Piores filmes do mundo: O Ataque das Formigas (The Hive)
O Ataque das Formigas
Nome original: The Hive
Direção: Peter Manus
Roteiro: T. S. Cook
Atores principais: Tom Wopat, Kal Weber
Produção: EUA – 2008
Duração: 90 minutos
Gênero: Terror, ação, ficção
Thai Occidental Productions
Cotação – Piores Filmes do Mundo:
> Crítica (com spoilers):
O Ataque das Formigas é um daqueles filmes que, de tão ruins, você acaba soltando risadas escandalosas em várias cenas que deveriam ser tensas e/ou tristes. O filme é um lixo tão escabroso que não dá pra entender porquê, depois de finalizado, ele não foi simplesmente para o limbo, sendo arquivado pela produtora.
A história, risível, mas que poderia ser aproveitada em uma produção minimamente boa, mostra uma empresa especializada em exterminar pragas, que é chamada a uma republiqueta dessas estereotipadas como caribenhas, para impedir o avanço de formigas assassinas em seu território. Acontece que as ditas são mais inteligentes do que parece à princípio e a coisa complica.
As atuações ridículas dos protagonistas, os buracos astronômicos no roteiro e a produção C (chamá-la de B chega a ser uma ofensa a uma categoria que tantos bons filmes já nos revelou) ficam ainda mais acentuadas pelas inverossímeis capacidades das formigas, que não somente são inteligentes como conseguem criar um “formigomputador” e desenvolvem um comportamento de organismo para emular tentáculos, braços e etc.
Claro que se houvesse alguma explicação para justificar tais capacidades – como mutação por qualquer motivo, ou então as formigas são de uma espécie nova e até então desconhecida, ou evoluíram rapidamente ou até mesmo são alienígenas… – até daria pra dar um desconto nessa parte, mas sequer nisso o roteirista T. S. Cook (de grandes obras em seu auge, como o oscarizado Síndrome da China, mas aqui, terrivelmente bisonho) pensou.
Os (d)efeitos especiais chinfrins só ajudam a piorar a produção, mostrando formigas que movem-se tão rapidamente que os humanos precisam correr para fugir delas. Aliás, fugir mesmo, porque nem o exército é capaz de segurar as velozes e inteligentes formiguinhas… As “armas” dos exterminadores, pretensamente avançadíssimas, contrastam com equipamentos jurássicos e métodos de atuação infantis, trajes especiais velhos e surrados e demais apetrechos eletrônicos bem decrépitos. Uma incongruência impressionante.
Com certeza, poucos filmes foram tão merecidamente incluídos no Hall da Fama do Piores Filmes do Mundo.
Ralph Luiz Solera
Latest posts by Ralph Luiz Solera (see all)
- Análise: a obra máxima do terror é The Thing? - 12/07/2022
- Na mesa: jogo de tabuleiro The Thing: The Boardgame - 11/07/2022
- Série do Obi-Wan expõe o verdadeiro problema dos SW da Disney - 02/06/2022
- Resenha: o box completo de Bone - 17/11/2021
- Piores Filmes do Mundo: Serpente Mortal (Silent Venom) - 06/11/2021
hahaha que legal Ralph esses seus textos com essas tosqueiras, vc curte ver esses filmes ne
adoro rs
Tem um que é de 1977, salvo engano, passava muito nos anos 80 no SBT.
se passava no SBT nos anos 80 é dos meus kkk vou procurar
Vo assistir!