Alien: projetos do novo filme e série de TV continuam a todo vapor

4

O ano de 2024 começará bastante renovado para uma das franquias de space opera/terror mais conhecidas da história do cinema: Alien.

Isto porque os projetos de um novo longa metragem e uma nova série de TV há muito anunciada finalmente terão seus lançamentos disponibilizados para o público. Desde que a Disney adquiriu a Fox em 2019 (que se tornou a Twenty Century Studios), antigos projetos como a continuação de Alien: Covenant (2017) desejada pelo cineasta Ridley Scott (com o título de trabalho Alien: Awakening) foram cancelados em detrimento a estes novos projetos. Scott ficou ligado a franquia apenas como Produtor Executivo (e consequentemente consultor) através de sua produtora a Scott Free.

Anúncios

Em vista disto foi anunciado o projeto da série de TV pela Disney/Twenty Century em dezembro de 2020, sob o comando do produtor e showrunner Noah Hawley (série Fargo), para o canal streaming Hulu (equivalente ao nosso Star+ na América Latina). Este projeto enfrentou problemas de desenvolvimento desde então que incluem a pandemia e as recentes greves de atores e roteiristas que parou Hollywood quase por completo.

Em março de 2022, a Twenty Century Studios, também anunciou a produção de um novo filme da franquia Alien, com direção de Fede Alvarez (A Morte do Demônio) que não continuaria onde Alien: Covenant parou, mas teria uma história e personagens totalmente diferentes. A princípio, o filme seria lançado apenas via streaming no Hulu/Star+ em agosto de 2024, mas posteriormente foi anunciado que irá ganhar as telas dos cinemas, após a boa recepção de Predador: A Caçada (2022).

Vejamos algumas notícias recentes sobre as mesmas:

 

Alien Romulus (título provisório)

As filmagens do novo filme longa metragem da franquia Alien dirigido por Fede Alvarez começaram em Março de 2023, na Hungria, que forneceu incentivos fiscais mais baratos que Hollywood ou o Reino Unido, segundo o site World of Reel.

No mesmo mês de março, a 20th Century Studios sem abrir muitos detalhes, informou que a trama do novo filme envolve “um grupo de jovens em um mundo distante, que se encontram em um confronto com a forma de vida mais aterrorizante no universo”. O filme não será uma sequência de Prometheus e Alien: Covenat, os últimos filmes da franquia dirigido por Ridley Scott, que se manterá como Produtor Executivo apenas.

Em 26 de Abril de 2023, o diretor Fede Alvarez postou na sua conta do X (ex-Twitter) a primeira imagem de uma criatura alien do filme com o retorno de facehugger, o estágio da criatura que põe ovos nas vítimas para criar novos xenomorfos. A imagem foi divulgada durante o Alien Day, evento online que revela notícias oficiais sobre a franquia. Como a criatura está segurando uma claquete, pode ser um indício de que as filmagens já havia sido iniciadas:

Em 13/06 a Disney informou via Variety que o novo filme fará sua estreia no streaming (inicialmente) via canal Hulu (Star+ aqui) em 16 de agosto de 2024. No mesmo mês a Disney confirmou que de fato também haveria um lançamento nos cinemas.

Em 07 de Julho de 2023, Alvarez informou que concluiu as filmagens do novo filme. O elenco confirmado conta com os seguintes artistas: Isabela Merced (Dora e a Cidade Perdida) e Cailee Spaeny (Jovens Bruxas: A Nova Irmandade), além de David Jonsson, Archie Renaux, Spike Fearn e Aileen Wu. Além de dirigir, Alvarez também assina o roteiro ao lado de Rodo Sayagues. Uma grande vantagem para a produção foi não sofrer os atrasos referente às greves de roteiristas e atores que parou Hollywood a partir do 2° semestre de 2023.

Os passos seguintes são continuar com a pré-produção, efeitos visuais, trilhas sonoras…

Em novembro de 2023, convidado do DGA Latino Summit 2023 em Los Angeles, nos EUA, Fede Alvarez revelou a Guillermo Del Toro, que também estava presente, que ele havia terminado a edição de Alien: Romulus e já havia exibido o filme para Ridley Scott. Ele revelou: “Queria que Ridley Scott fosse o primeiro a ver o filme. Todos me disseram que Ridley era implacável. E ele é realmente rígido, especialmente se tiver algo a ver com seus filmes. Ele foi muito rígido com Blade Runner 2049, que eu achei uma obra-prima, porque era difícil para ele ver seu trabalho sendo dominado. Mesmo se ele dissesse: ‘você destruiu meu legado’, eu queria estar de frente para ele e olhá-lo nos olhos. Eu não queria receber um e-mail que dizia ‘Ridley acha…’. E então ele entra na sala e fala: ‘Fede, o que posso dizer? É bom pra c@sse@t@'”, continuou Alvarez sobre a reação de Scott ao filme. “Para mim foi como… Minha família sabe que foi um dos melhores momentos da minha vida ter um mestre como ele, que eu admirava tanto, assistir a um filme que eu fiz.”

