Top 7 personagens icônicos de séries

4

Neste novo Top7 do Maxiverso, listaremos alguns personagens icônicos de séries de sucesso da atualidade, ou que possam ter sido encerradas muito recentemente. São os personagens mais carismáticos das melhores séries ou séries atuais (ou de maior audiência na atualidade), ou aqueles cuja imagem se agarraram às séries de tal forma que, apenas pelo personagem, já podemos identificar de qual série estamos tratando:


Splash7PersonagensSeriesDaenerys-300x300 Top 7 personagens icônicos de sériesDaenerys Targaryen (Game of Thrones):

Anúncios

Conhecida também como “Rainha de Meereen”, “Senhora dos Sete Reinos”, “Princesa de Pedra do Dragão”, “Khaleesi do Grande Mar de Grama”, “Nascida da Tormenta”, “A Não Queimada”, “A Mãe dos Dragões” e “A Quebradora de Correntes”, Daenerys é comumente apontada como um ícone feminino que quebrou a tradição de protagonistas masculinos em séries épicas (sobretudo as de temática medieval) e dá força às caracterizações de mulheres, saindo de um estado de fraqueza física e mental, submissão e abuso, para crescer e galgar patamares pessoais e sociais, tornando-se inclusive conquistadora e rainha, suplantando diversos tipos de obstáculos no caminho, e deixando para trás outros grandes personagens da “maior” série da atualidade. Obstinada, inteligente, estrategista, totalmente independente emocionalmente, Daenerys veio, ao longo das temporadas de GoT, conquistando admiração e respeito, até que finalmente passou a ser a grande protagonista da trama, segundo as últimas críticas e pesquisas, conforme matéria recente da revista Rolling Stone.


Splash7PersonagensSeriesEleven-300x300 Top 7 personagens icônicos de sériesEleven (Stranger Things):

Em 2016, o mundo todo foi pego de surpresa pela série – aparentemente sem muitas ambições – da Netflix, Stranger Things. O seriado se tornou um fenômeno instantâneo com sua ode aos anos 80, sendo aclamado tanto pela trama quanto pela fotografia, trilha sonora, ambientação e, claro, pelos personagens. E dentre os “fofos” protagonistas da série, foi a pequena e maravilhosamente ambígua Eleven, quem acabou por conquistar as mentes e os corações dos espectadores. Apesar de ser uma série de ficção científica e terror, Stranger Things conseguiu dosar um clima tenso e pesado com uma caracterização doce e ingenuamente lúdica, por centrar seu protagonismo nos jovens amigos e na poderosa Eleven, também conhecida como “El” (uma forma diminuta da sua identificação, pelo qual é chamada pelos amigos), que é uma menina com poderes psicocinéticos que “escapou” do complexo do projeto MKUltra na qual era cobaia.


Splash7PersonagensSeriesHomer-300x300 Top 7 personagens icônicos de sériesHomer Simpson (Os Simpsons):

Considerado pelo The Sunday Times como “a maior criação dos desenhos animados da era moderna”, Homer, o marido de Marge, pai de Bart, Lisa e da pequena Maggie, acabou suplantando seus dois filhos em fama e popularidade e se tornou “a cara” da série mais longeva da História da televisão, que completará pelo menos 30 temporadas, segundo o último contrato da Fox com o criador do programa, e é considerada pela Time como “a melhor série de TV do Século XX”, dona de mais de 60 prêmios Emmy e Annie e um dos programas que mais influenciaram outras obras audiovisuais em todos os tempos. Pode parecer estranho, mas o pai de família looser que é usado para satirizar as mazelas do american way of life e da vida de um modo geral, com suas incapacidades, erros, defeitos e tendências a fazer tudo na base das gambiarras, tornou-se um dos personagens mais carismáticos e conhecidos da cultura pop em todos os tempos. Apesar de todos os defeitos e problemas que causa, Homer também é conhecido por ter um bom coração e ser muito dedicado à família.


Splash7PersonagensSeriesGrey-300x300 Top 7 personagens icônicos de sériesMeredith Grey (Grey’s Anatomy):

O premiado drama médico que já está em sua décima quarta temporada na ABC (e foi considerado o melhor drama da TV norte-americana nos últimos quatro anos pelo People’s Choice Awards) mostra o ingresso e trabalho da Dra. Meredith no hospital Seattle Grace (que depois mudou o nome para Memorial Grey-Sloan), considerado o local de uma das mais rígidas residências em cirurgia média em todo o mundo. A carismática médica protagonista da série se vê às voltas com todas as dificuldades que uma residência desse nível apresenta, incluindo os relacionamentos com a equipe, a chefia e os pacientes, não deixando de lado os eventuais relacionamentos amorosos ocorridos inclusive dentro da equipe de residentes, coisa que – inadvertidamente – ela também faz, já que teve um caso com o Dr. Derek Shepherd, que ela descobriu no seu primeiro dia no Seattle Grace, que era seu chefe. Depois, durante o andar das temporadas, o relacionamento de ambos mostrou-se bastante complexo e cheio de idas e vindas.


Splash7PersonagensSeriesSheldon-300x300 Top 7 personagens icônicos de sériesSheldon Cooper (The Big Bang Theory):

Pouca gente sabe, mas a série dos amigos nerds (ou geeks, como alguns preferem) que tentam superar as dificuldades inerentes à sua “tribo”, como falta de habilidades sociais e conhecimentos “fúteis” da vida “normal”, foi concebida tendo Leonard como protagonista. Ocorre que o carisma do mais “nerd raiz” do grupo fez com que o mesmo se tornasse, rapidamente, no mais popular dos personagens da série, perante o público. Físico teórico na Caltech, Califórnia, o “chato” Sheldon é um gênio e um prodígio, tendo obtido seu primeiro doutorado aos treze anos de idade. Sua mente brilhante, no entanto, não o impede de se comportar de forma arrogante e fria em determinados momentos, já que o mesmo apresenta sintomas da Síndrome de Asperger e não só não se furta de proferir comentários que, para os outros, soam inoportunos, como é incapaz de entender como “dizer a verdade” aos demais pode ser ofensivo ou inadequado. Por seu comportamento, protagoniza as maiores gags da série, normalmente causando problemas aos demais personagens.


Splash7PersonagensSeriesRick-300x300 Top 7 personagens icônicos de sériesRick Grimes (The Walking Dead):

Se o subgênero de “zumbis” tal qual o conhecemos hoje nasceu com as obras do falecido George Romero, podemos dizer que ele “ressurgiu” na cultura pop moderna graças à revista em quadrinhos The Walking Dead, lançada por Robert Kirkman em 2003. Depois do sucesso instantâneo da HQ, a mitologia dos zumbis foi revivida com força total e virou a febre (até exagerada) atual, o que culminou em uma esperada adaptação para a TV, cujo sucesso suplantou os quadrinhos e virou referência, ainda que as vezes o público reclame de alguns episódios ou do ritmo de alguma temporada. A série, que já confirmou oito temporadas e é uma das maiores audiências da TV, tem no ex-policial Rick Grimes o estereótipo de líder clássico, cujas virtudes imperam ante os defeitos, e que o ajudam a lidar com questões e questionamentos muito mais difíceis do que em um mundo “normal”, ainda que ele tenha chega a flertar com o despotismo e até – quem diria – a vilania em determinados momentos. Mas Rick sempre se reergue e isso faz dele o protagonista de TWD.


Splash7PersonagensSeriesWalterWhite-300x300 Top 7 personagens icônicos de sériesWalter White (Breaking Bad):

Dificilmente alguém não incluiria Breaking Bad em um rol de melhores séries de televisão de todos os tempos. Vencedora de inúmeros Emmy e Globos de Ouro, a série mostra a vida de Walter, produtor de metanfetaminas, uma atividade que ele abraçou após uma gama de problemas em sua vida culminar com um diagnóstico de doença pulmonar que juntou-se à frustração que ele trazia de sua carreira acadêmica (na qual percebe que todo seu potencial intelectual está sendo desperdiçado com alunos adolescentes desinteressados). Walter, em parceria com um ex-aluno, começa a produzir as drogas para comercializá-las e assim pagar os tratamentos médicos dele e do filho, que tem paralisia cerebral. Marcante por ser condenável moralmente e por, na prática, ser um antagonista, Walter entrou para a história da TV como um dos personagens mais ambíguos de todos os tempos, alguém pelo qual os espectadores torciam, ainda que cientes de que se tratava de alguém cada vez mais caído, mais “desviado”.


Menções honrosas: Doutor House, Ragnar Lothbrok, Michael Scofield, Francis Underwood, Jay Pritchett e Ted Mosby.


E você, concorda com nossa lista ou mudaria alguma coisa? Comente!

printfriendly-pdf-email-button-notext Top 7 personagens icônicos de séries
The following two tabs change content below.
AvatarRalph-150x150 Top 7 personagens icônicos de séries

Ralph Luiz Solera

Escritor e quadrinhista, pai de uma linda padawan, aprecia tanto Marvel quanto DC, tanto Star Wars quanto Star Trek, tanto o Coyote quanto o Papaléguas. Tem fé na escrita, pois a considera a maior invenção do Homem... depois do hot roll e do Van Halen, claro.

4 thoughts on “Top 7 personagens icônicos de séries

  1. Ótimo post!
    Pelo jeito vai ter tb um de séries antigas ou que já foram canceladas né, to ansiosa rsrsrs

  2. cara pra mim o Jon Snow é mais a cara de GoT que a Daenerys… e eu incluiria o Michael Scofield no lugar do Walter White hehehe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *