Indy 5: Produção atrasa e Steven Spielberg abandona a direção

9

Uma grande surpresa e um grande temor se apoderou dos fãs do herói Indiana Jones. No último dia 26 de fevereiro, o site do canal de notícias de Hollywood, Variety, informou com exclusividade que após longo período de desenvolvimento, o cineasta Steven Spielberg (73 anos) estaria deixando a direção do quinto filme do personagem Indiana Jones, e isto porque seria a primeira vez em 40 anos que um filme desta franquia milionária seria dirigido por outra pessoa.

replace Indy 5: Produção atrasa e Steven Spielberg abandona a direção
James Mangold e Steven Spielberg

Segundo a Variety, citando fontes anônimas de dentro da produção, o diretor americano James Mangold (56 anos) estaria negociando com a Disney (atual dona da franquia) a direção do quinto filme. Pelo andar da carruagem e atrasos, é quase certo que ele assuma em definitivo o filme. Spielberg continuaria apenas como Produtor e consultor prático do filme.

Anúncios

Segundo uma fonte próxima ao cineasta, a decisão de deixar a cadeira do diretor foi inteiramente de Spielberg, no desejo de passar o chicote de Indy para uma nova geração para trazer uma perspectiva mais jovem para a história. Outro boato seria que o verdadeiro motivo da saída de Spielberg estaria no atual problema familiar que ele vem enfrentando. Recentemente, sua filha adotiva, Mikaela Spielberg, veio a público anunciar que estaria investindo em uma carreira independente de atriz e produtora de conteúdo pornográfico, fato que teria deixado o cineasta bastante ‘preocupado’ e ‘envergonhado’.

James Mangold é um diretor novaiorquino com grandes produções no currículo, entre eles: Cop Land (1997), Garota Interrompida (1999), dois filmes do herói Wolverine da saga X-Men: The Wolverine (2013) e Logan (2017), este último indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Recentemente foi diretor do aclamado Ford vs Ferrari (2019), indicado ao prêmio de Melhor Filme no Oscar 2020.

A Produtora e Presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, revelou à BBC durante o tapete vermelho do BAFTA 2020 que Indiana Jones 5  será uma sequência canônica da franquia: “Nós estamos trabalhando, deixando o roteiro onde queremos que ele esteja e aí estaremos prontos para começar. Harrison Ford estará envolvido, sim. Não é um reboot; é uma continuação. Ele mal pode esperar. Ele está absolutamente pronto para isso”, afirmou.

Por enquanto, o astro da franquia, o ator Harrison Ford (77 anos), ainda continua firme em sua vontade fazer o filme. O ator recentemente ganhou as manchetes falando sobre o futuro da franquia enquanto promovia seu último filme, O Chamado da Floresta (The Call of the Wild). Ele disse ao CBS Sunday Morning este mês que: “Eu fico sempre encantado de voltar a esses personagens. Quando temos a oportunidade de fazer outro [filme] é porque as pessoas gostaram [dos anteriores]. Começaremos a fazer o próximo Indiana Jones em cerca de dois meses” e, dias depois, disse ao site Hey U Guys que o projeto ainda estava enfrentando problemas na escrita: “Eu realmente não quero dar a eles [fãs] o que eles querem ver, quero dar a eles algo que eles não anteciparam”, começou Ford. “Eles estão acostumados a um certo desapontamento quando você revisita [personagens e franquias]. Certamente, os filmes da Marvel fizeram um exemplo espetacular de um sucesso ao contrário, eles o mataram! Bem, não faremos outro Indiana Jones a menos que tenhamos condições de fazer bem-feito. Queremos que seja o melhor. Temos alguns problemas de agendamento e algumas coisas para fazer, mas estamos determinados a fazer a correção antes de realizá-lo”.