Em entrevista ao Variety, em novembro de 2023, a atriz principal do longa, Cailee Spaeny (Priscilla) revelou detalhes importantes sobre o novo filme. A atriz confirmou que esta produção terá sua história ambientada entre os eventos do primeiro e segundo filme da franquia original, estrelada pela Sigourney Weaver: “A trama [no novo longa] se passará entre os eventos do primeiro e segundo filme. Eles contrataram a mesma equipe que trabalhou no filme do James Cameron. As mesmas pessoas que construíram os xenomorfos do filme de 1986 também construíram os nossos. Nós veremos o design original, com as pessoas que trabalharam nestes filmes por mais de 45 anos. Essa franquia se tornou uma grande parte da vida deles, e isso é incrível.”

 

Alien (sem título definido) – série FX/Star+ – A primeira série de TV ambientada na franquia Alien foi anunciada em dezembro de 2020, com Noah Hawley(série Fargo) como showrunner. O projeto enfrentou a epidemia global de Covid-19 que fez com que os trabalhos de inicio de filmagem fossem adiadas e posteriormente outros reveses como a greve dos roteirista e atores de Hollywood.

Em 27 de novembro de 2023, o site Deadline informou as primeiras aquisição para o elenco da nova série. Trata-se do ator Timothy Olyphant (Justfield) e da atriz Sydney Chandler (Pistols), sem especificar qual seria o papel de cada um. Em 30 de novembro a Variety, divulgou mais 6 nomes para o seriado: Babou Ceesay (Mutilados), Jonathan Ajayi (Mulher-Maravilha 1984), Erana James (The Wilds: Vidas Selvagens), Lily Newmark (Sex Education), Diêm Camille (Washington Black), e Adrian Edmondson (Guerra e Paz).

E posteriormente outros nomes foram incluídos na lista: David Rysdahl (Nove Dias), Essie Davis (Os Mistérios de Miss Fisher), Alex Lawther (O Jogo da Imitação), Samuel Blenkin (The Sandman) e Adarsh Gourav (O Tigre Branco). Posteriormente, o papel de Chandler foi revelado, ela será Wendy, um híbrido meta humano que tem um cérebro e consciência de uma criança em um corpo adulto.

A ideia do criador Noah Hawley é fazer várias temporadas da série. Em entrevista ao Collider em 29 de novembro de 2023 ele revelou: “Definitivamente há um lugar para onde estou indo, que também tive com Legion. Só não sei necessariamente quanto tempo vou levar para chegar lá e, em algum nível, não quero saber muito. É por isso que parei de esboçar qualquer coisa. Em primeiro lugar, ninguém nunca disse: ‘Esse é o melhor esboço que já li.’ E, em segundo lugar, é apenas uma parte diferente do seu cérebro, honestamente. É uma parte diferente do seu cérebro que pensa sobre a história dessa maneira versus a parte do seu cérebro que está escrevendo a história. O que fazemos é envolver a nossa sala de roteiristas, temos os quadros brancos e começamos o panorama geral. Começamos a escrever coisas como: ‘No episódio 5, isso pode acontecer.’ Obtemos uma estrutura básica e uma sensação de ‘Tudo bem, este é o episódio em que isso precisa acontecer.’ E então, o processo de escrita permite mais descobertas e permite que os personagens vivam na página de uma forma que não reprima a criatividade. Dito isto, para fazer com que as coisas pareçam aleatórias e tenham coincidências e aqueles elementos da vida real que nós temos, você tem que planejar isso profundamente, mas dentro disso, gosto de deixar espaço para descobrir.”

O ator David Rysdahl em 7 de dezembro ao ser entrevistado pelo The Hollywood Reporter (THR), comentou sobre a abordagem que Noah Hawley está fazendo na série: “Noah, de maneira semelhante a Fargo, pega o filme e pergunta: ‘Qual é o DNA disso? Qual é a perspectiva do mundo? Que temas estamos abordando? Qual era a intenção original deste filme? Deixe-me ver se consigo trabalhar com isso de uma nova maneira.’ Então ele está fazendo um trabalho realmente interessante em Alien, e será uma visão muito diferente, mas muito empolgante, do que era o filme original.”

Infelizmente a greve dos roteiristas e atores em 2023 fez a produção que já tinha sido começada ser paralizada. Falando para o THR o criador Noah Hawley revelou: “Estamos voltando às gravações o mais rápido que podemos, mas tudo certo, as filmagens recomeçarão em janeiro ou em fevereiro. Estamos rodando em Bangkok, a um mundo e meio daqui; rodando novamente no Ano Novo… Eu tenho algumas cenas. Parte da primeira hora foi rodada antes de pararmos. É alguma coisa com a qual dá para brincar e editar. Estou animado em voltar.” Em outra entrevista para o TheWrap ele revelou : “Só tive a chance de gravar a maior parte da primeira hora. Dito isso, não tive a oportunidade de filmar nada com a minha protagonista [Sydney Chandler]. Ainda tenho muitas coisas para filmar; temos mais sete horas de gravações. Eu certamente adoraria lançar este série o mais rápido possível. Parece que vamos filmar até julho, então a série deve ser lançada apenas no primeiro semestre de 2025.”

Em janeiro de 2014, Hawley foi entrevistado para o programa KCRW’s The Business, contando alguns detalhes sobre a produção da série: “Há um momento no segundo filme em que Sigourney Weaver diz: “Não sei qual espécie é pior – você não os vê se ferrando por uma porcentagem.” Acho que há algo realmente intrigante em explorar a humanidade em todos os seus aspectos. Bens e males e depois tentar recriar para o público aqueles sentimentos que você teve ao assistir aqueles dois primeiros filmes – o que não é fácil em uma franquia que teve quatro filmes subsequentes e outro filme que será lançado em breve, mas acho que tenho alguns truques na manga.”

Durante a entrevista, foi perguntando como a nova série se conectaria aos filmes prequelas que Ridley Scott havia dirigido, Prometheus e Alien: Covenant, mas ao que tudo indica ele havia conversado isto com Ridley Scott dizendo que não quer usar o mesmo plot de ‘armas biológicas desenvolvidas pelos Engenheiros’, mas uma evolução natural da espécie em milhares de anos…: “Ridley e eu conversamos sobre isso – e sobre muitos, muitos elementos do show. Para mim, e para muitas pessoas, esta ‘forma de vida perfeita’ – como foi descrita no primeiro filme – é o produto de milhões de anos de evolução que criou esta criatura que pode ter existido há um milhão de anos lá fora. No espaço. A ideia de que, em algum nível, era uma arma biológica criada há meia hora, é inerentemente menos útil para mim. E em termos de mitologia, o que é assustador nesse monstro é que quando você olha para os dois primeiros filmes, você tem essa tecnologia retro-futurista. Você tem monitores de computador gigantes, esses teclados estranhos… Você tem que fazer uma escolha. Estou fazendo isso? Porque nas prequelas, Ridley tornou a tecnologia milhares de anos mais avançada do que a tecnologia de Alien, que deveria acontecer no futuro desses filmes. Há algo nisso que realmente não importa para mim. Prefiro o retrofuturismo dos dois primeiros filmes. E foi essa a escolha que fiz – não há hologramas. A conveniência dessa bela tecnologia da Apple Store não está disponível para mim.”

Sem previsão de lançamento oficial, a série continua em produção.

 


[RM-RS – Variety / Fede Alvarez / World of Reel / Deadline / Hollywood Reporter / TheWrap / Collider / KCRW’s The Business]

printfriendly-pdf-email-button-notext Alien: projetos do novo filme e série de TV continuam a todo vapor
The following two tabs change content below.
AvatarRicardo-150x150 Alien: projetos do novo filme e série de TV continuam a todo vapor

Ricardo Melo

Profissional de TI com mais de 10 anos de vivência em informática. Tem como hobby assistir seriados de TV, ir ao cinema e namorar!!! Fã de rock'n'roll, música eletrônica setentista, ficção-científica e estudos relacionados a astronáutica. Quis ser astronauta, mas moro no Brasil... Os anos 80 foram meu playground!

4 thoughts on “Alien: projetos do novo filme e série de TV continuam a todo vapor

  1. ainda tentando ate hj entender que merd@ passou na cabeça do nosso querido Scott qd fez Prometheus e depois Covenant, sao filmes que nao conversam com os antigos, tao cheios de furos e erros, e ficam anacronicos comparados com os antigos… como alguem tao experiente pode errar tanto? Curiosidade: assista o primeiro trailer de Alien, o original, e veja que bizarrice, parece amador, provavelmente nao tinham ainda a pós produção completa, mas chega a assustar de tão ruim!

  2. Sempre estranhei a tecnologia mostrada em Prometheus… era muito mais avançada que a do Alien original, não fazia sentido. Que bom que “admitiram” isso e vão “adequar” rs…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *