Franquia Indiana Jones poderá ganhar série Spin Off no Disney +
No dia 08 de novembro de 2022 o jornal Variety, especializado em notícias do mundo do entretenimento, anunciou que a Walt Disney Co estaria considerando desenvolver uma série de TV para o canal streaming Disney Plus, baseado na franquia Indiana Jones da produtora Lucasfilm.
Segundo a Variety, fontes “não identificadas” ligadas ao estúdio estariam abordando roteiristas e escritores em reuniões gerais para encontrar novas ideias que poderiam ser usadas nesta série, ambientada no mundo do famoso arqueólogo e aventureiro Indiana Jones. Dizem que, no momento, estão procurando um escritor para comandar todo o projeto e nenhum detalhe da trama foi divulgado ainda, já que estaria em fase preliminar. Dado isso, não se sabe se uma série serviria como uma prequela ou spinoff da franquia de filmes, ou se iria se vincular ao próximo [quinto] filme de Indiana Jones, semelhante à forma como a Disney vinculou seus programas da Marvel no Disney + ao Marvel Cinematic Universe (MCU).
A mudança para potencialmente desenvolver um programa de Indiana Jones ocorre quando Harrison Ford (com 80 anos) afirmou que interpretará pela última vez o personagem no quinto filme, Indiana Jones e a Relíquia do Destino, que deverá ser lançado no final de junho de 2023. Além disso, fontes dizem que a Disney está atualmente explorando várias opções para manter a franquia aquecida. E isto poderia resultar em uma série de TV, novos filmes, outras mídias ou uma combinação delas.
Caso uma série avance, não seria a primeira série sobre Indiana Jones a ir ao ar. “The Young Indiana Jones Chronicles” (As Aventuras do Jovem Indiana Jones) foi ao ar por duas temporadas na ABC de 1992-1993 (exibida no Brasil pela TV Globo), com quatro especiais feitos para a TV exibidos no The Family Channel (agora Freeform) entre 1994 e 1996. Ford fez uma aparição em um episódio, mas o show se concentrou principalmente nos primeiros anos do personagem com Sean Patrick Flanery e Corey Carrier interpretando-o em diferentes momentos de sua vida. George Hall interpretou um Jones idoso, iniciando e finalizando cada episódio.
Série sobre Abner Ravenwood
Após a exclusividade da noticia anunciada pelo site Variety, outro site de entretenimento, The Wrap, conseguiu novas informações dando um furo na noticia do site concorrente, no mesmo dia. O The Wrap confirmou com fontes próximas ao projeto que esta nova série não seguirá o aventureiro empunhando o chicote, como “The Young Indiana Jones Chronicles”, mas será uma prequela focada no jovem Abner Ravenwood, o pai de Marion Ravenwood que continua sendo uma figura muito comentada, mas nunca vista na vida de Indiana Jones, já que ele é considerado o mentor do herói do cinema.
Neste novo programa, Abner estaria orientando um grupo de jovens arqueólogos. Dizem-nos que alguns dos pesos pesados criativos por trás da quinta parte da franquia de filmes provavelmente retornarão para a série de televisão.
Outra informação que poderia confirmar esta série partiu do diretor do quinto filme, James Mangold, ao ser questionado via Twitter se o filme “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”, poderia contar com personagens para a série de TV desenvolvida pelo Disney+, como a personagem Helena (Phoebe Waller-Bridge) ou o próprio Harrison Ford como Indiana Jones, e o diretor apenas respondeu: “nenhum dos dois personagens irão estar nela”. O que aumenta ainda mais o rumor sobre a série ser sobre Abner Ravenwood.
Uma jovem Marion Ravenwood? Atriz principal apoiaria!
A atriz Karen Allen (71 anos), que interpretou a Marion Ravenwood na franquia Indiana Jones, revelou no dia 08/01 ao site ComicBook que gostaria de ver sua personagem como uma moça jovem em um possível spin off como série de TV: “Eu realmente teria que pensar em alguém que eu acho que seria uma jovem Marion interessante. Seria bem legal”, admitiu Allen . “Eu adoraria ver Marion retratada na época em que ela conheceu Indiana Jones, quando ela tinha 16 anos. Isso seria muito interessante. Sua história no Raven Bar quando seu pai ainda estava vivo e como tudo isso evoluiu. Toda a coisa do concurso de bebida evoluiu e como ela desenvolveu aquela resistência incrível. Isso seria divertido.”
Uma série do Short Round? Ator toparia!
O personagem Short Round foi interpretado então pelo jovem ator vietnamita naturalizado norte-americano, Ke Huy Quan, quando tinha 12 anos em sua estreia no cinema. Em Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), seu personagem foi o garoto chinês, companheiro de aventuras de Indiana Jones. Após a produção, o personagem nunca mais apareceu, apesar da promessa do Prof. Jones de levar o menino para os EUA e adota-lo. O ator também ganhou outro destaque, quando Steven Spielberg, então diretor de Templo da Perdição, convidou ele para ser o jovem Data, um dos garotos do filme Os Goonies (1985). Após isto, o ator teve pouco destaque em Hollywood e praticamente sumiu do mapa. Agora mais de 30 anos depois, ele está realmente em alta, no filme Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (2022), na qual vem colecionando indicações e prêmios, incluindo o Golden Globe , o Critics’ Choice Awards e finalmente no dia 12 de março, o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Falando ao podcast Happy Sad Confused, em 10 de janeiro de 2023, o ator Ke Huy Quan disse que estaria aberto a uma série spin off baseado no seu personagem: “Se a Disney ou a Lucasfilm vierem até mim e disserem: ‘Queremos fazer um spinoff do Short Round’, estou lá, cara! Eu amo tanto esse personagem e seria incrível revisitar tantos anos depois. Eu não tenho ideia de onde ele estará hoje. Seu palpite é tão bom quanto o meu. Só porque ele cuida tanto de Indy, eu não ficaria surpreso se ele fosse um arqueólogo.”
Atualmente o ator está atuando na segunda temporada da série da Marvel, Loki, no Disney +. Ele contou que recebeu diversas ofertas de grandes nomes do cinema, incluindo uma ligação de Kevin Feige em pessoa. O ator não escondeu sua empolgação pelo reconhecimento de seu trabalho, dizendo que 2022 foi um dos anos mais felizes de sua vida: “Quando nosso filme foi lançado, o primeiro telefonema que recebi foi de Kevin Feige”, contou Quan. “Que gentilmente me perguntou se eu queria entrar para o MCU, e liguei para Jonathan e a turma e disse, quer saber, ninguém quer me contratar, exceto Stephen Spielberg, George Lucas, Os Daniels e Kevin Feige. Tem sido incrível. 2022 é o ano de que sempre me lembrarei porque é um dos anos mais felizes da minha vida.”
Na cerimônia de premiação do Golden Globe, no dia 10/01, o ator agradeceu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, pessoalmente a Steven Spielberg em seu discurso: “Fui criado para nunca esquecer de onde vim e sempre lembrar quem me deu minha primeira oportunidade. Estou muito feliz em ver Steven Spielberg aqui esta noite. Quando comecei minha carreira como ator mirim em Indiana Jones e o Templo da Perdição, me senti muito sortudo por ter sido escolhido. À medida que envelheci, comecei a me perguntar se era isso, se era apenas sorte. Por tantos anos, tive medo de não ter mais nada a oferecer. Não importa o que eu fizesse, nunca superaria o que conquistei quando criança. Felizmente, mais de 30 anos depois, dois caras pensaram em mim. Eles se lembraram daquele garoto e me deram a oportunidade de tentar novamente”.
O diretor Steven Spielberg, na cerimônia do Golden Globe, falou sobre a homenagem e como trouxe o ainda jovem ator de 8 anos, para trabalhar com ele em Indiana Jones e o Templo da Perdição: “O que devemos lembrar é que, quando estamos escalando o elenco, não o fazemos pela pessoa que escalamos, mas pelo bem comum do filme, da peça. O elenco é sobre: como servimos o roteiro? Como servimos a todo o empreendimento? Então, eu nunca penso nisso como dar uma chance a alguém ou dar a alguém uma oportunidade de entrar na vida com mais do que tinha antes de entrar e conseguir o papel. Eu penso nisso como uma boa peça de elenco… Assim, com Ke, foi Short Round. Ele seria ótimo para o Short Round. Quando o conheci, ele tomou a sala de assalto. Ainda faz! Ele tem uma energia positiva. Tão cheio de amor positivo. Ele apenas alcança seu coração, e é assim que ele era quando criança, fazendo um teste para o filme. Só mais tarde percebi a responsabilidade de trazer um jovem para este negócio, mas também a minha admiração por ele sobre como ele se comportou neste negócio. Depois que ele interpretou Short Round eu o escalei para Goonies e ele interpretou Data. Mas então ele não trabalhou tanto e começou a trabalhar nos bastidores quando ficou mais velho e cresceu. Ele foi um dublê em muitas cenas de luta de artes marciais. Ele vinha ao meu set em outros filmes e nos encontrávamos e conversávamos. Mas esta noite me surpreendeu. Quando ele ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante, meu coração saltou do peito.”
Ao longo dos dias, Ke Huy Quan foi acumulando outros prêmios no que culminou com sua nomeação e a vitória no Oscar 2023 de Melhor Ator Coadjuvante. Nos bastidores das premiações, ele tem encontrado com vários ídolos e pessoas que fizeram parte da vida dele e com o qual ele ainda espera trabalhar junto. Isto inclui o próprio cineasta Steven Spielberg, o CEO da Disney, Bob Iger, o diretor James Cameron, entre outros.
O ator Harrison Ford também reagiu sobre o sucesso de Ke Huy Quan ao ser entrevistado para o Entertainment Tonight, durante a premier da serie Apple TV+, Shrinking : “Estou tão feliz por ele. Ele é um cara legal. Ele é um ator maravilhoso. Ele era quando era criança, e ainda é. Estou feliz. Estou muito feliz por ele”.
Ao que parece, o desejo por uma série do Short Round tem aumentado a medida que Quan vem acumulando prêmios e agradecimentos, e até uma fã arte, criada pelo americano Ryan Manda começou a circular na internet e se tornou viral rapidamente, a ponto do próprio ator Ke Huy Quan agradecer pessoalmente pela arte. Resta portanto aguardar, pra ver se esta ideia irá realmente ser aprovada pela Lucasfilm…
Uma animação ainda é opção?
Entre outras ideias para um spin off de Indiana Jones está uma série animada do personagem. Em 2016, o artista holandes Patrick Schoenmaker, que trabalha com cartoons e animações a algum tempo, resolveu fazer um fan trailer do que seria uma série de Indiana Jones. Ele trabalhou em publicidades para empresas como a própria Lucasfilm e Disney, desenhando personagens para revistas, posters, cards, etc. Indiana Jones sempre esteve presente no seu trabalho. Inclusive ele chegou a participar da série de cards “Indiana Jones Heritage”, lançado em 2008. Desde então, vem trabalhando nesta animação para tentar chamar a atenção da Lucasfilm ou mesmo a Disney e produzir uma série animada de TV. Segundo Patrick Schoenmaker, ele levou a ideia para a Lucasfilm em 2011, mas infelizmente, devido a venda da empresa para o conglomerado Disney em 2012, toda a franquia de Indiana Jones passou a pertencer aos novos donos e o projeto ficou parado.
Patrick Schoenmaker falou sobre isto: “Indiana Jones deve ter sido meu primeiro verdadeiro herói de filme desde que eu assisti Os Caçadores da Arca Perdida em um videocassete quando criança. Sim, alguns outros heróis vieram e se foram, mas Indy sempre ocupou um lugar especial. Após o lançamento de Caveira de Cristal, o meu amor pelo personagem foi mais uma vez totalmente incendiado e sem novos filmes no horizonte naquela época, eu decidi criar um projeto de Indiana Jones do meu próprio bolso para manter o fogo queimando um pouco mais.”
Apesar do vídeo ter viralizado no mundo inteiro e chamado a atenção de muita gente, a Disney nunca deu qualquer sinal verde neste projeto, mas agora que o quinto filme está na esquina… porque não?
Nenhum representante da Disney ou da Lucasfilm confirmou a informação oficialmente sobre qualquer uma das séries… ficam os rumores em aberto!
Indiana Jones é um dos personagens mais icônicos da cultura pop de todos os tempos. Ford o interpretou em quatro filmes de grande sucesso até hoje – Os Caçadores da Arca Perdida (1981), Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008). George Lucas e Philip Kaufman criaram o personagem, com Steven Spielberg tendo dirigido os quatro primeiros filmes da franquia. O quinto filme Indiana Jones e a Relíquia do Destino foi dirigido por James Mangold (Logan, Ford vs Ferrari) com lançamento para 30 de junho de 2023. Coletivamente, os quatro filmes arrecadaram quase US$ 1,3 bilhão em todo o mundo.
[RM-RS – Variety / The Wrap / James Mangold Twitter Oficial / ComicBook / Poadcast Happy Sad Confused / ET / Patrick Schoenmaker ]
Ricardo Melo
Latest posts by Ricardo Melo (see all)
- Perfil: Stanley Kubrick (1928-1999) – O Gênio da Sétima Arte! - 06/01/2025
- Alien, Predador, AvP, Planeta dos Macacos, Avatar… 20th Century/Disney quer mais filmes - 16/12/2024
- Atualizações do Mundo Geek – Nov 2024 - 04/12/2024
- Indiana Jones e o Grande Círculo ganha trailers, data e… versão Playstation! - 14/11/2024
- O Exterminador do Futuro – 40 anos do alerta contra a I.A… - 22/10/2024
querer coisas do Indiana ate quero, mas é quase certo que vao estragar tudo, a mao podre da KK rainha louca é infalível, pra quem arruína a maior franquia nerd de todos os tempos, star wars, arruinar indiana jones é facil
sie la acho que a Disney ta mudando os presidentes das companhias e tao pressionando a ter menos woke quem sabe a coisa nao melhora
concordo em genero numero e grau
com o Spielberg na produção é mais dificil zoarem tudo
eu devia ser CEO de empresa hahaha é tao facil lucrar: faz uma animacao do Indiana nos tempos aureos com os roteiros descartados… animacao longa metragem… imagina se nao ia dar bilheteria gigante?
hahaha gostei… o Godzilla sempre fazem isso, vira e mexe tem uma animação dele e é um baita sucesso
Bom, um fã apresentou um projeto e fez o seu trailer, ficou legal…mas infelizmente…
sentimentos ambiguos… ao mesmo tempo que é legal saber dos projetos, como tem a KK na cadeira suprema a gente fica com medo de fazerem bobagem
Não entendo galera reclamando… Vcs curtem o personagem, deviam querer mais series sobre ele sim
Eu adorarei ter um monte de coisa neste universo…mas o pessoal tem sido mais seletivo, e as frustrações pessoais, também pesam e quem leva a culpa são os heróis…que nem existem de verdade…
serio? serie sobre o… Abner??? meu Deus, tirando fã de carteirinha do Indiana, quem estaria interessado em uma série sobre o… Abner?! Série sobre o molequinho??? meu Deus como assim, que apelo o molequinho tem? Alguem realmente quer saber o que houve com ele depois do filme? Se for pra pegar um coadjuvante qualquer la e meter série dele podia ser do Salah entao, pelo menos é alguem com o carisma e reconhecimento dos epectadores nao fãs
Não se preocupe, noticia que chegou ontem disse que possivelmente, por questão de corte de gastos, esta série de Abner não irá mais acontecer…Breve mais detalhes…mas acho que uma animação seria muito promissora.
eu que sou contra spin offs te digo que essa animação me deixou animado uhauhauhauhauhauh
A animação seria interessante, pois teríamos aventuras nas épocas clássicas anos 20 e 30, sem precisar de um ator jovem…
eu preferia mais coisa do proprio Indy como outra serie dele jovem sei la
mas fazer o que ne
Sim, tinha muita coisa ainda a ser explorada na série dele jovem que infelizmente nunca veremos a luz do dia…o problema é que estes atores já não são mais…jovens…