Um dos grandes problemas para a produção tem sido arrumar uma história digna para o já velho e cansado herói, já que Ford está com 77 anos… Inicialmente, o roteiro estava a cargo de David Koepp, que havia co-escrito o quarto filme, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008), o roteiro precisou ter ajustes, e o roteirista Jonathan Kasdan (filho de Lawrence Kasdan, o roteirista original de Caçadores da Arca Perdida) subiu ao barco em setembro de 2018. Posteriormente, em maio de 2019, a imprensa informou que o roteirista Dan Fogelman (This Is Us), teria assumido a escrita. E em setembro de 2019, o site Den of Geek, entrevistou David Koepp, que informou o retorno à produção: “Na verdade, voltei a trabalhar nisso. Ainda estamos na fase das tentativas. Acho que encontramos uma boa ideia dessa vez. Veremos”.

Mesmo que fontes oficiais ainda não tenham publicado oficialmente a informação sobre a troca de Spielberg por Mangold, o roteirista Jonathan Kasdan, em sua conta oficial no Twitter, postou: “Se a aventura tem um nome… Deve ser James Mangold”. Frase tirada do poster oficial de Indiana Jones e o Templo da Perdição.

https://twitter.com/JonKasdan/status/1232756101092757504

A franquia Indiana Jones foi criada por George Lucas com o lançamento do filme Os Caçadores da Arca Perdida (1981), seguido do prequel Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984) e as continuações Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) e, após um hiato de 18 anos, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008). Este último, apesar do sucesso de bilheteria, não agradou nem a crítica e nem aos fãs de um modo geral. Um quinto filme vem sendo discutido há muitos anos, antes mesmo de George Lucas vender a produtora Lucasfilm para a Disney em 2012. Apenas em 2016 a empresa do Mickey anunciou um quinto filme, que agora espera-se que seja lançado no ano que vem, em 9 de julho de 2021, se ainda não vier novo adiamento…

Além de Harrison Ford, mais nenhum nome foi anunciado para o elenco do quinto filme, que também ainda não tem um título oficial e nem a trama revelada, permanecendo ainda um grande mistério… Muita história ainda vai rolar!


[RM-RS – Den of Geek / HeyUGuys / BBC / CBS Sunday Morning / Variety]


 

printfriendly-pdf-email-button-notext Indy 5: Produção atrasa e Steven Spielberg abandona a direção
The following two tabs change content below.
AvatarBlogger-150x150 Indy 5: Produção atrasa e Steven Spielberg abandona a direção

Maxiverso

A equipe do Maxiverso é composta de redatores e escritores especialistas em diversas áreas, de modo que as notícias postadas serão sempre redigidas e revisadas pelos membros mais qualificados de nosso time.

9 thoughts on “Indy 5: Produção atrasa e Steven Spielberg abandona a direção

  1. por mim melhor, Spielberg ja nao é mais tao bom qt antes, prefiro um diretor como o Matt Reeves

    1. Spielberg está devendo muito, agora resolveu fazer musical (claro, está sendo aclamado, indicado ao Oscar), mas está longe de ser o grande diretor de 20 anos atrás. É melhor dar lugar a pessoas que realmente querem fazer a diferença. James Mangond tem excelentes filmes no currículo : Copland, Garota Interropida, Wolverine, entre outros, então acho que é aguardar e esperar algo bom sair.

  2. Os problemas vão desde a presença do Shia LaBouf, até cenas ridículas como Mutt e seus miquinhos amestrados, passando pelos diálogos blazes da Marion com Indy e por ai vai. E ainda tem muita gente que acha que extra terrestre não deveria estar na história do Indiana Jones.

    1. Não só liga, como pesquisas recentes apontam Indiana Jones como um dos maiores heróis de aventura de todos os tempos…claro, teve uma queixa grande com relação ao quarto filme, na qual tinha vários problemas, mas mesmo assim, o filme não deixou de ser lucrativo (ao custo de US$180 milhões, retornou quase U$ 800 milhões). Agora com a Disney na jogada que é dona da marca, eles querem um novo filme…pode ser que mesmo que não saia, em um futuro próximo outro ator assuma o manto do famoso arqueólogo para as novas gerações.

    2. que problemas sao esses do quarto filme que todo mundo fala tanto? eu curti muito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *