Adaptação de Fundação perde seu showrunner

6

A adaptação para a TV, produzida pelo canal de stream da Apple, o Apple TV+, da aclamada série literária de ficção-científica, Fundação, escrita pelo famoso escritor Isaac Asimov (1920-1992), acaba de perder seu showrunner.

Segundo o site The Hollywood Reporter informou no último dia 18 de abril, Josh Friedman deixou seu posto como co-showrunner da série, função que agora é completamente assumida por David S. Goyer (Batman: O Cavaleiro das Trevas). Os dois estavam desenvolvendo a série de TV em conjunto, mas tinham já combinado que apenas um permaneceria com o cargo principal de showrunner. Assim a saída de Friedman foi de certa forma “amigável”.

Anúncios

josh Adaptação de Fundação perde seu showrunner

Friedman (O Exterminador do Futuro: As Crônicas de Sarah Connor) está em evidência por seus trabalhos em andamento, que inclui o próximo Avatar de James Cameron. Ele continuará envolvido em Fundação apenas  como produtor executivo.

A vindoura série está sendo desenvolvida desde o ano passado, na qual ainda tem como uma das produtoras executivas Robyn Asimov, filha do autor da saga.

A Apple e Skydance TV se recusaram a comentar o assunto.

Os livros:

Fundação narra a história de Hari Seldon, um estudioso que inventa uma nova técnica de análise preditiva intitulada “psico-história”. A ciência consiste em predizer matematicamente as ações futuras de um grande número de pessoas. Assim, Seldon descobre que a atual forma de governo galáctico vai entrar em colapso em mil anos, mergulhando a humanidade numa era de trevas, na qual todo o conhecimento seria perdido e o homem voltaria à barbárie, levando outros 40 mil anos para que recuperasse a “civilização”.

Entretanto, se uma intervenção fosse realizada no momento certo, esse período de recuperação poderia ser reduzido drasticamente para apenas mil anos. Ele começa então a criação de uma enciclopédia, a Enciclopédia Galática, que conteria todos os conhecimentos da raça humana, reunidos em um só lugar, para facilitar a retomada da civilização. Tal publicação de proporções absurdas seria desenvolvida e armazenada em duas Fundações, dispostas em extremos opostos da galáxia.

Fundação era originalmente uma série de oito pequenas histórias publicadas na Astounding Magazine entre Maio de 1942 e Janeiro de 1950. De acordo com Asimov, a premissa foi baseada em ideias colocadas pelo livro de Edward Gibbon, História do Declínio e Queda do Império Romano, e foi inventada espontaneamente no caminho para um encontro com o editor John W. Campbell, com quem ele desenvolveu o conceito. Em 1981, após a série ter sido considerada um dos trabalhos mais importantes da ficção científica moderna, Asimov foi convencido por seus leitores a escrever um quarto livro, que se tornou Limites da Fundação (1982). Quatro anos depois, Asimov continuou com outra sequência, Fundação e Terra (1986), que mais tarde foi acompanhada por dois livros cronologicamente anteriores à trilogia, Prelúdio para Fundação (1988) e Origens da Fundação (1993).

Ainda não há previsão de estreia para a série da trilogia Fundação no Apple TV+.


[RM-RS – The Hollywood Reporter]


 

printfriendly-pdf-email-button-notext Adaptação de Fundação perde seu showrunner
The following two tabs change content below.
AvatarBlogger-150x150 Adaptação de Fundação perde seu showrunner

Maxiverso

A equipe do Maxiverso é composta de redatores e escritores especialistas em diversas áreas, de modo que as notícias postadas serão sempre redigidas e revisadas pelos membros mais qualificados de nosso time.

6 thoughts on “Adaptação de Fundação perde seu showrunner

    1. Showrunner é, em televisão, um termo em inglês que define um encarregado ao trabalho diário de um programa ou série de televisão, e que visa, entre outros, dar coerência aos aspectos gerais do programa.Geralmente este cargo é ocupado pelo criador do programa.

      Deveres de um showrunner frequentemente incluem aqueles tradicionalmente atribuídos ao escritor, produtor executivo e editor do roteiro. Ao contrário do cinema, onde os diretores são responsáveis por todos os pontos criativos da produção, os showrunners na produção de um seriado estão acima dos diretores

  1. Mestre Asimov, nunca teve uma obra cinematografica ou televisiva digna de seu legado. Philip K Dick teve varias… pq Asimov nao? Pq ele era “sovieetico”?

  2. funacao é a melhor coisa de ficcao cientifica que ja li deixa Duna pra tras de longe muito longe espero que na TV a producao esteja a altura do livro

    1. Assim esperamos, que não estraguem o conceito, mas hoje, as produções de TV, estão muito bem feitas e tem atingindo um patamar muito grande, comparado as produções de 20 anos atrás. Creio que vale muito mais a pena na TV ou Stream do que no cinema, que teria que encurtar 70% da estória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *