O Jovem Indiana Jones – a série de TV sobre a juventude do famoso aventureiro

18

yijposter O Jovem Indiana Jones - a série de TV sobre a juventude do famoso aventureiroEm 1989, os cineastas George Lucas e Steven Spielberg, trouxeram aos cinemas, o que parecia ser a última aventura do personagem Indiana Jones (“Indy”, para os íntimos) no terceiro filme da franquia: Indiana Jones e a Última Cruzada.

O filme foi um grande sucesso do ano (perdendo apenas para Batman de Tim Burton, nas bilheterias). Os fãs do arqueólogo foram quase unânimes em dizer que este terceiro filme, se não foi o melhor, chegou perto de ser, principalmente por causa da química entre o ator Harrison Ford (Indiana Jones) e o ator Sir Sean Connery (Prof. Henry Jones), no filme.

Anúncios

Além deste encontro de gerações e o retorno de personagens clássicos do primeiro filme, Os Caçadores da Arca Perdida (1981), o novo era muito mais leve e família que o anterior, a prequela quase de terror Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), considerado muito violento pelos fãs.

Outro fator interessante para Última Cruzada foi um prólogo que se passava no passado do personagem, em 1912 em Utah. Nele, o jovem Indy (River Phoenix) passa sufoco tentando recuperar uma relíquia das mãos de capangas de um gangster local. O fim do filme, com Indy, seu pai, se seus amigos Sallah e Brody caminhando rumo ao por sol, parecia ser o fim definitivo para a franquia e Steven Spielberg chegou a dizer que já estava satisfeito e não precisava de mais filmes… bom, George Lucas, o produtor e criador do personagem, não pensou assim!

No início dos anos 90, Lucas tinha uma fundação para educação de jovens, a George Lucas Educational Foundation, fundada em 1991, com o objetivo de se dedicar ao desenvolvimento de ferramentas interativas para a educação. Antes da Internet existir publicamente, a Fundação de Lucas começou a trabalhar em uma ideia chamada “Uma Caminhada pelo Início do Século XX: História com Indiana Jones” e o que então seria um videodisco ligado ao computador com imagens, textos, animações e vídeos disponíveis ao usuário para ensinar história . O projeto evoluiu dentro da Fundação e nascia a ideia para para uma série de TV, com o Jovem Indy vivendo eventos e conhecendo personalidades no início do século XX até sua entrada na faculdade. Nascia assim o seriado The Young Indiana Jones Chronicles.

George Lucas explicou melhor na época: “Isto começou por amor a uma ideia. Tenho uma base educacional trabalhando com projetos interativos, e tive essa ideia de envolver as crianças na história através do personagem Jovem Indiana Jones. A virada do século é minha parte favorita da história porque tem muito a ver com o surgimento da era moderna em que vivemos hoje. Parecia uma ótima ideia e uma aventura tão interessante que acabei sendo atraído para ela pelo potencial criativo. Eu levei para a rede e disse: ‘Você estaria interessado nisso? É um pouco esotérico para a televisão’, mas eles disseram: ‘Ótimo! Eles têm sido muito cooperativos e estamos fazendo essa aventura desde então… e tem sido uma verdadeira aventura.”

A produção da série ficou a cargo da Lucasfilm/Amblin Television em associação com a Paramount Network Television. O canal de televisão americano ABC comprou os direitos de exibição que foram distribuídos para várias emissoras pelo mundo como a RAI (Itália), BBC (Reino Unido), Rede Globo (Brasil) entre outras.

Produzida a partir de histórias criadas por Lucas e roteirizadas pelo próprio e por nomes como Frank Darabont (Um Sonho de Liberdade, The Walking Dead), Rosemary Anne Sisson (Upstairs, Downstairs) e Gavin Scott (As Brumas de Avalon), além de Carrie Fisher (Lembranças de Hollywood), que trocou a carreira de atriz pela de roteirista; a série retrata o personagem em três fases, entre 8 a 9 anos, entre 17 e 21 anos, e aos 93. A última é a mais controversa, já que ninguém esperava que Indy sobrevivesse até a terceira idade.

23 O Jovem Indiana Jones - a série de TV sobre a juventude do famoso aventureiro
Corey Carrier (Indy dos 8 aos 10 anos) com seus pais.

Na primeira fase, o garoto interpretado por Corey Carrier parte para uma viagem pelo mundo acompanhando o pai (Lloyd Owen, de Miss Potter, no papel que Sean Connery interpretou no cinema), professor de história medieval convidado para uma série de conferências em diversos países e sua família. Após uma parada em Londres para contratar uma governanta (Margaret Tyzack, de 2001: Uma Odisseia no Espaço), a família segue para o Egito, onde Indy conhece T. E. Lawrence (Joseph Bennet, de Doctors), que um dia seria chamado de Lawrence da Arábia, e Howard Carter (Pip Torrens, de Poldark), o arqueólogo contratado por Lorde Carnavon que em 1922 encontraria a tumba de Tutankhamon. Após isto Indy criança e a família percorrem a África, Europa e Ásia.

Em sua fase adolescente e adulta, Indy é interpretado por Sean Patrick Flannery (Dexter) e se envolve primeiro na Revolução Mexicana, juntando-se às tropas de Pancho Villa (Mike Moroff, de Um Drink no Inferno). É no México que Indy conhece o belga Remy (Ronny Coutteure, de Maigret), amigo que o acompanha nos episódios que exploram eventos da Primeira Guerra Mundial. Os episódios Verdun, Setembro 1916 e Somme, Início de agosto 1916, mostram os horrores deste conflito como o terror dos ataques com gases, lança-chamas e das trincheiras mortais. Indy passa então a subir de patente e passa também a fazer parte do serviço secreto francês. Após a I Guerra Mundial, na qual acompanha os desfechos e tramoias do Tratado de Versalhes, que destruiu o Império Alemão, Indy retorna para casa, onde é recebido friamente pelo pai, e parte para fazer uma Universidade em Chicago, na qual irá aprender sobre a profissão que o tornará famoso, arqueologia!

yij-old-lucas O Jovem Indiana Jones - a série de TV sobre a juventude do famoso aventureiro
Produtor George Lucas com o ator George Hall (Indy com 93 anos)

George Lucas ainda montou o seriado de modo que um velho Indiana Jones de 93 anos, interpretado pelo ator George Hall (Johnny Be Good) abrisse e fechasse cada episódio através de suas histórias da vida infantil e pré-adulta.

Os papeis de personalidades históricas e pessoas importantes nas histórias foram oferecidas para vários astros do cinema internacional, alguns ainda em começo de carreira: Catherine Zeta-Jones (Zorro), Daniel Craig (James Bond), Christopher Lee (Dracula e Star Wars – O Ataque dos Clones), Clark Gregg, Tom Courtenay, Peter Firth, Vanessa Redgrave (Holocausto), Beata Pozniak, Jennifer Ehle, Elizabeth Hurley (Austin Powers), Timothy Spall, Anne Heche (Sete Dias e Seis Noites), Paul Freeman (o Beloq de Caçadores da Arca Perdida), Jean-Pierre Castaldi, Jeffrey Wright (O Felix Leiter dos filmes de James Bond), Jeroen Krabbé, Jason Flemyng, Michael Kitchen, Kevin McNally, Francisco Quinn, Ian McDiarmid, Max von Sydow (O Sétimo Selo), Douglas Henshall, Sean Pertwee, Vincenzo Nicoli, Terry Jones (Brazil O Filme), Keith David, Lukas Haas, Frank Vincent, Jay Underwood, Michael Gough, Maria Charles, Elsa Zylberstein, Isaach de Bankolé, Emil Abossolo-Mbo, Haluk Bilginer e Saginaw Grant.

flenery O Jovem Indiana Jones - a série de TV sobre a juventude do famoso aventureiro
Ator Sean Patrick Flanery (Indy entre 16 a 21 anos)

A produção também não poupou dinheiro para a direção dos episódios, contratando vários diretores importantes: Nicolas Roeg, Mike Newell, Deepa Mehta, Joe Johnston, Vic Armstrong, Terry Jones, Simon Wincer entre outros.

A série estreou com grande alarde em 04 de março de 1992 pela Rede americana ABC, com um total de 28 episódios de 45 minutos cada, sendo 6 na primeira temporada e mais 22 na segunda temporada que finalizou em 24 de julho de 1993, mas a rede ABC não achou a audiência satisfatória e cancelou a série, mesmo com uma terceira temporada já com os roteiros adiantados.

Houveram vários motivos que fizeram o cancelamento da mesma, como o alto custo de produção, onde cada episódio custava o preço de um filme médio para o cinema (US$ 1,5 Milhões), suas locações exóticas em 25 países como China, África, Europa, sendo que a maior parte foi filmado em Praga, na Rep. Tcheca, além de contar diretores e atores caros, isto sem contar nos efeitos especiais de ponta da ILM.

Mesmo estreando com audiência alta, a série acabou não empolgando o público que começou a declinar nos meses seguintes. Muita gente reclamava que a série era bastante didática, sem as aventuras do cinema, e não tinha ordem cronológica correta dos eventos, pois a estória começa na I Guerra Mundial, e na seguinte Indy é um garotinho andando com o pai em algum lugar do mundo, e no outro Indy está em outro lugar. Por fim, muita gente não gostou de ver um Indy velho de 93 anos narrando a série.

Na sua segunda temporada, uma surpresa, o ator Harrison Ford, fez a introdução do episódio Mystery of the Blues como o Indiana Jones que conhecemos. Mesmo assim, a ABC decidiu pelo cancelamento. George Lucas não desistiu, e entre 1994 a 1996, ele fez ainda 4 telefilmes da série, que foram exibidos como uma temporada estendida no The Family Channel da TV a cabo americana. A ideia de George Lucas era fazer a série ter por volta de 50 episódios acompanhando o futuro arqueólogo um pouco depois de sair da faculdade e suas primeiras aventuras, com o personagem atingindo a idade de 24 anos.

No Brasil a série recebeu o título de O Jovem Indiana Jones e foi exibida pela Rede Globo no período das 22 horas entre 1992 a 1993, às quartas-feiras, revezando com outra seriado americano: Justiça Cega, e revezando ainda com as transmissões de futebol. Posteriormente, a série foi transferidas para o domingo de manhã, fazendo revezamento com a Formula 1, até sair da programação. Nem todos episódios foram exibidos no país.

YIJ-FORD O Jovem Indiana Jones - a série de TV sobre a juventude do famoso aventureiro
Harrison Ford (Indy com 51 anos)

Em 1999, Lucas ainda autorizou novas filmagens com o elenco original, visando sua vontade de criar um material multimídia sobre a história do início do século XX, na qual a série foi baseada. Ele mandou reeditar todo o material filmado, incluindo as novas filmagens, removendo todas as introduções de velho Indy feitas pelo ator George Hall (deixando apenas o episódio com a introdução e fechamento com Harrison Ford), fez uma montagem com uma ordem cronológica correta (com algumas datas e sequencias de episódios sendo alteradas para seguir a ordem correta).

Ao fim deste processo, a série ganhou novo nome, deixou de ser The Young Indiana Jones Chronicles para ser The Adventures of Young Indiana Jones, com um total de 22 capitulos, que a principio teve 11 deles lançados por volta do ano 2000 em VHS em diferentes partes do mundo (incluindo no Brasil pela CIC Video) acompanhado do box VHS dos 3 filmes originais para o cinema, que passaram a ser os capítulos 23 (Templo da Perdição), 24 (Caçadores da Arca Perdida) e 25 (A Ultima Cruzada).

Finalmente em 2007, a série completa com os 22 capítulos foi lançada em 3 volumes de boxes especiais que incluíam ainda como bônus mais de 100 horas de documentários do canal History Channel sobre os eventos e personalidades apresentados no seriado.

 

Vol:1 – The Early Years:

Cap1 – My First Adventure Special Features: A primeira parte deste capítulo acompanha um início do flashback do nascimento de Henry Jones Jr em Princeton, EUA e sua vida infantil com 8 anos, viajando com a família acompanhando o pai, um importante professor de literatura medieval, convidado a dar palestras pelo mundo. Neste episódio em 1908, o jovem Indy conhece sua tutora, a inglesa Sta. Seymour, no Reino Unido, e partem para o Egito, onde Indy conhece seu futuro mentor, T. E. Lawrence (o futuro “Lawrence da Arábia”) e acompanha uma expedição arqueológica liderada por Howard Carter (futuro descobridor da tumba de Tutankhamun), onde ocorre um roubo e misteriosos assassinatos que só serão resolvidos anos depois.
Na segunda parte deste capítulo, a família segue para Tanger, no Marrocos, onde se encontram com Walter Harris, correspondente do London Times (e eventual autor do famoso Morocco That Was). Lá Indy conhece Emily Keene, Sharifa de Wazan, e faz amizade com um jovem escravo marroquino chamado Omar. Uma viagem imprudente a um mercado perigoso resulta no sequestro de Indy e Omar por bandidos comerciantes de escravos. Arrastado em uma jornada aterrorizante pelas areias ardentes do norte da África até os mercados de escravos de Marraqueche, Indy descobre que deve confiar em sua coragem e inteligência para sobreviver à provação brutal.

Cap2 – Passion for Life: Na primeira parte em 1908, o jovem Indy e sua família vão para a África Ocidental Britânica, para conhecer a expedição do ex-Presidente americano Theodore Roosevelt pelas savanas africanas, e acompanham um safari, na qual ele acaba fazendo amizade com o jovem nativo Meto, e juntos partem para uma jornada no interior das savanas e acabam se perdendo… Na segunda parte, a família vai para Paris, onde o jovem Indy conhece o jovem Norman Rockwell, que o leva para conhecer a vida boêmia do bairro parisiense de Montmartre, onde acaba conhecendo Pablo Picasso e seu conceito revolucionário de arte.

Cap3 – The Perils of Cupid: Na primeira parte o jovem Indy de 8 anos se apaixona pela Princesa Sofia do Império Austro-húngaro. E participa de uma discussão sobre amor com Sigmund Freud e Carl Jung. Na segunda parte, Indy e família vão para Florença, onde Anna, a mãe dele, tem um affair com Giacomo Puccini.

Cap4 – Travels with Father: Na Rússia czarista, Indy briga com a família e foge de casa. Ele acaba encontrando e se tornando amigo do escritor Leo Tolstoy. Na segunda parte, Indy e o pai partem para um mosteiro da Grécia onde a amizade entre pai e filho finalmente florece…

Cap 5 – Journey of Radiance: Em Benares, na India, Indy e sua família conhecem o movimento teosófico e o jovem menino Jiddu Krishnamurti, que foi apontado pelo movimento como o novo messias da humanidade. Na segunda parte deste capítulo, Indy e família partem para a China, onde após conhecerem as famosas muralhas, acabam sendo assaltados e o jovem rapaz é acometido de uma febre muito forte onde sua mãe e sua tutora farão de tudo para salva-lo, incluindo usar métodos então ortodoxos pelos ocidentais, como a… acupuntura.

Cap 6 – Spring Break Adventure: Em 1916, Indy – agora um adolescente – e sua namorada Nancy, tentam desvendar os segredos de uma invenção de Thomas A. Edson, o pai da luz elétrica, que foi roubada por um espião. Na segunda parte deste capítulo, Indy e seu pai viúvo viajam para Albuquerque, onde ele e seu primo cruzam a fronteira com o México e ele acaba preso pelo bando de Pancho Villa e sendo forçado a se juntar à Revolução Mexicana, onde ele também começa uma amizade com o belga Remy. Juntos tentam desvendar um mistério que começou durante sua infância e o roubo de uma peça valiosa no Egito.

Cap 7 – Love’s Sweet Song: Desiludidos com os caminhos na Revolução Francesa, Indy e Remy partem para a Europa, com o desejo de se alistar no exército e servir na I Guerra Mundial, mas acabam primeiro chegando na Irlanda, durante o Levante da Páscoa, uma tentativa frustrada de independência da Irlanda contra o Reino Unido. Na segunda parte, Indy se alista no exercito belga, mas antes de ir para as trincheiras, ele conhece uma sufragete, chamada Vicky Prentiss, pela qual se apaixona e fica dividido entre amar a moça ou lutar na guerra.

 

Vol:2 – The War Years

Cap 8 – Trenches of Hell: Alistado no Exército Belga, Indy (como Cabo Henry Defense) e Remy – após longo treinamento – são enviados para combater nas trincheiras de Flandres ao lado do exercito francês. Lá ele conhece os horrores da Batalha de Somme, a vida dura das trincheiras, bombardeios, gás mortal e as vidas sendo ceifadas. Na segunda parte, Indy é capturado pelos alemães e enviado para um campo de prisioneiros em castelo fortaleza em Dusterstadt na Alemanha. Ele faz planos de fuga com um jovem oficial francês chamado Charles de Gaulle para uma fuga espetacular.

Cap 9 – Demons of Deception: Indy assume a função de motociclista entregador de mensagens do alto comando para as trincheiras. Em Verdun, após descobrir um plano dos alemães para bombardear as posições francesas, Indy fica no dilema se entrega ou não a mensagem para o ataque direto das tropas às posições alemães, o que poderá representar a quase total aniquilação de seu batalhão. Na segunda parte, Indy consegue um descanso da guerra e vai para Paris, onde se envolve com a famosa dançarina Mata Hari, que pode ser uma espiã dos alemães.

Cap 10 – Phantom Train of Doom: Cansados da carnificina da Frente Ocidental, Indy e seu amigo Remy se transferem para a África, cada um recebendo promoções para o posto de tenente do exército belga. Alguns passos em falso os colocam no trem errado, e os jovens oficiais acabam irremediavelmente perdidos na savana. Tentando voltar para sua unidade, Indy e Remy encontram um grupo de soldados apelidados de “O Velho e o Ousado”. O 25º Batalhão de Frontiersman, Fuzileiros Reais são liderados por Frederick Selous, o famoso caçador que Indy conheceu anos atrás durante um safári com Teddy Roosevelt. Selous ordena Indy em uma missão para destruir o Phantom Train: uma poderosa arma de artilharia alemã montada em trilhos que é misteriosamente capaz de aparecer e desaparecer à vontade. Na segunda parte, ainda no Batalhão de Frontiersman, Indy recebe a missão de capturar o notório mentor militar alemão, o coronel Paul Von Lettow-Vorbeck. Disfarces de camponeses, um balão de ar quente, uma alcateia de leões, um petisco gigante de cupins e nativos raivosos figuram em uma emocionante perseguição pelas savanas da África.

Cap 11 – Oganga, The Giver and Taker of Life: Durante sua campanha africana, na qual quase perde a vida mas sobrevive milagrosamente, em uma missão militar vital seguinte para os Aliados, Indy se depara com uma aldeia africana devastada por doenças e consegue resgatar uma criança pequena da morte certa. A presença da criança põe em risco a missão, deixando Indy em um dilema moral, forçado a lutar contra sua consciência, seu senso de dever, seus próprios homens e o inimigo enquanto luta pelo país. Na segunda parte, quando Indy e Remy retornam de sua missão, eles conhecem o médico alemão Albert Schweitzer, que também é filósofo e músico profundamente inspirador e comprometido. Ajudando no hospital da selva de Schweitzer, Indy encontra sua fé na humanidade restaurada e sua visão da vida mudada para sempre neste belo e comovente episódio.

Cap 12 – the Attack of the Hawkmen: Indy retorna da África com uma perspectiva alterada graças ao seu tempo com Albert Schweitzer. Em vez de travar uma guerra em campos de batalha sangrentos, ele vê uma oportunidade de ajudar a acabar com o grande conflito juntando-se à Inteligência Francesa. Seu plano é quase bem sucedido, pois ele é instantaneamente designado para a Lafayette Escadrille como fotógrafo de reconhecimento – uma posição com uma vida útil notoriamente curta. A lendária unidade voadora consiste em voluntários americanos voando sob a bandeira francesa, engajando-se em ousados combates aéreos contra o inimigo. No tempo de Indy com a unidade, ele fica cara a cara com o alemão Ace Manfred von Richthofen, mais conhecido na história como o infame “Barão Vermelho”. Na segunda parte do episódio, a próxima missão de inteligência de Indy está novamente enraizada na superioridade aérea. A lealdade do gênio da aviação Anthony Fokker está à venda, e cabe a Indy entrar em contato com o designer e fazer uma oferta. Equipado com muitos equipamentos de espionagem, Indy se lança atrás das linhas inimigas para interceptar Fokker, que está prestes a revelar uma nova arma aérea diabólica.

Cap 13 – Adventures in the Secret Service: Indy e Remy agora são agentes da Inteligência Francesa e tem seus destinos separados com missões diferentes, então Indy descobre que deve contar com a ajuda da realeza dos Habsburgos quando embarca em uma perigosa missão diplomática através da Europa dominada pelo inimigo, no palácio do imperador Carlos da Áustria. Colocando em risco sua vida e a vida de seus pupilos reais, Indy aposta tudo em uma tentativa desesperada de acabar com a guerra mais rapidamente. Na segunda parte, então na Rússia devastada pelo caos, Indy encontra seu trabalho de espionagem mais uma vez ameaçando vidas quando ele se infiltra em um grupo de jovens bolcheviques e começa a simpatizar com sua situação. À medida que o país caminha para a revolução, Indy encontra-se dividido entre a lealdade aos seus amigos e o seu dever militar.

Cap 14 – Espionage Escapades: Indy é enviado para Barcelona, Espanha, onde ele se junta a um trio de espiões internacionais – Marcello, o italiano, Charles, o francês, e Cunningham, o inglês. Juntos, eles entram em contato com uma trama elaborada para romper o equilíbrio do poder diplomático e lealdades na cidade neutra. Sua trama diabólica objetiva fazer parecer que a Condessa de Toledo está tendo um caso com um coronel alemão. Indy ajudará a facilitar essa ilusão com sua capa de “baixo perfil” como dançarino de balé em Ballets Russes de Sergei Diaghilev, um trabalho que ele consegue graças ao seu conhecimento anterior com Pablo Picasso. Na segunda parte, em uma próxima missão diabolicamente enigmática, Indy se fingindo de vendedor de roupas íntimas femininas deve ir a Praga fazer check-in em um hotel para receber um telefonema em um dia e horário específicos – inúmeras vidas estão em jogo. Quando Indy chega, ele descobre que não há telefone instalado em seu quarto. A burocracia desumanizante, os formulários intermináveis e a o esforço administrativo necessário para instalar um telefone em funcionamento são labirínticos e enlouquecedores. Indy pede a um funcionário do escritório, Franz Kafka, para ajuda-lo a navegar neste pesadelo surreal da burocracia estatal.

Cap 15 – Daredevils of the Desert: Enviado para Gaza, no Oriente Médio, Indiana Jones está operando disfarçado para a Inteligência Francesa. Os britânicos têm um plano para tomar Jerusalém até o Natal e, para isso, precisam atacar a antiga cidade desértica de Berseba, uma fortificação protegida pelos árduos trechos de deserto que a cercam. Coronel Meinertzhagen e Major T. E. Lawrence instruem Indy e equipe em sua missão. Ele deve fazer todo o possível para proteger os poços em Beersheba, ou então as forças britânicas e australianas encarregadas de atacar certamente morrerão de sede. Na segunda parte, disfarçado como um comerciante, Indy se junta a uma bela espiã chamada Maya. Eles atravessam o deserto e se infiltram em Beersheba. Intriga e traição abundam quando Indy e seus colegas agentes de inteligência ficam cara a cara com o comandante turco Coronel Ismet Bey e seu adido alemão Schiller. A história culmina em uma espetacular carga de cavalaria dos galantes soldados do Regimento Australiano Lighthorseman, cuja sobrevivência depende do sucesso da missão de Indy.

 

Vol:3 – The Years of Change

Cap 16 – Tales of Innocence: Indy está disfarçado nos Alpes italianos, provocando descontentamento e deserção entre as fileiras austríacas. Mas ele está distraído, apaixonado por uma linda garota da cidade chamada Giulietta. Enquanto Indy está nas linhas de batalha, outro homem começa a cortejá-la com presentes maiores e demonstrações de afeto mais grandiosas. Atormentado, Indy procura o conselho de um motorista de ambulância americano, Ernest Hemingway. Eles formam uma amizade rápida, mas rapidamente a relação azeda quando percebem que estão competindo pelo mesmo objetivo. Na segunda parte, a próxima missão de Indy o leva ao norte da África. Servindo disfarçado para a Legião Estrangeira Francesa, Indy precisa descobrir quem está secretamente fornecendo armas aos rebeldes berberes no Marrocos. Os que estão no comando suspeitam de um legionário traidor. Para facilitar sua cobertura, Indy viaja como companheiro da romancista americana Edith Wharton. Os dois criam uma forte conexão através de um flerte inocente, que chama a atenção do jornalista Lowell Thomas, do Serviço de Informação dos EUA.

Cap 17 – Masks of Evil: Uma missão ultrassecreta da Inteligência Francesa leva Indy a Istambul durante a Primeira Guerra Mundial. Explorando as ruas escuras e perigosas da cidade, ele é empurrado para uma teia de traição e assassinato quando descobre um vil plano turco para assassinar agentes de espionagem franceses. Na segunda parte, na Transilvânia, Indy é enviado para descobrir o paradeiro de um oficial francês, onde ele se envolve em um combate mortal com o sanguinário Vlad, o Empalador, e seu terrível exército de mortos-vivos. Com sua própria vida em jogo, Indy deve reunir toda a sua força e inteligência para derrotar o “demônio” e salvar a humanidade.

Cap 18 – The Treasure of the Peacock’s Eye: A guerra na Europa termina, mas uma nova aventura começa para Indy quando as palavras moribundas de um homem misterioso – “O olho do pavão!” – envie ele e Remy em uma emocionante caça ao tesouro por um dos bens mais preciosos de Alexandre, o Grande. Perseguido por um perigoso caolho, Indy segue o rastro do diamante de Londres a Alexandria até os Mares do Sul, onde se depara com um bando assassino de piratas chineses. A batalha a bordo que se segue é uma exibição espetacular de espadas, armas e punhos voadores. Abandonado pelos piratas em uma remota ilha deserta, Indy é capturado por caçadores de cabeças selvagens, mas antes que eles possam transformá-lo em uma cabeça encolhida e ensopado de canibal, ele é resgatado pelo antropólogo Bronislaw Malinowski e toma uma decisão que altera sua vida.

Cap 19 – Winds of Change: Indiana Jones está trabalhando como tradutor na Conferência de Paz de Paris, o encontro histórico de nações presidido por George Clemenceau, Premiere da França, Lloyd George, primeiro-ministro da Grã-Bretanha, e Woodrow Wilson, presidente da visão idealista dos EUA . Wilson apresenta os “14 pontos” para um futuro sem guerra, e um mundo guiado por conflitos por uma Liga das Nações vacilante contra as realidades da diplomacia, à medida que concessões após concessões são feitas. Indy se encontra novamente com seu amigo T. E. Lawrence, e enquanto os dois se recuperam depois de meses em missão militar, os insights pragmáticos oferecidos por Arnold Toynbee e Gertrude Bell fazem com que seu idealismo comece a vacilar. Toynbee adverte profeticamente que a ferocidade dos franceses e as exigências debilitantes impostas aos alemães só serão motivo de uma futura guerra mundial. Na segunda parte, desanimado ao ver os erros do velho mundo repetidos na Europa, Indy retorna aos EUA. De volta a Princeton, Indy aceita um emprego de verão ajudando o professor Robert Goddard, um gênio científico determinado a deixar de lado noções preconcebidas de cálculos de altitude e foguetes para vislumbrar um futuro em que a humanidade possa quebrar os laços da gravidade e deixar a Terra. O relacionamento com seu pai é posto a cheque após um reencontro frio…

Cap 20 – The Mystery of the Blues: No prólogo em Wyoming, 1950, um Indiana Jones de meia-idade (interpretado por Harrison Ford) está fugindo de capangas que tentam roubar uma relíquia sagrada dos nativos americanos. Dentro de uma cabana presa em uma nevasca, Indy descobre uma relíquia de seu passado: um sax soprano. O tocar de algumas notas traz de volta as memórias de Indy de Chicago, 1920, uma época de proibição, bares clandestinos e jazz. Indy trabalha como garçom no restaurante de Jim Colosimo e passa seus intervalos admirando a banda da casa liderada por Sidney Bechet. Indy é louco por jazz, esgueirando-se da Universidade de Chicago à noite com seu colega de dormitório Eliot Ness para ouvir jazz em clubes da cidade. Amar algo e fazer algo são duas coisas muito diferentes, como Indy descobre quando se humilha fazendo um solo em seu novo sax soprano. Sidney concorda em ensiná-lo as cordas, e como Indy abre seus olhos para os fundamentos do jazz, ele também vê em primeira mão as divisões raciais muitas vezes ferozes dividindo Chicago. Na segunda parte, em uma manhã, tiros soam e Big Jim é morto a tiros em seu próprio restaurante. Quem está por trás do assassinato? Não faltam suspeitos, mas Indy e Eliot, acompanhados pelo amigo repórter de Indy, Ernest Hemingway, estão determinados a encontrar a verdade. Poderia ser sua ex-mulher, ainda fumegante por ter sido deixada fria por Dale Winter, de 19 anos? E Dion O’Banion, o mafioso irlandês do North Side? E que tal Johnny Torio e seu novo amigo de Nova York, um bartender cheio de cicatrizes chamado Al “Brown”? Mesmo que Indy descubra a verdade, conseguir justiça em uma cidade tão corrupta quanto Chicago pode ser uma tarefa difícil.

Cap 21 – The Scandal of 1920: Depois de largar o emprego de garçom em Chicago, Indy vai para Nova York, seguindo uma dica de emprego no verão. Indy ganha muito, muito mais do que esperava quando se inscreve como ajudante de palco na nova extravagância da Broadway, George White’s Scandals. Embora o trabalho seja exaustivo, o que está realmente desgastando Indy é tentar fazer malabarismos com três novas namoradas – sem que cada uma saiba uma das outras. Seu novo amigo George Gershwin é de pouca ajuda, encontrando humor e – claro – música na situação de Indy.

Cap 22 – the Hollywood Follies: Enquanto trabalhava para um estúdio de cinema de Hollywood, Indy descobre que não é páreo para o astuto diretor megalomaníaco Erich von Stroheim quando os dois travam chifres sobre o orçamento cada vez maior do filme Foolish Wives de Stroheim. Embora maltratado pela indústria cinematográfica, Indy decide dar mais uma chance e faz uma filmagem com o lendário diretor John Ford. Ford e seus comparsas, incluindo o velho atirador Wyatt Earp, o ajudam a ver a magia dos filmes e da produção cinematográfica, e quando um ator é morto acidentalmente, Indy tenta salvar o filme.

 

Episódios não filmados

Durante a fase de pré-produção do seriado, a equipe desenvolveu uma linha do tempo que se estendia de 1908 a 1922 de todos os principais eventos e pessoas do período, e George Lucas pretendia produzir episódios definidos ainda mais cedo, além de levar até um Indy de 24 anos em suas primeiras aventuras após finalizar a Universidade de Chicago. No entanto, a série foi cancelada em 1993 (com Indiana Jones aos 21 anos) e, como resultado, houve vários episódios que não foram produzidos. Muitos roteiros para uma hipotética terceira temporada já haviam sido finalizados. A série poderia chegar até 50 capítulos… Entre as histórias não filmadas, estava o episódio Honduras, December 1920 na qual durante uma viagem de campo com Herbert Spinden, depois de chegarem a um porto hondurenho, Indy encontraria pela primeira vez (cronologicamente) com René Emile Belloq, seu futuro rival, que inicialmente tem um relacionamento amigável com ele. A história era para retratar a descoberta de uma caveira de cristal nas ruínas de uma cidade maia onde Jones e Belloq estavam atuando. No entanto, Belloq rouba o crânio e o vende para o aventureiro Mitchell-Hedges. Outro episódio interessante não filmado tem a ver com o nosso país… Brazil, December 1921, com Indy no estado da Bahia, no Brasil, junto com o Coronel Fawcett através de pistas de uma suposta cidade perdida na Amazônia. E destaque também para Jerusalem, June 1909, onde com 9 anos durante uma escavação em Jerusalém, na Palestina , Indy encontra seu futuro mentor, Abner Ravenwood, que procura pistas das Arca da Aliança! Estes são exemplos dentre vários outros episódios interessantes, mas que nunca poderemos assistir.

 

Legado

A série foi um primor para os programas de televisão na época, pelas apuro de competência técnica igualando as produções de cinema, mas não conseguiu alcançar a audiência necessária para sua manutenção, pois os roteiros apesar de serem bem escritos, não permitiam o mesmo deslumbre dos filmes de ação e aventura de Indiana Jones no cinema.

O próprio produtor George Lucas reconheceu em uma entrevista ao The New York Times em 1992 que se Indiana Jones não estivesse no título, a série não teria saído do papel. Mesmo cancelada, Lucas ainda manteve a promessa de lançar a série como uma plataforma de educação, quando o box de DVDs foi lançado para a Paramount, com todo o material didático sobre eventos e personalidades históricas incluídas em 2007 e com o tempo, muitos fãs ainda cultuam a série, mesmo que outra parte não tenha gostado e ache que o seriado não poderia fazer parte do canon de Indiana Jones.

Foi durante a produção da série, que Lucas se deparou com o roteiro Honduras, December 1920, na qual Indy encontra uma caveira de cristal, ideia que deu a ele a chance de ter um MacGuffin (a relíquia de interesse do arqueólogo, o plot que move um filme), projeto que ele desenvolveu com vários roteiristas ao longo dos anos 90 e começo dos anos 2000, até o surgimento do quarto longa do personagem, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal.

O filme Reino da Caveira de Cristal, lançado em 2008, por sua vez, tem um dialogo entre Indy e seu filho Mutt, na qual o arqueólogo revela que conheceu Pancho Villa quando era jovem, confirmando uma ligação com o seriado.

A série foi nomeada ao impressionante número de 23 Emmy Awards, tendo ganho 10 prêmios técnicos, além de ter sido nomeada sem vencer como “Melhor série dramática de TV” no Golden Globe de 1994. A série também serviu de testes para a Lucasfim e a ILM usarem novas técnicas de filmagens e tecnologias de efeitos especiais, que seriam usadas posteriormente nos filmes da trilogia prequela de Star Wars, a partir de 1999. E o modo de trabalhar para produções de TV animou o produtor George Lucas, que estava interessado em produzir um seriado live action de Star Wars que chegou a estar em pré-produção mas nunca foi produzido de fato (sobre isto, veremos posteriormente).

Passados 30 anos, ainda hoje a série desperta interesse de novos fãs e ainda desagrada outros. Seja como for, a série é um ótimo veículo de aprendizado mostrando que nenhum herói nasce sabendo, mas vai aprendendo com o tempo.

dvd O Jovem Indiana Jones - a série de TV sobre a juventude do famoso aventureiro
Coleção completa em 3 boxes de DVDs.

 

No Brasil, tirando a exibição irregular da Rede Globo nos anos 90, a CIC Video chegou a lançar 9 VHS do seriado no país, e a Paramount Brasil chegou a cogitar lançar o box de DVD com a série completa, mas acabou desistindo. Hoje o seriado está disponível no streaming do Paramount +, apenas nos EUA, ainda sem data certa para ser lançada no Brasil.

 


[indianajones.fandom.com – The Raider.net]

printfriendly-pdf-email-button-notext O Jovem Indiana Jones - a série de TV sobre a juventude do famoso aventureiro
The following two tabs change content below.
AvatarRicardo-150x150 O Jovem Indiana Jones - a série de TV sobre a juventude do famoso aventureiro

Ricardo Melo

Profissional de TI com mais de 10 anos de vivência em informática. Tem como hobby assistir seriados de TV, ir ao cinema e namorar!!! Fã de rock'n'roll, música eletrônica setentista, ficção-científica e estudos relacionados a astronáutica. Quis ser astronauta, mas moro no Brasil... Os anos 80 foram meu playground!

18 thoughts on “O Jovem Indiana Jones – a série de TV sobre a juventude do famoso aventureiro

  1. Empolgado com o Indy nos anos 80, lembro da expectativa da série nos 90, Globo anunciado em horário nobre com alarde, depois jogando para domingo de manhã como tapa buraco. Balde a água fria, todos desejavam aventura, não aula… Mesmo sendo bem produzida, tendo atores incríveis, é uma série arrastada. As edições que o Lucas fez no final dos anos 90, na minha opinião, deixaram a série mais chata ainda. Ao transformar em longas , algo que tinha o formato médio, e já era lento, ficou bem pior. Cortar o velho Indy foi outro erro.

  2. ao contrario da maioria eu adoro essa serie, mas pra assistir ela tive que fazer download dos episodios e das legendas é o único jeito

  3. sem duvida a serie teve uma producao primorosa, mas ela é chata e arrastada demais, nao lembra nem de longe os filmes, por isso a audiencia pifia… nao sei os numeros dos DVDs se foram bons, alguem poderia informar?

    1. Verdade, ela foi vendida como uma série de aventuras, mas ficou bastante didática frustrando muita gente, principalmente o americano médio (e muitos brasileiros) que tem ensino defasado. Ela foi uma ótima plataforma de educação e ganhou prêmios na UNESCO. Ela foi lançada em um box nos States (mas a Paramount daqui não quis lançar), não sabemos números. Hoje está disponível no Prime e Paramount + , mas apenas lá fora…continuamos sem a série.

    2. pode ser didatica, bem feita, otimos atores, bla bla bla… mas continua sendo chata

  4. cara, vc fez praticamente um guia da serie! com sinopse episodio por episodio, nem tenho palavras pra agradecer esse trabalho de alta qualidade!

    1. Nós que agradecemos. Continuem seguindo o site. Abraços.

    1. Obrigado Annibal, mas nada como escrever daquilo que amamos…

  5. perae entao a serie original nao se acha mais, so a nova versao, ajustada cronologicamente e sem as introducoes do Old Indy?

    1. Cosme, infelizmente não. Alguns VHS da antiga CIC VIDEO DO BRASIL e o Box que saiu só nos states, já trazem as alterações feitas por George Lucas, com os cortes do velho Indy (só sobrou a parte do Ford).

    1. Infelizmente, no Brasil não está disponível…lá fora, no Paramount + (quem sabe eles tragam pra cá).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *