Indiana Jones 5: início das filmagens, acidentes, surpresas e novo adiamento para… 2023!

16

A produção do quinto filme da cine-série Indiana Jones (que este ano completou 40 anos de seu primeiro filme, Os Caçadores da Arca Pedida – leia aqui a nossa crítica, e aqui o nosso especial em 4 partes) tem se enrolado desde que o quarto filme, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, estreou em 2008.

O criador e produtor da série, George Lucas, e o diretor Steven Spielberg, tentaram bolar uma boa história para o quinto filme, fazendo algumas pesquisas para um enredo mais interessante que o filme anterior, mas em 2012, após a venda da produtora Lucasfilm para a Walt Disney Co.,  Lucas abandonou sua produtora e todos os projetos futuros que tinha (incluindo Star Wars) e partiu para cuidar de seus assuntos familiares. A Disney chegou a um acordo de distribuição com a Paramount, em 2013, no que ficou decidido que a Paramount continuará responsável pela distribuição dos quatro filmes anteriores, todos estrelados por Harrison Ford, além de receber uma participação financeira para futuras produções. Já a Disney ficou com os direitos para possíveis novas películas do personagem. Com toda parte jurídica resolvida e já em processo para produzir a nova trilogia de Star Wars, a Disney anunciou em março de 2016 que um quinto filme dirigido por Steven Spielberg, com Harrison Ford no papel principal, estaria sendo planejado para ser lançado em 19 de Julho de 2019. O roteirista do filme anterior, David Koepp, retornou para escrever a quinta parte e o Maestro John Williams também retornava para compor mais esta aventura. Parecia que tudo estava nos eixos novamente.

Anúncios

Parecia.

Adiamentos

Em 2017, a Disney adiou o filme para Julho de 2020. Em 2018, Koepp saiu do projeto e entrou no seu lugar o roteirista Jonathan Kasdan (Solo – Uma aventura Star Wars), filho do lendário roteirista de Caçadores, Lawrence Kasdan, o que acarretou mais um ano de adiamento à produção, levando o lançamento para Julho de 2021. E maio de 2019, o roteirista Dan Fogelman se juntou ao projeto para ajudar Kasdan a bolar uma nova história original. Em setembro de 2019, David Koepp anunciou que estava novamente a bordo, para ajudar novamente montar um bom roteiro para o filme. Em fevereiro de 2020, depois que não se desatava um impasse sobre a escolha do roteiro, o diretor Steven Spielberg anunciou sua saída como diretor do projeto, na qual iria passar a apenas supervisionar como Produtor Executivo e no seu lugar foi contratado o diretor James Mangold (Logan, Ford vs Ferrari), que devido a pandemia, fez o projeto do filme ser adiado novamente para lançamento em 29 de Julho de 2022. David Koepp, depois, se desligou do projeto mais uma vez, alegando que não conseguiu montar um roteiro que agradasse Spielberg, Ford e a Disney.

katIndy Indiana Jones 5: início das filmagens, acidentes, surpresas e novo adiamento para... 2023!
Kathleen Kennedy , anuncia Indy 5 no dia do Investidor da Disney.

O diretor Mangold preferiu ignorar todos os roteiros anteriores já feitos para o projeto, e aproveitando o adiamento de um ano das filmagens e do lançamento, preferiu partir de uma história original do zero. Para isto, convidou dois colegas roteiristas, que trabalharam com ele em Ford vs Ferrari, para ajudar na escrita conjunta: Jez Butterworth e John-Henry Butterworth. O diretor de fotografias da produção foi o grego Phedon Papamichael, que trabalhou nos últimos 6 filmes de Mangold. Com o roteiro aprovado, em 10 de dezembro de 2020, durante o evento “Dia dos Investidores da Disney 2020”, onde foram anunciados os futuros projetos oficiais do estúdio Disney (que incluiu a nova série de TV, baseada na franquia Alien), o quinto filme foi oficialmente anunciado com James Mangold na direção, com produção executiva de Steven Spielberg, Kathleen Kennedy (atual presidente da Lucasfilm), Frank Marshall (produtor de todos os filmes anteriores da franquia) e Simon Emanuel, com a confirmação de Harrison Ford para seu último filme: “Também temos algumas novidades para compartilhar em nossa lista de cinema. Estamos em pré-produção para próxima e última sequência de Indiana Jones. No comando, temos James Mangold, diretor do filme vencedor do Oscar, Ford vs Ferrari. E, claro, o próprio Indy, Harrison Ford, estará de volta para concluir a jornada desse personagem icônico. Indy começará a filmar no final da primavera de 2021 e será lançado em julho de 2022. ”

Início da produção e formação do elenco

ford1 Indiana Jones 5: início das filmagens, acidentes, surpresas e novo adiamento para... 2023!
O ator Harrison Ford se apresenta caracterizado de Indiana Jones ao lado dos produtores Frank Marshall e Kathleen Kennedy .

Por motivo de respeito ao leitor, nós iremos preservar as informações de possíveis spoilers e vamos nos ater aos fatos da produção. No começo de Abril de 2021, eram anunciados os primeiros nomes do elenco do filme, com a atriz inglesa Phoebe Waller-Bridge (Fleabag), o ator dinamarquês Mads Mikkelsen (007 – Cassino Royale) e o ator alemão Thomas Kretschmann (King Kong). Nos meses que se seguiram outros dois nomes também foram anunciados: Boyd Holbrook (Logan) e Shaunette Renée Wilson (Pantera Negra). Falando ao site Collider, Mikkelsen, revelou toda sua excitação ao ser convidado para trabalhar em um filme de Indiana Jones:
“Estou muito, muito animado com isso. Eu assisti novamente Caçadores da Arca Perdida outro dia, é tão bem feito e tão charmoso, e é uma ótima narrativa. Então, sim, é uma grande honra fazer parte dessa franquia com a qual cresci. Estou em uma posição de sorte pois eles me deixaram ler o roteiro antes. E sim, era tudo que eu queria que fosse, então foi ótimo. Acho que fui convidado para criar um personagem, acho que todo mundo quer isso. É por isso que eles escolhem certos atores que eles acham que podem inventar certas coisas, e será uma colaboração como sempre é. Interessante o suficiente, um pouco como Loucos por Justiça (Riders of Justice), sempre há uma espécie de mistura de gêneros em Indiana Jones. Há algo que é um pouco maior que a vida, quase de volta aos anos 30, com um sentimento tipo Peter Lorre. Mas ele produz muitas coisas engraçadas e interessantes, mas existem diferentes gêneros de personagens em alguns desses filmes.”

ford2 Indiana Jones 5: início das filmagens, acidentes, surpresas e novo adiamento para... 2023!
Harrison Ford ao lado do ator inglês Toby Jones.

O início das filmagens começou no Reino Unido em 04 de Junho de 2021, com alguns sites divulgando várias fotos escondidas, com o ator Harrison Ford caracterizado como Indiana Jones. Junto a ele estavam o casal de produtores Frank Marshall e Kathleen Kennedy, que vieram dar as boas-vindas ao ator no Pinewood Studios da Inglaterra. Aliás, o filme, ao contrário do anterior, está tendo várias filmagens externas, com muitas delas acontecendo em diferentes lugares do Reino Unido, como o castelo Bamburgh, Grosmont, o viaduto de Leaderfoot, Glencoe, Glasgow e outros lugares da Escócia e Inglaterra. Durante as filmagens no Reino Unido, houve o flagra de outro ator que se juntou a equipe, o britânico Toby Jones (Harry Potter). Também ocorreram filmagens noturnas com Ford, na área residencial de  Hatton Garden em Londres. Em julho, foi informada uma nova adição de peso ao filme, o ator espanhol Antônio Banderas (A Lenda do Zorro). Via twitter, Banderas, disse: “É uma honra para mim, acompanhar na tela um dos heróis mais carismáticos da história do cinema, pelas mãos de Harrison Ford, Steven Spielberg, James Mangold e o resto desta fabulosa equipe de Indiana Jones.”

As filmagens tem envolvido diferentes tipos de ação, na qual uma boa parte das cenas foram realizadas com dublês, poupando Ford de grande esforço físico, por causa dos riscos e a idade.

Acidentes nas filmagens

tipoia Indiana Jones 5: início das filmagens, acidentes, surpresas e novo adiamento para... 2023!
Ford flagrado com uma tipoia no braço após o acidente no set.

Quando parecia tudo quase perfeito com as filmagens, veio o susto. Como sabemos, a idade de Harrison Ford, 78 anos, requer cuidados extras ao ator que gosta de assumir cenas de risco. Então, em 23 de Junho, foi reportado que o ator havia se machucado durante os ensaios de uma luta para o filme. O ator teve uma grave lesão no ombro direito, fazendo com que a produção fosse paralisada por um período. Exames posteriores indicaram que o ator iria precisar de pelo menos 3 meses para se recuperar. Sem seu ator principal, restou ao diretor Mangold, prosseguir as filmagens onde Indiana não aparece ou filmagens na qual ele fosse substituído por dublês. Uma desta cenas, incluía uma grande parada nas ruas de Nova Iorque (na verdade, o centro de Glasgow, maquiado para parecer uma NY dos anos 60). Durante os dias de filmagem, um dos dublês acabou se machucando também, mas sem gravidade, durante uma cena de perseguição a Indy. Após estas filmagens sem Ford, substituído por um dublê (mas que contaram com as participações dos atores Boyd Holbrook, Phoebe Waller-Bridge e Shaunette Renée Wilson), a produção deu uma pausa até o retorno do protagonista, que foi visto pelas ruas de Londres caminhando com uma tipoia no braço injuriado, mas nos dias seguintes, ele já estava sem a mesma, sendo visto inclusive ao lado do ator Tom Cruise (que está no Reino Unido em filmagens para o filme Missão Impossível 7), nos boxes da F1 durante o Grande Prêmio da Grã Bretanha, em Silverstone no dia 18 de Julho. E ainda aproveitando as férias forçadas, foi visto ao lado de sua esposa e atriz, Calista Flockhart, e seu filho, Liam, curtindo as férias na Croácia. Pelo visto, todo herói merece um bom descanso e sua recuperação foi muito melhor do que se esperava.

Retorno à ativa

bandeiras Indiana Jones 5: início das filmagens, acidentes, surpresas e novo adiamento para... 2023!
O ator Antônio Banderas, reencontra Ford com um abraço, junto com o diretor James Mangold e a atriz Phoebe Waller-Bridge

Em 8 de setembro, já recuperado da lesão no ombro, o ator retornou às filmagens no Pinewood Studios e também externamente em locações noturnas em algumas regiões da capital britânica. Os meses de setembro e outubro também marcaram o início de mudanças de locações para outros países. No caso, a produção do novo filme começou a realizar filmagens na Sicília, Itália, conhecida por seus cenários paradisíacos, com o ator Harrison Ford e a atriz Phoebe Waller-Bridge junto a uma equipe de filmagem por volta de 600 pessoas foram vistos realizando filmagens em diferentes lugares da Sicília, como Siracusa (na região da Caverna da Orelha de Dionísio e do Castello Maniace). Nas cidades de Cefalù e Trapani também houve várias externas, sendo que foram maquiadas para parecer cidades dos anos 60. A presença do ator espanhol Antônio Banderas foi confirmada com várias cenas filmadas com Ford e Waller-Bridge, no Templo de Segesta, a partir do dia 18 de outubro. O mês também marcou a entrada da equipe em um novo país, Marrocos, onde a 2ª unidade do filme, passou a fazer filmagens nas cidades de Fez e Oujda, onde se espera que Ford e equipe rumem, após o fim das filmagens em terras italianas já no final de outubro. Espera-se que as filmagens sigam até dezembro, quando então a pós-produção do filme começará, já em 2022.

Novo adiamento

Mesmo com mais da metade do trabalho de filmagens já realizado, a Disney anunciou um novo adiamento do quinto Indiana Jones, junto com alguns filmes da Marvel. Agora o novo filme só será lançado em 30 de Junho de 2023, quase um ano a mais de prazo nesse novo adiamento! Não sabemos ainda os motivos, mas suspeita-se que a equipe necessitará de mais tempo na pós-produção ou mesmo a inclusão de filmagens extras, mas nada foi oficialmente informado.

Quanto ao roteiro do filme, tem surgido várias teorias sobre ele, falando sobre nazistas na NASA nos anos 60, e outras teorias bastante “exóticas”, incluindo que Ford passaria seu chapéu para a atriz Phoebe Waller-Bridge em futuras produções (fato já desmentido publicamente pelo diretor James Mangold) e até uma hipótese absurda de uma viagem no tempo que rebootaria a série e apagaria o canon, para recomeçar do zero a franquia. Tudo isto são especulações sem confirmação até o momento (menos no caso da passagem de bastão para Waller-Bridge, já negado).

Até o momento, o diretor James Mangold, não quis revelar o título do novo filme, dizendo que isto é uma das últimas coisas que decidem, e nem ao menos quis falar sobre algum teaser ou trailer, o que deverá demorar mais um pouco para ser lançado.

Aguardamos mais novidades sobre o derradeiro Indiana Jones!


[RM-RS – Collider / Hollywood Reporter / Disney]

printfriendly-pdf-email-button-notext Indiana Jones 5: início das filmagens, acidentes, surpresas e novo adiamento para... 2023!
The following two tabs change content below.
AvatarBlogger-150x150 Indiana Jones 5: início das filmagens, acidentes, surpresas e novo adiamento para... 2023!

Maxiverso

A equipe do Maxiverso é composta de redatores e escritores especialistas em diversas áreas, de modo que as notícias postadas serão sempre redigidas e revisadas pelos membros mais qualificados de nosso time.

16 thoughts on “Indiana Jones 5: início das filmagens, acidentes, surpresas e novo adiamento para… 2023!

  1. saiu hj uma imagem do Indy na penumbra com chapéu… promissor!!! estou oficialmente hypado e iludido hahaha

    1. Breve iremos fazer uma matéria atualizando com mais informações sobre o Indy 5.

  2. adoro a franquia, torço pra ter um sexto filme ainda com o Ford e ai sim encerrar o personagem

    1. Acho que ai, já estão pegando demais no pé do ator…ele falou que este será seu último filme…

    1. Exato, morreu um cameraman da equipe de 2° unidade no Marrocos. Mas faleceu dormindo, no quarto de hotel e não durante as filmagens.

  3. ao contrario dos pessmistas eu ach que esse filme será a redenção da franquia e o final apoteotico do Indy, <3 acredito muito nisso

    1. pq redenção? como se a franquia precisasse ser redimida… tirando o quarto filme que nao foi muito bom, os outros sao excelentes, da uma lida num artigo aqui desse site sobre a franquia antes de falar bobagem

  4. tenho certeza de que esse filme vai ser ruim… toda producao bagunçada termina mal, vide Solo, por exemplo… aposenta logo, Ford

  5. caramba essa noticia ate alegrou meu dia, nao sei pq eu achava outra coisa desse filme, pra mim ia ser uma bomba, tipo o 4, mas agora ja to com esperança boa

    1. Mangold, está tentando entregar algo que os fãs realmente querem ver. Locações exóticas em várias partes do mundo é uma delas, já que Spielberg e Lucas, pisaram na bola da outra vez(o quarto filme), fazendo tudo nos estúdios americanos, com pouquíssimas externas destoando bastante da trilogia original.
      Infelizmente, só existem estes boatos infundados que estão divulgando, fake news, para tentar desestabilizar a produtora Lucasfilm e a Disney, mas tenho certeza que a maioria irá gostar…

    2. Existe um momento de pessoas da extra direita que acha que o personagem será “lacrado” no final do filme, para colocar uma mulher no lugar…inclusive que o filme limparia todos os filmes anteriores…para começar do zero…mas não provado…alguém que acha que conseguiu o roteiro ….mas já apareceram pelo menos uns 3 ou 4 roteiros com estórias diferentes, então ficam de “achismo” em cima disto… como quem comanda da Lucasfilm é uma mulher, é fácil jogar a culpa nela.

    3. nao sei pq seria lacração o Indy passar a bola pra uma mulher preta, qual o problema? ele tem que passar pra alguem nao tem?

    4. extrema direita… extrema esquerda… tudo a mesma droga! danem-se seus adeptos e seus idolos politicos… deixa meus filmes em paz e vai militar nas noticias de politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *