, sem dúvidas. Como era bom chegar sexta e ir até as locadoras, conversar, receber opiniões sobre filmes, era bom demais. Sdd deste tempo, tudo meio inocente, mas tudo muito bom.

    1. Oi Charles, concordo com vc, tem muito filme daquela época que mesmo sendo toscão a gente adora! O primeiro Kickboxer por exemplo eu gosto bastante… sou fã dos primeiros Rambo (o dois, beeem toscão, é meu preferido rs). Rocky então nem se fala. Tb adoro os filmes de terror da época, e os Duro de Matar (que já são tecnicamente melhores, mas ainda assim, o típico “cinema brucutu” dos anos 80). Eu tb batia ponto nas locadoras nas sextas, comprava as revistas Set e lia as críticas curtinhas dos filmes da semana da Folha (e discordava de todas elas kkk).

  13. eu era moleque e meu amigo tinha dois videok7 em casa e copiou o primeiro filme, a gente ia todo sabado na casa dele assistir, chegavamos a reproduzir as lutas kkkkkkkkk fui rever ano passado e minha santa rita de cassia como esse filme é porcaria nunca devia ter reassistido, minha memoria afetiva era tao boa com esse filme kkkkkkk

    1. kkk boa história, mas a questão é que a gente pode se divertir muito com essas tosqueiras, eu mesmo sempre assisto algo nessa linha, curto muito! rs e o primeiro filme dessa “franquia” nem é tão tosco assim heim

  14. kkk essas tosqueiras sao demais, a gente segue curtindo pro resto da vida ne… muito bom lembrar isso, vlw Maxiverso, manda mais dessas pra gente relebrar esses filmes trash que todos amamos odiar

  15. eu acho que a pessoa que criticou o filme nao entendeu ou nao viu direito filme , pois o irmao do van dame nao tem equipe tecnica pois a todo momento o irmao do van dame diz que é melhor , mais rapido etc… ele campeao do mundo substimou tong po por isso ele nao tinha equipe

  16. Assisti esse clássico na época da sessão da tarde, e revi hoje… bom, me diverti, acaba tudo sendo bem engraçado. Acho que é o sentimento de nostalgia que ainda nos faz gostar e curtir !

    1. com certeza a nostalgia ajuda muito… mas tb as vezes da um choque de realidade, fui rever Retroceder Nunca, Renderse jamais e achei muito ruim em comparação com filmes do mesmo estilo de hj em dia kkkkkkkkkkkk……………………..

  17. Eu não só curti como ainda curto. Apesar das estórias ruins, entre outras coisas, há muita filosofia das artes marciais presentes nessa franquia. Por exemplo, em Kickboxer 2 “The road Back”, a filosofia marcial da honra e do caráter é pregada por David Sloane como: o conceito da “pedra no lago”; fazer o que é certo, no que diz respeito ao seu pupilo Brian Wagner que queria, a qualquer custo, ser o campeão mundial de Kickboxing; manter a mente focada mesmo que haja distrações que possam nos desviar do caminho certo (vale para o campo das artes marciais e para nossa vida), etc… Sou professor e artista marcial e acho que podemos aprender coisas boas com os filmes, mesmo que estes não tenham uma qualidade técnica e atuações dignas de Oscar. Ao contrário da maioria, não tenho vergonha deles a ainda os assisto. Bom é isso…

    1. Esse é o pensamento, Diógenes. Vc pode gostar do que não é tão bom tecnicamente – tendo ciência disso. Não há absolutamente nada de errado em se divertir e ver qualidades, ainda que subjetivas, em algo que tecnicamente não atende os preceitos cinematográficos consagrados. O papel do crítico é esse, te mostrar os aspectos técnicos para vc saber se a obra é boa ou não, e a partir daí vc pode curtir ela (ou não) conhecendo suas qualidades e defeitos técnicos.

  18. Estou assistindo nesse momento o último filme, que conta com a participação do Mike Tyson, Ronaldinho Gaúcho, Fabrício Werdum, Vanderlei Silva, entre outros…. além do Christopher Lambert ( o highlander) no papel do vilão.
    Tem muitas cenas que lembram os filmes do Rock Balboa, como a cena da corrida, os treinos, o inimigo que lembra o Ivan Drago e a cena do hospital onde a esposa dele acorda e ele vai pra luta.
    Filme é tosco do início ao fim.
    Essa é minha análise de um dos piores filmes do mundo….rsrsrs.

  19. Olha entendo as criticas , mas isso sao baseadas nas suas opiniões e gosto..
    eu por exemplo gostei quase de todos, so pq vc achou ruim nao q dizer q todos irao achar.
    tam filmes ai q recebe nota 2.0 ou 3.0 e gostei e filmes q recebe notas acima de 7 eu odiei. Ou seja é questão de gosto se for olhar tecnicamente roteiro etc pode ate esta mau feito, mas o filme em geral é interessante. Gosto é gosto. Pode ter 100 pessoas q odiaram o filme, mas um gostou. So pq vcs nao gostaram nao q dizer todos do mundo nao voao gostar.

    1. Lucas, não confunda “gostar” com “é bom/ruim”. Vc pode gostar do que quiser, inclusive do que é ruim. Eu gosto dos filmes Sexta Feira 13, mesmo eles sendo muito ruins tecnicamente. Vc gosta dos filmes Kickboxer, mesmo eles sendo ruins. O gosto é pessoal, a qualidade da obra não, ela é analisada sob pontos técnicos e não “opiniões” ou “gosto”. Abraço.

  20. Filmes de lutador nunca saem do estilo. ❤️ Este tema é um clássico do cinema. Recentemente eu li sobre o filme Punhos de Aço e parece muito interessante e divertido. Eu quero vê-la porque tem bons atores. Além disso, a direção é excelente! ¡Você não ficará desapontado!

  21. Acabei de rever esse troço e realmente é pra morrer de rir. Fora tudo isso que ja foi descrito aqui, tem o fato de que parece que a facada no cachorro pesou mais na consciência do mestre xiam do que o estupro da sobrinha. Kkkkkk

    1. Ela não disse pra ninguém que foi estuprada. So pro soldado amigo do vandamme e pro próprio van Damme no final. Mas realmente no final ela ta toda feliz após a derrota de tong po que nem parece que foi estuprada um dia atrás… Mas o filme tem seus momentos antológicos. As cenas de treinamento e especialmente os golpes plásticos de JCVD é o que encantaram toda uma geração de fãs e fortaleceu o interesse pelas artes marciais no ocidente. Nem se compara a Jackie Chan na msm época, mas aqui era uma novidade de outro mundo. O tong po tinha uma presença simplesmente intimidadora. Então para a época era um filme incrível…

  22. meu Deus nem me lembrava dessa “franquia” kkkkkkkkkkkkkkkkk nao creio que na minha adolescencia eu assisti essa bagaceira ridicula umas três vezes e ainda adorei!!! kkkkkkkkkkkkkkk que lembrança!

    1. Totti.
      Kickboxer realmente é aquele caso de vergonha alheia. Pior, admito que cheguei a alugar e “curtir”estas bagaceiras quando adolescente.
      Mas
      Ainda bem que as coisas mudam​. Rs.
      Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *