Indiana Jones 5: Filmagens atribuladas chegam ao fim e diretor celebra início da pós-produção

12

Iniciadas em julho de 2021, as filmagens da quinta aventura de Indiana Jones sofreram ao longo do processo vários percalços, que incluem desde acidentes quase fatais com atores e dublês (incluído uma lesão com o próprio Harrison Ford), até pausas nas filmagens, problemas da Covid-19, ataques do coração, e até morte (!), o que motivou a Disney a um novo adiamento do lançamento do filme, agora para Junho de 2023.

O diretor James Mangold (Ford vs Ferrari, Logan), passou por vários perrengues mas conseguiu finalizar as filmagens, finalmente.

Anúncios

 

Morte

Com o retorno de Harrison Ford, recuperado de sua lesão no ombro direito, a equipe passou os meses entre agosto a outubro de 2021 em várias locações na Sicília, Itália, na qual não apenas Ford, mas a atriz inglesa Phoebe Waller-Bridge (Fleabag), o ator dinamarquês Mads Mikkelsen (Hannibal) e o ator espanhol, Antônio Banderas (A Máscara do Zorro) estiveram presentes.

Uma segunda unidade seguiu para o Marrocos, para filmagens de várias cenas de ação com dublês, enquanto a equipe principal ainda estava na Itália.

Em seguida, a equipe principal se juntou à equipe de segunda unidade em Fes, no Marrocos, quando um fato desagradável se abateu sobre a equipe… o cameramen Nic Cupac, de 54 anos, foi encontrado morto em seu quarto de hotel na cidade. Ele era um dos 100 membros da equipe do longa que trabalhava na preparação de um sequência de ação. Nic, que tinha uma longa carreira cinematográfica, trabalhando em blockbusters como Jurassic Park, Guardiões da Galáxia, Venom: Tempo de Carnificina, Star Wars: Os Últimos Jedi, entre outros, tinha voado ao Marrocos para ajudar na preparação de uma complicada cena para o filme envolvendo uma perseguição de riquixás, antes de falecer.

Outros membros da equipe prestaram homenagem a Cupac, que, ao que tudo indica, tenha morrido de causas naturais. Um amigo escreveu: “Ele era um dos melhores – me ensinou muito quando eu estava começando“. Outro comentou: “Estou com o coração partido. Nic era um homem adorável”.

 

Retorno

Richters Indiana Jones 5: Filmagens atribuladas chegam ao fim e diretor celebra início da pós-produção
Olivier Richters e Mads Mikkelsen

Com o falecimento de Cupac, a produção foi interrompida por um novo período. Mas a partir de dezembro, com o fim das filmagens no Marrocos, e equipe retornou toda para o Reino Unido para completar as filmagens nos estúdios Pinewood (nos subúrbios de Londres), onde filmagens não autorizadas, fotos e vazamentos tumultuaram demais os trabalhos, ao contrário das filmagens externas anteriores. Uma das poucas coisas que foram informadas sobre isso foi quando o ator dublê holandês Olivier Richters confirmou via Instagram que estava envolvido no filme, com uma foto em uma academia dentro do estúdio, ao lado do ator compatriota Mads Mikkelsen, dizendo para a imprensa do seu país que “Este é o meu papel mais importante de todos os tempos”. Ao que parece, a produção não gostou nada da revelação e a foto foi apagada, mas salvamos e você pode ver aqui ao lado.

Em 12 de dezembro foi a vez do ator espanhol Antônio Banderas postar no twitter a informação que :” Amanhã volto para as filmagens com o Sr. Indiana Jones em Londres 🤠. Essa é a razão pela qual a minha companhia de teatro terá que tirar alguns dias de folga até o dia 21. Em breve estaremos de volta a NY de Málaga 🍸 “

banderas1 Indiana Jones 5: Filmagens atribuladas chegam ao fim e diretor celebra início da pós-produção

O ator britânico, Toby Jones ao ser entrevistado para a TV inglesa tentou desconversar sobre seu papel no filme, mas confirmou a participação:

“Bem, trabalhar com Harrison foi milagroso. Ele é um homem de 78 anos que se sente pelo menos 20 anos mais jovem do que isso. Estávamos fazendo muitas cenas de ação, o que foi ótimo, e eu realmente gostei disso. Quer dizer, quando eu era criança e assistia a esses filmes, a ideia de que eles ainda estariam acontecendo e de que eu faria parte de um era meio que, você pensou, bem, isso não vai acontecer agora. Todos esses filmes têm aguentado tanto tempo e foram reinventados de tantas maneiras. Estou animado, achei um roteiro muito bom, a história que li. Agora, estamos nos aventurando em um território do qual não posso falar direito. comprometendo minhas obrigações contratuais.”

Com o adiamento do lançamento da produção para 2023, a mesma ganhou mais fôlego para ser desenvolvida, visto que o acidente com Ford e a morte de Nic Cupac fizeram o filme ter algumas pausas não programadas. O cronograma original era encerrar as filmagens em dezembro, mas esta data agora fora arrastada para final de janeiro de 2022, início de Fevereiro.

Mas agora, tempo é o que não falta para o diretor James Mangold. Em 18 de dezembro, a produção entrou em recesso para o Natal e festas de final de ano, e o próprio ator Antônio Banderas fez um twitte informando que estava deixando Londres na tarde do dia 20/12 para voltar à sua companhia de Teatro em Málaga, Espanha: “Depois da minha visita ao Indiana Jones em Londres, esta tarde volto a Málaga, ao palco do Soho, à Companhia .Vamos ver se consigo apagar as velas de uma vez !!!! 😎🎂”

Tivemos também a questão do aumento de segurança, causado pela tragédia no set de filmagem do filme “Rust”, ocorrido em 21 de outubro, na qual a arma cenográfica do ator Alec Baldwin atirou de verdade matando uma pessoas e ferindo outra. O fato abriu uma polêmica sobre o uso de armas nas produções de filmes. Sobre isto, o diretor assistente David Webb revelou ao site American Cinematographer: “Com o filme que estou passando agora (Indiana Jones 5), sei que nosso armeiro e coordenador de dublês são veteranos, totalmente confiáveis ​​ao longo de suas carreiras. Os efeitos visuais dominaram muito. Os abortos (explosivos) começaram a ser eliminados anos atrás, apenas porque pareciam ruins. Estamos usando menos espaços em branco no set. Todas as armas são modelos de airsoft. Flashes nas pontas, squibs e ricochetes são adicionados posteriormente na pós-produção.”

Durante o período natalino e começo do ano, com a equipe de folga para as festas de final de ano, o ator Harrison Ford retornou aos EUA, onde continuou a se exercitar para não perder a forma física, apesar da idade. Ele foi visto na área de Los Angeles pedalando e se exercitando. No começo de 2022, um novo prazo para finalizar as filmagens foi estabelecido. Pelo novo cronograma, as filmagens retornariam ao Pinewood Studios a partir do dia 11 de janeiro e seguiriam até fevereiro, quando deveriam ser encerradas. Fato posteriormente confirmado no Twitter pelo diretor Mangold, dizendo que as filmagens ainda teriam um mês para serem concluídas.

O produtor executivo de todos os filmes de Indiana Jones, Frank Marshall, postou no dia 16/02, uma foto na entrada do Pinewood Studios, indicando que estava novamente acompanhando as filmagens já no sua reta final:

marshall1 Indiana Jones 5: Filmagens atribuladas chegam ao fim e diretor celebra início da pós-produção

 

E ainda teve um ataque do coração…

Se não bastasse os problemas ao longo dos 8 meses de filmagem, em 22 de fevereiro de 2022, em um reportagem do The Sun, foi informado que um membro não identificado da equipe de filmagens da produção do quinto filme da franquia Indiana Jones, sofreu um ataque cardíaco no set do longa nos estúdios Pinewood, na Inglaterra. Harrison Ford teria alertado a equipe de filmagem por ajuda ao ver o profissional passar mal. “De repente esse membro da equipe caiu no chão”, contou a fonte do diário britânico. “Ele [Harrison Ford] estava do lado e gritou por um médico: ‘tragam um médico, rápido!’”. Apesar de ter gerado um temor de pânico no início, um profissional médico presente no estúdio controlou a situação ao realizar os procedimentos adequados de primeiros socorros até a chegada de uma ambulância. O funcionário da produção acabou salvo e se recupera em um hospital. Apesar do susto, não houve qualquer pausa ou mais adiamentos nas filmagens.

 

Filmagens são encerradas

Perto do film das filmagens, o ator Boyd Holbrook comentou ao site Uproxx.com : “Acho que este filme de Indiana Jones vai ser f*#%. Também mal posso esperar por ele. Já vi muito. Estou fazendo isso há nove meses. Mas sim. Não acho que seja nenhum segredo que Jim Mangold está dirigindo. E ele é um cara incrível para se trabalhar. Jim tem uma maneira de tirar uma performance incrível de cada ator com quem trabalha, e acho que ele é muito adequado para este. Logan e, obviamente, Ford vs Ferrari, todas as coisas de ação. Acho que você verá todo esse tipo de gargalo para Indiana Jones. Estamos literalmente em nossa última semana, semana e meia de filmagem. E então estou apenas tentando aproveitar a última parte disso.”

As filmagens seguiram até 26 de fevereiro, quando finalmente foram encerradas. A confirmação oficial veio através do diretor James Mangold no dia 27/02, com o post:

“E assim começa o primeiro dia depois da tempestade…”, com uma cena final de Caçadores da Arca Perdida

indy5Mangold Indiana Jones 5: Filmagens atribuladas chegam ao fim e diretor celebra início da pós-produção

 

Poucas horas depois o Produtor Frank Marshall, postou outra foto de um boné escrito Indy com a frase: “isto está finalizado”.

indy5Marshall Indiana Jones 5: Filmagens atribuladas chegam ao fim e diretor celebra início da pós-produção

No mesmo dia, aconteceu uma festa “não oficial” paga pelo próprio ator Harrison Ford, em um famoso pub londrino, uma festa de encerramento sem despesas para a equipe de filmagem do Reino Unido apelidada de “Os Caçadores do Bar Proibido“. Os chefes do cinema não fizeram uma festa oficial depois que as filmagens terminaram após uma cansativa filmagem de oito meses. Assim, o ator de bom coração pagou ele mesmo pela ostentação, no leste de Londres, também jocosamente chamado de “Last Brewsade”. Um panfleto anunciando a festa circulou entre a equipe que trabalha no filme, que é o quinto da série Indiana Jones. Mostrava Harrison em traje completo de Indiana, segurando uma bandeja de bebidas de garçons apoiada por uma bola de glitter.

poster Indiana Jones 5: Filmagens atribuladas chegam ao fim e diretor celebra início da pós-produção

O panfleto apelidou a festa como “um adeus muito não oficial ao Indy V”. Uma fonte disse: “Não houve uma festa oficial organizada, então Harrison pagou alegremente por uma que foi uma tempestade com todos associados ao filme, como você pode imaginar”. Centenas de membros das filmagens teriam comparecido à festa, que aconteceu na noite de sábado, no Bike Shed, em Shoreditch. Apesar de pagar, acredita-se que Harrison não compareceu. O ator estava em viagem para Barcelona, na Espanha.

No dia 22 de março, o diretor Mangold postou no twitter a mensagem sobre a edição do filme e para que os fãs tenham paciência com relação ao material como fotos, teasers e trailers:

“Embora eu já estivesse editando enquanto filmava, eu oficialmente comecei a editar Indiana Jones 5 hoje. A todos aqueles perguntando sobre trailers e teasers, imagens e primeiros vislumbres ou prévias, este é o lugar certo para procurar por informações, mas ainda é um pouco cedo. Fiquem bem e pacientes”.

editando Indiana Jones 5: Filmagens atribuladas chegam ao fim e diretor celebra início da pós-produção

Criado por George Lucas (Star Wars) no filme Os Caçadores da Arca Perdida (1981), a quinta aventura do herói Indiana Jones terá a direção de James Mangold. Esta será a primeira vez que um filme da franquia Indiana Jones não é dirigido por Steven Spielberg (E.T. – O Extraterrestre). John Williams (Tubarão, Superman, Harry Potter), que criou o tema do herói desde o primeiro filme, também está encarregado da trilha sonora do novo longa, já sendo creditado como um dos seus últimos trabalhos antes de se aposentar.

O filme estreia oficialmente em 30 de Junho de 2023!


[RM-RS – The Sun / Antônio Banderas / Toby Jones / James Mangold / Frank Marshall / The Sun / The Mirror / Uproxx / American Cinematographer]

printfriendly-pdf-email-button-notext Indiana Jones 5: Filmagens atribuladas chegam ao fim e diretor celebra início da pós-produção
The following two tabs change content below.
AvatarBlogger-150x150 Indiana Jones 5: Filmagens atribuladas chegam ao fim e diretor celebra início da pós-produção

Maxiverso

A equipe do Maxiverso é composta de redatores e escritores especialistas em diversas áreas, de modo que as notícias postadas serão sempre redigidas e revisadas pelos membros mais qualificados de nosso time.

12 thoughts on “Indiana Jones 5: Filmagens atribuladas chegam ao fim e diretor celebra início da pós-produção

  1. a missao é relativamente simples: o filme tem que ser melhor que o 4, que foi ruim pros padroes do Indy… se fizer isso, viabiliza a continuidade da franquia no futuro… senao, enterra de vez

  2. todos nós fãs do Indy queremos mais aventuras dele, mas doi o coração saber que nao teremos mais o Ford no papel…

    1. Ele chegou a um limite que é melhor ficar lá no rancho dele criando cavalos, já nos deu filmes bacanas suficientes…

  3. assim como vcs aqui no Maxiverso, eu sou fã do Indy… me decepcionei com o filme 4 mas mesmo assim me diverti vendo, e torço pra esse 5 ser bom no mesmo nivel dos 3 primeiros, sei que é difícil, mas torço pra isso

    1. Nós também Márcio, pra dizer que : “Difícil…não quer dizer…impossível !” Espero que o Mangold acerte !!!

    1. Sim, mas lembrando que houve outros filmes que tiveram produções conturbadas e mesmo assim foram sucesso, só pra citar alguns que foram campeões de bilheterias, temos…O Poderoso Chefão, Apocalipse Now, Star Wars – A New Hope – epIV, Tubarão e Avatar…

    2. Mas tb teve Waterworld com Kevin Costner, Solo – Uma Aventura Star Wars, Liga da Justiça do Whedon, Star Wars 9 Ascenção Skywalker (cujo roteiro mudava literalmente todo dia a pedido do estudio) etc…

    1. Assim esperamos, pois o quarto filme foi uma grande decepção…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *