Maxiverso

Adaptação de Fundação perde seu showrunner

A adaptação para a TV, produzida pelo canal de stream da Apple, o Apple TV+, da aclamada série literária de ficção-científica, Fundação, escrita pelo famoso escritor Isaac Asimov (1920-1992), acaba de perder seu showrunner.

Segundo o site The Hollywood Reporter informou no último dia 18 de abril, Josh Friedman deixou seu posto como co-showrunner da série, função que agora é completamente assumida por David S. Goyer (Batman: O Cavaleiro das Trevas). Os dois estavam desenvolvendo a série de TV em conjunto, mas tinham já combinado que apenas um permaneceria com o cargo principal de showrunner. Assim a saída de Friedman foi de certa forma “amigável”.

josh Adaptação de Fundação perde seu showrunner

Friedman (O Exterminador do Futuro: As Crônicas de Sarah Connor) está em evidência por seus trabalhos em andamento, que inclui o próximo Avatar de James Cameron. Ele continuará envolvido em Fundação apenas  como produtor executivo.

A vindoura série está sendo desenvolvida desde o ano passado, na qual ainda tem como uma das produtoras executivas Robyn Asimov, filha do autor da saga.

A Apple e Skydance TV se recusaram a comentar o assunto.

Os livros:

Fundação narra a história de Hari Seldon, um estudioso que inventa uma nova técnica de análise preditiva intitulada “psico-história”. A ciência consiste em predizer matematicamente as ações futuras de um grande número de pessoas. Assim, Seldon descobre que a atual forma de governo galáctico vai entrar em colapso em mil anos, mergulhando a humanidade numa era de trevas, na qual todo o conhecimento seria perdido e o homem voltaria à barbárie, levando outros 40 mil anos para que recuperasse a “civilização”.

Entretanto, se uma intervenção fosse realizada no momento certo, esse período de recuperação poderia ser reduzido drasticamente para apenas mil anos. Ele começa então a criação de uma enciclopédia, a Enciclopédia Galática, que conteria todos os conhecimentos da raça humana, reunidos em um só lugar, para facilitar a retomada da civilização. Tal publicação de proporções absurdas seria desenvolvida e armazenada em duas Fundações, dispostas em extremos opostos da galáxia.

Fundação era originalmente uma série de oito pequenas histórias publicadas na Astounding Magazine entre Maio de 1942 e Janeiro de 1950. De acordo com Asimov, a premissa foi baseada em ideias colocadas pelo livro de Edward Gibbon, História do Declínio e Queda do Império Romano, e foi inventada espontaneamente no caminho para um encontro com o editor John W. Campbell, com quem ele desenvolveu o conceito. Em 1981, após a série ter sido considerada um dos trabalhos mais importantes da ficção científica moderna, Asimov foi convencido por seus leitores a escrever um quarto livro, que se tornou Limites da Fundação (1982). Quatro anos depois, Asimov continuou com outra sequência, Fundação e Terra (1986), que mais tarde foi acompanhada por dois livros cronologicamente anteriores à trilogia, Prelúdio para Fundação (1988) e Origens da Fundação (1993).

Ainda não há previsão de estreia para a série da trilogia Fundação no Apple TV+.


[RM-RS – The Hollywood Reporter]


 

Avaliação
The following two tabs change content below.
AvatarBlogger-150x150 Adaptação de Fundação perde seu showrunner

Maxiverso

A equipe do Maxiverso é composta de redatores e escritores especialistas em diversas áreas, de modo que as notícias postadas serão sempre redigidas e revisadas pelos membros mais qualificados de nosso time.

6 comments

  • Avatar
    Cremy CC Brasil:

    o que exatamente é um showrunner?

    • Ricardo Melo
      Ricardo Alves de Melo:

      Showrunner é, em televisão, um termo em inglês que define um encarregado ao trabalho diário de um programa ou série de televisão, e que visa, entre outros, dar coerência aos aspectos gerais do programa.Geralmente este cargo é ocupado pelo criador do programa.

      Deveres de um showrunner frequentemente incluem aqueles tradicionalmente atribuídos ao escritor, produtor executivo e editor do roteiro. Ao contrário do cinema, onde os diretores são responsáveis por todos os pontos criativos da produção, os showrunners na produção de um seriado estão acima dos diretores

  • Avatar
    Rocohphy:

    Mestre Asimov, nunca teve uma obra cinematografica ou televisiva digna de seu legado. Philip K Dick teve varias… pq Asimov nao? Pq ele era “sovieetico”?

    • Ricardo Melo
      Ricardo Alves de Melo:

      Creio que seu conceito era bastante avançado pra época. Agora chegou a vez, esquecemos é claro “Eu, Robô” com o Will Smith.

  • Avatar
    BTop:

    funacao é a melhor coisa de ficcao cientifica que ja li deixa Duna pra tras de longe muito longe espero que na TV a producao esteja a altura do livro

    • Ricardo Melo
      Ricardo Alves de Melo:

      Assim esperamos, que não estraguem o conceito, mas hoje, as produções de TV, estão muito bem feitas e tem atingindo um patamar muito grande, comparado as produções de 20 anos atrás. Creio que vale muito mais a pena na TV ou Stream do que no cinema, que teria que encurtar 70% da estória.

leave a reply

Contate-nos

Contate-nos por email ou nos procure nas redes sociais

soleblog.brasil@gmail.com

  • Top 7 personagens icônicos de séries
  • Top 7 Filmes diferentes do convencional
  • Top 7 Maiores Compositores de Trilhas Sonoras do Cinema
  • Top 7 robôs mais importantes da ficção II
Back to Top