Star Wars Celebration Europe (Londres) 2023 – novidades da saga

8

A Star Wars Celebration 2023 ocorreu este ano no eXcel Center em Londres, capital do Reino Unido, entre os dias 07 a 09 de abril de 2023. O primeiro evento ocorreu em 1999, quando a produtora Lucasfilm ajudou a realizar a Star Wars Celebration em Denver, Colorado, para celebrar o lançamento de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. Os eventos subsequentes foram realizados para O Ataque dos Clones (2002) e A Vingança dos Sith (2005), bem como para honrar o 30º aniversário da liberação dos três filmes originais.

A celebração atualmente tem ocorrido anualmente, patrocinada pela Disney desde 2015, em vários locais ao redor do mundo além dos Estados Unidos. No ano passado ela aconteceu em Anaheim, na California, onde foram revelados os projetos das séries Star Wars e possibilidades de filmes futuros, além das primeiras informações sobre o quinto filme da saga do heroi Indiana Jones.

Anúncios

A novidade da celebração é que a próxima não acontecerá em 2024, mas apenas em 2025 em Tóquio no Japão, estando agendada para os dias 18 a 20 de abril de 2025, sendo esta a segunda vez que ocorre no pais asiático, já que a anterior foi em julho de 2008

As novidades das séries de Star Wars atuais e futuras, exibidas no Disney + e anunciadas durante os 3 dias de evento pela CEO da Lucasfilm, a “pouco querida” Kathleen Kennedy, começaram com a revelação de uma nova linha de tempo para toda saga Star Wars, mostrando a expansão da franquia cada vez mais. Quando Star Wars – A Alta República foi lançada em 2021, uma nova linha do tempo oficial da franquia foi introduzida com ela – uma que se estendia desde a era da Alta República (200 anos antes da trilogia clássica) até a era da “Ascensão da Primeira Ordem”, que foi vista na trilogia de filmes lançada na década de 2010 (a trilogia sequência ou as sequels).

A nova linha de tempo (timeline) apresentada agora em 2023, adiciona novos elementos ao universo da franquia, ficou assim:

SW-timeline Star Wars Celebration Europe (Londres) 2023 - novidades da saga

Ou seja:

O Amanhecer dos Jedi

A Velha República

A Alta República

A Queda dos Jedi (filmes Star Wars I, II e III)

O Reinado do Império (The Bad Batch)

A Era da Rebelião (Andor, Star Wars Rebels, filmes Rogue One e Star Wars IV, V e VI)

A Nova República (The Mandalorian, O Livro de Boba Fett, Ahsoka)

A Ascensão da Primeira Ordem (Star Wars: The Resistance e filmes Star Wars VII, VIII e IX)

A Nova Ordem Jedi (após o filme IX)

 

Novos filmes para o cinema:

Com a nova linha do tempo, foram anunciados pela CEO Kathleen Kennedy os três novos filmes para o cinema que estão em desenvolvimento pela Lucasfilm/Disney. Em entrevista ao ComicBook.com, durante a Star Wars Celebration, Kennedy revelou como foi o processo de desenvolvimento dos filmes: “Sabe, tudo se resume ao processo de desenvolvimento”, disse Kennedy. “Como você sabe, é algo que está em constante evolução e é bastante direto. Recebemos os roteiros, estamos trabalhando com pessoas realmente talentosas. Passamos o tempo conversando sobre isso. ‘Está chegando lá? Está pronto?’ Não é um mistério como isso funciona. Então, você sabe, isso segue até temos coisas que desenvolvemos há muito, muito tempo e que podem ver a luz do dia. Só não sabemos exatamente quando. E, com pessoas talentosas também. Temos muitas pessoas que estão, você sabe, lidando com agendas muito ocupadas porque são muito talentosas. Mas, você sabe, é com isso que temos que lidar.”

Em entrevista ao Entertainment Weekly, Kennedy ainda revelou : “Os créditos iniciais estão retornando, e é algo que permanecerá apenas nos filmes.”

Falando ao Collider, Kathleen Kennedy, revelou que estão priorizando as narrativas e optaram pela qualidade do que quantidade: “Não estou brincando quando digo que falamos sobre as coisas em termos de história e as pessoas envolvidas e chegar a um lugar onde pensamos que vai ser ótimo e que devemos seguir adiante. Então, embora tenhamos um certo mandato em torno de uma lista em que estamos sendo solicitados, talvez, um ou dois por ano, não faríamos isso se não nos sentíssemos prontos. Realmente estamos olhando para isso como maneiras pelas quais as pessoas podem entrar em Star Wars de diferentes lugares e não sentir o fardo de: ‘Oh Deus, tenho que acompanhar tudo o que foi feito antes’ em termos de trilogias em si. Falamos sobre isso como histórias, obviamente, o que Rey está fazendo é uma transferência do que George [Lucas] criou, e o que continuamos e o que estamos fazendo com os outros filmes serão histórias separadas, mas elas terão uma conexão. A conexão é realmente a história abrangente dos Jedi. É para isso que estamos olhando”

Os 3 filmes anunciados foram:

 

A New Jedi Order (A Nova Ordem Jedi, em tradução livre)

Este foi o primeiro projeto anunciado agora por Kathleen Kennedy para o cinema e será o próximo filme a ser lançado. O projeto está nas mãos da diretora Sharmeen Obaid-Chinoy (Ms. Marvel). O novo filme será situado 15 anos após os acontecimentos do Episódio IX: A Ascensão Skywalker (considerado o mais fraco da saga ao lado do Episódio I), e trará o retorno de Daisy Ridley no papel principal de Rey, agora uma Mestre Jedi, e precisará ensinar uma nova geração de padawans na reconstrução da Ordem Jedi e começando uma nova era em Star Wars, após a última trilogia dos Episódios 7,8 e 9. Tanto Ridley como Chinoy subiram ao palco da SW Celebration.

daisey Star Wars Celebration Europe (Londres) 2023 - novidades da saga
Daisy Ridley e Sharmeen Obaid-Chinoy

Falando para o IGN, a CEO da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, comentou ainda sobre a conexão com os outros filmes da franquia, afirmando que, no novo filme, Rey Skywalker vai pôr em prática tudo que prometeu a Luke após seu treinamento: “Bem, estamos a 15 anos de A Ascensão Skywalker, então estamos no pós-guerra, pós-Primeira Ordem e os Jedi estão em desordem. Há muita discussão em torno de: ‘Quem são os Jedi? O que eles estão fazendo? Qual é o estado da galáxia? Ela está tentando reconstruir a Ordem Jedi, com base nos livros, com base no que ela prometeu a Luke, então é para onde estamos indo.”

Ao Yahoo News, Kennedy revelou que estão trabalhando no filme a algum tempo: “Estamos trabalhando nesse (filme) há alguns anos, e se alimentará de nossa narrativa geral. Então, chegamos a um ponto agora em que temos um roteirista maravilhoso em Steven Knight. Acredito que vamos receber um roteiro provavelmente no próximo mês e meio. Estamos chegando perto. Nunca há um momento em que algo seja sugerido instantaneamente. É uma evolução tão grande de conversas… mas sabíamos que, saindo de A Ascensão Skywalker, precisávamos levar a história adiante. Na época, ainda não sabíamos o quão longe. Não sabíamos exatamente qual poderia ser a história – mas agora temos uma ideia muito melhor.”

Em entrevista ao ComicBook.com, Kennedy revelou que novos rostos conhecidos poderão retornar à franquia, além da já confirmada Daisy Ridley (Rey Skywalker): “Sabe, quando você começa a nomeá-los, essas são coisas sobre as quais falamos o tempo todo. Eu não assumiria um compromisso. Mas, obviamente, está em nossas conversas.”

Falando ao Variety, Kennedy, revelou como a atriz Daisy Ridley reagiu ao convite pra retornar como Rey: “Foi um telefonema bastante simples. Comecei dizendo: ‘Ei, acho que estamos chegando perto (de um novo filme)’. Temos conversado muito sobre as coisas que estamos fazendo no espaço do cinema, e continuei: ‘Você gostaria de ir para a Star Wars Celebration?’ Então, esse foi realmente o começo da coisa toda. Daisy ficou fora de si e muito empolgada para retornar.”

O roteirista será Steven Knight (Peaky Blinders) que assinará a versão final do roteiro, substituindo Damon Lindelof e Justin Britt-Gibson, que trabalharam a alguns anos nele e foram descartados recentemente. Nesse momento, a expectativa do estúdio é começar as filmagens em fevereiro de 2024.

Star Wars: New Jedi Order já tem sua data de estreia definida: 19 de dezembro de 2025 !

 

Dawn of the Jedi (A Origem dos Jedi, em tradução livre)

Kennedy chamou, depois, ao palco, o diretor James Mangold, e o anunciou como o próximo diretor a comandar um filme Star Wars. Ele havia acabado de dirigir para Lucasfilm o longa Indiana Jones e a Relíquia do Destino, que será lançado agora em junho de 2023 e assumiu o filme SW: Dawn of the Jedi. Trata-se de um “épico bíblico”, que se passa 25 mil anos antes dos eventos principais da franquia, e de acordo com estúdio, acompanharemos a jornada dos primeiros Jedi. Teremos a ideia de onde surgiu “a Força” e os famosos sabres de luz. Segundo o diretor Mangold: “É uma oportunidade de contar uma história única sobre o nascimento da Força. Quando conversei com Kathy Kennedy, eu disse: ‘Vejo como uma chance de fazer um Ben-Hur ou Os 10 Mandamentos sobre o nascimento da Força.’ A Força se tornou meio que uma lenda religiosa que se estende por toda a franquia. Mas de onde veio? Como é encontrada? Quem a encontrou? Quem foi o primeiro Jedi? É o que eu estou escrevendo no momento.”

mangold-filoni Star Wars Celebration Europe (Londres) 2023 - novidades da saga
James Mangold e David Filoni

Em entrevista ao Comic Book, James Mangold explicou a origem da ideia para o filme de Star Wars que ele está desenvolvendo: “Eu apenas pensei: se eu quisesse fazer um, como seria? Me pareceu que a maioria dos filmes acontece no presente ou no futuro de Star Wars. Mas o que mais me atraiu foi o passado distante, mostrando como essa galáxia se formou. Mostraremos especificamente como a Força foi descoberta.”

O diretor observou que o protagonista dessa aventura ainda está em formação, já que ele não terminou de escrever o roteiro ainda: “Primeiro, você precisa escrever o personagem. É o que eu estou fazendo no momento.”

Sobre o filme, ainda não existe previsão de filmagem ou lançamento.

 

Filme a ser dirigido por Dave Filoni (ainda sem título)

Dave Filoni é um conhecido membro da Lucasfilm, tendo sido auxiliar de George Lucas e um dos desenvolvedores do seriado Clone Wars. Atualmente é um dos nomes por trás do seriados Mandalorian e Ahsoka e a série de animação Star Wars Rebels, sendo elogiado por sua contribuição à saga e ao mesmo tempo criticado por cada vez mais relegar personagens clássicos em detrimento de personagens que ele criou.

Filoni irá dirigir um filme que acompanhará “a crescente guerra entre os Imperiais e a Nova República”. Trata-se da estreia do cineasta na tela grande. O longa-metragem é descrito como “um evento cinematográfico ambientado durante a linha do tempo de The Mandalorian”. Ou seja, espere por participações de Din Djarin, Grogu e até mesmo Ahsoka Tano.

Em entrevista ao ComicBook.com, Filoni foi questionado se o seu longa no universo Star Wars teria alguma inspiração em Vingadores: Ultimato. O diretor negou a referência, e explicou que, embora a Marvel faça um trabalho fantástico, toda a equipe por trás da franquia Star Wars busca fazer as coisas do seu próprio jeito: “Não penso assim. Quero dizer, acho que o que a Marvel faz é surpreendente. Acabei de assistir aquele filme de novo outro dia e é uma grande conquista e foi construído ao longo de tantos anos. Quero dizer, quando você trabalha nesse tipo de mundo maior, como uma Galáxia ou o que a Marvel fez cinematicamente, é surpreendente e você fica maravilhado com o que eles foram capazes de realizar. Jon [Favreau] e eu temos nosso próprio projeto que temos construído, mas Star Wars é uma grande Galáxia. Acho que há muitas possibilidades, mas fazemos as coisas do nosso jeito. Eu penso que, você sabe, Uma Nova Esperança é um momento importante na linha do tempo. A Estrela da Morte explode. Isso muda tudo… Um momento cinemático para este período de tempo tem que ser um momento em que as coisas estão mudando e nós entendemos isso como o público. (…) Então, se houvesse uma série acontecendo no período de Uma Nova Esperança que você assistia quando criança, você entenderia que as coisas mudaram na série porque a Estrela da Morte explodiu. Mas eles não precisariam necessariamente estar lá. Portanto, há inúmeras possibilidades de como contar essas histórias de uma maneira única para Star Wars também”

 

Os projetos das séries de TV no Disney +, continuam a todo vapor, a CEO da Lucasfilm Kathleen Kennedy, durante a SW: Celebration 2023, revelou as atualizações sobre todos os projetos atuais e futuros:

 

Mandalorian

Atualmente em sua terceira temporada, tem mostrado mudanças significativas nas narrativas dos personagens. Os personagens de Din Djarin (Pedro Pascal) e Grogu tem sido colocados quase em segundo plano nos episódios. Bo-Katan Kryze (Katee Sackhoff) passou a ser o foco principal da série, ao liderar os mandalorianos novamente e tendo Din Djarin se colocando como aliado principal dela.

O produtor executivo e diretor Rick Famuyiwa falou ao portal IG durante a SW: Celebration: “Acho que tem sido interessante enquanto estamos na jornada da série, e agora que estamos neste ponto, é isso, o que esse título significa? Acho que agora com Bo pegando novamente o darksaber, sei que havia muitas expectativas que poderiam ter mudado tanto em termos do que isso significava para Din Djarin, mas também para Bo e o que isso significa no plano geral? Quem é O Mandaloriano neste momento? É, então acho que pode ser qualquer um. E acho que é isso que eles estão tentando definir de várias maneiras, o que significa ser mandaloriano?”

Quanto a uma quarta temporada, ela segue em desenvolvimento. O fim da roteirização dela aconteceu em fevereiro de 2023, com a pré-produção ocorrendo a partir de abril agora (2023). As filmagens deverão começar no final de 2023. O lançamento, ainda não definido, acontecerá em algum momento de 2024.

 

Andor

andor Star Wars Celebration Europe (Londres) 2023 - novidades da saga

A série teve sua elogiada primeira temporada exibida a partir de agosto de 2022, e teve uma excelente recepção por parte dos fãs. A produção é uma prequela para o filme de Star Wars, Rogue One (2016), seguindo o personagem Cassian Andor (Diego Luna) cinco anos antes dos eventos do longa. Tony Gilroy, showrunner e produtor da série fez algumas revelações sobre a próxima temporada: “Começamos as filmagens em novembro (do ano passado). Estamos na metade do caminho. Vamos até agosto. Estamos no período exato em comparação da vez anterior (que aparecemos no evento)… Vamos passar mais um ano na pós-produção e na trilha sonora… e suponho que a estreia acontecerá em agosto do próximo ano!”

Além disso, acrescentou que conhecer os momentos finais do protagonista em Rogue One: Uma História Star Wars desempenhou um papel importante em contar uma história convincente: “Foi uma decisão nascida da sobrevivência, mas acabou sendo realmente criativamente potente para nós. É bom saber que essa história chegou, teve seu impacto, e agora terá seu final.”

Durante a SW: Celebration, a 2ª temporada teve seu teaser revelado (mas não compartilhado com a imprensa). Segundo descrição do site O Vício: o teaser abre com uma série de imagens dos personagens principais, aos quais fomos apresentados na temporada anterior, intercalados com tomadas de locação, que incluem uma visão de Coruscant. Prometendo muitas cenas na arena política, podemos ver Mon Mothma dizendo “fiquem juntos ou seremos todos esmagados”, enquanto sua filha aparece vestindo luvas imperiais. A frase “Todo mundo tem sua própria rebelião” é colocada como uma frase-chave daqui em diante. Multidões são vistas protestando e fica claro que, se as alianças entre os personagens alinhados aos rebeldes não forem mantidas, a rebelião provavelmente irá desmoronar. Grupos são vistos se preparando para a batalha e a intensidade é crescente, passando de conversas a explosões.

 

Ahsoka

Novidades sobre Ahsoka, série aguardada pelos fãs da importante personagem Ahsoka Tano, ex-jedi, que foi padawan de Anakin Skywalker durante os eventos das Guerras Clônicas. A personagem apresentada no seriado de animação Clone Wars e depois Rebels teve na atriz Rosario Dawson sua personaficação em live action pela primeira vez no seriado Mandalorian e The Book of Boba Fett, e agora retornará pra sua própria série. Durante a Star Wars Celebration, o poster oficial da série foi apresentada ao público e imprensa, o criador da série, Dave Filoni anunciou que ela estreará em agosto deste ano no Disney+.

A série Ahsoka deve se passar cinco anos após os eventos de Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi‎‎, com a protagonista em busca do Grande Almirante Thrawn ao mesmo tempo que tenta localizar o desaparecido Ezra Bridger (apresentado no seriado SW:Rebels) e estará na mesma época do seriado Mandalorian/The Book of Boba Feet.

Outra novidade foi a apresentação do primeiro teaser do seriado:

Em entrevista com o Collider, o ator Ray Stevenson,que interpretará o personagem Baylon, um dos principais antagonistas da série, confirmou que a primeira temporada de Ahsoka terá “oito episódios”. O ator disse não ter um episódio favorito, já que “gosta muito de todos eles”. Outros personagens e seus atores: Hera Syndulla (Mary Elizabeth Winstead), Sabine Wren (Natasha Liu Bordizzo), a vilã Shin (Ivanna Sakhno), a vilã Morgan Elsbeth (Diana Lee Inosanto), ator famoso por Doctor Who, David Tennat será responsável por dar voz a Huyang, o professor droide, mais uma vez, após ter sido apresentado no papel em Star Wars: A Guerra dos Clones e finalmente o grande antagonista do seriado, Gran Almirante Thrawn será interpretado pelo ator dinamarquês Lars Mikkelsen, que já dava voz ao personagem no seriado SW: Rebels.

Na direção dos episódios: Rick Famuyiwa, diretor e produtor de ‘The Mandalorian‘, e Dave Filoni, que é o co-criador da personagem, além de Steph Green (‘Watchmen’), Peter Ramsey (‘Homem-Aranha no Aranhaverso’), Jennifer Getzinger (‘WestWorld’), e Geeta Patel (‘A Casa do Dragão’). Vale lembrar que Green e Ramsey já dirigiram episódios de ‘O Livro de Boba Fett’ e ‘The Mandalorian‘, respectivamente.

Durante o painel da série do Disney+ na Star Wars Celebration Filoni revelou (via Empire) que a atriz Rosario Dawson participou de toda a construção narrativa da série, acompanhando de perto o processo de escrita do roteiro: “Quando estava escrevendo, nos reunimos e conversamos sobre tudo. Nós passamos por todas as linhas [do roteiro].”

Já Rosario Dawson revelou (via IGN) a intensa rotina antes da fotografia principal. A atriz sabia que precisava “elevar seu nível”, e por isso, treinou 14 horas por semana para recriar o estilo de luta visto nas animações: “Definitivamente há dificuldades lá, mesmo para toda a equipe de dublês que auxiliaram nas animações, porque estaríamos trabalhando com apenas os feitos mais incríveis que alguém poderia desenhar ou imaginar. Então, sempre existia essa pergunta, ‘Como podemos colocar isso na vida real?’ Acho que houve um trabalho notável nesse ponto. Minha personagem não é mais uma Jedi, mas é motivada a fazer o bem.”

O ator Lars Mikkelsen que viverá o vilã Gran Almirante Thrawn em conversa com o CB, ele revelou o que faz com que o personagem seja um ótimo antagonista: ‘Ele não é usuário da Força, ele não é um Jedi, não é um super-herói, mas ele tem cérebro. Como lutar contra personagens como Ahsoka, Sabine e outros? Eu penso que seu superpoder é sua mente, ele está sempre sete passos à frente de todos. E eu sinto que ele também surpreenderá a audiência. É isso que você pode esperar.’

Mikkelsen também revelou que já sabia que iria retornar ao universo Star Wars há mais de um ano, e precisou contar algumas mentiras ao longo do tempo, para evitar que a informação escapasse: “Foi há um ano e meio. Já sei há um bom tempo e é um grande alívio poder contar às pessoas agora, porque todo mundo estava me perguntando. Eu tive que mentir algumas vezes. Eu não gosto de mentir.”

Ashoka estreia em Agosto no Disney +

 

Acolyte

acolyte-logo-scaled Star Wars Celebration Europe (Londres) 2023 - novidades da saga

A nova série que ainda está em produção no Reino Unido, e será lançada em data a definir em algum momento de 2024. A série foi descrita como “uma mistura entre Frozen: Uma Aventura Congelante e Kill Bill” pela equipe criativa, e “um thriller que irá levar o público para uma galáxia repleta de mistérios sombrios, mostrando a ascensão dos poderes malignos nos dias finais da Alta República”.

Na trama, uma antiga padawan se reúne com seu Mestre Jedi para investigar uma série de crimes, mas as forças que os dois enfrentam são mais sinistras do que imaginavam. A série será situada mais ou menos 100 anos de SW:A Ameaça Fantasma – Episódio 1, em um período conhecido como “Alta República”.

‎Leslye Headland (Boneca Russa) está desenvolvendo a série ao lado de Rayne Roberts, integrante do Lucasfilm Story Group que trabalhou em todos os filmes da franquia, bem como Star Wars Rebels.‎ Durante a SW: Celebration, a showrunner da série, Headland chamou a atriz Rebecca Henderson ao palco, para anunciar que ela irá interpretar a heroína Jedi da Alta República, Vernestra Rwoh. A personagem foi introduzida no livro Light of the Jedi de Charles Soule. Desde então, ela também apareceu em séries em quadrinhos e vários outros livros que se passam durante a era da Alta República no universo Star Wars.

Também foi confirmado o primeiro Wookie Jedi de toda a franquia. O personagem, ainda sem nome revelado, será vivido pelo ator Joonas Suotamo, mais conhecido por ter interpretado Chewbacca na trilogia Star Wars dos anos 2010. O ator voltará a dar vida a um Wookie, dessa vez um verdadeiro Jedi.

Em entrevista ao Collider, ‎Leslye Headland, revelou que escalou a Ordem Jedi como antagonistas, e não heróis: “Eu acho que é difícil, em Star Wars, fazer algo que critique de qualquer forma os Jedi. Nós vimos isso com o filme de Rian Johnson [diretor de Os Últimos Jedi]. Entende o que eu estou falando? Especialmente naquele momento, as pessoas estavam nervosas com a possibilidade de falar algo ruim sobre esta instituição, inferir que eles não são o grupo de heróis brilhantes e perfeitos que sempre agem com intenções nobres”

Segundo Headland, Kathleen Kennedy (chefe da Lucasfilm) não hesitou quando ela trouxe a ideia de mais uma vez cutucar essa ferida em The Acolyte: “Quando você vai contar uma história sobre os Sith, bom… os Jedi são os antagonistas deles. Talvez isso deixe alguns fãs nervosos, mas Kathleen não ficou. Quando conversamos pela primeira vez sobre a série, eu não senti que estava competindo por um trabalho. Ela só queria saber o que eu planejava fazer sobre algumas questões da mitologia, e eu sinto que consegui incluir as coisas que sei sobre Star Wars, e as coisas que amo sobre Star Wars, dentro da linha narrativa emocional que queríamos seguir”.

O elenco conta com Amandla Stenberg (O Ódio que Você Semeia), Jodie Turner-Smith (Sem Remorso), Lee Jung-jae (Round 6), Manny Jacinto (The Good Place), Dafne Keen (Logan, His Dark Materials), Dean Charles-Chapman (1917) e Carrie-Anne Moss (Matrix) estão no elenco da série.

Em entrevista ao Screen Rant, a atriz Dafne Keen, revelou que irá interpretar um jedi: “Não posso dizer muito. Posso dizer que ela é uma alienígena… ela é muito durona. Ela pode brincar um pouco com sabres de luz, o que foi divertido. É uma honra ser uma Jedi”.

Durante a SW: Celebration em Londres, a Lucasfilm apresentou o primeiro teaser para a plateia, mas infelizmente o mesmo não foi liberado para a imprensa ou público em geral. Pela descrição: o teaser mostra um Mestre Jedi (Lee Jung-Jae) ensinando alguns jovens, dizendo a eles: “Feche os olhos. Seus olhos podem enganá-lo. Não devemos confiar neles.” Em seguida, a misteriosa personagem interpretada por Carrie Anne-Moss pode ser visa sentada em um bar, usando um capuz. Ela é então atacada por uma mulher (Amandla Stenberg) vestindo uma túnica roxa, com duas facas nas mãos. O Jedi interpretado por Charlie Barnett apareceu brevemente, e pudemos ver que ele possui um sabre de luz amarelo. Além disso, os neimoidianos da Federação do Comércio também puderam ser vistos brevemente.

 

Skeleton Crew

Outra novidade apresentada pela Lucasfilm foi sobre a série Skeleton Crew. A trama se passará após os eventos de Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi, acompanhando um grupo de quatro crianças de um planeta pequeno que se perdem na galáxia e precisam encontrar o caminho de volta para casa. O ator britânico Jude Law (Capitã Marvel, Sherlock Holmes) é um dos protagonistas principais da série. A série foi criada por Jon Watts, em parceria com Jon Favreau e Dave Filoni. Watts, que é conhecido por seu trabalho na trilogia do Homem-Aranha da Marvel Studios, também será produtor e deve dirigir o piloto da série. Devido a agenda cheia do Watts, também foram anunciados os outros diretores e diretoras para a série em sua primeira temporada: David Lowery (A Lenda do Cavaleiro Verde), Os irmãos Daniels (que recentemente venceram o Oscar com Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo), Jake Schreier (Treta), Bryce Dallas Howard (The Mandalorian) e Lee Isaac Chung (Minari).

skeleton Star Wars Celebration Europe (Londres) 2023 - novidades da saga
Jude Law com a equipe de Skeleton Crew

Sobre o elenco, além do já confirmado Jude Law, o elenco de Skeleton Crew contará também com os atores-mirins Ravi Cabot-Conyers (Encanto), Kyriana Kratter, e Robert Timothy Smith.

Durante a SW: Celebration em Londres, o teaser da série foi apresentada ao público presente, mas não liberada para imprensa e público em geral. A descrição baseado em que assistiu foi: um grupo de quatro crianças fugindo em uma galáxia, perseguidas por alienígenas de todos os tipos, até que se deparam com um Jedi, interpretado por Jude Law.

As filmagens começaram em no começo de setembro de 2022 em Los Angeles e se encerraram em janeiro de 2023. A ideia inicial era lançar a série ainda em 2023, mas pode ser que fique para 2024.

 

Séries animadas:

 

SW: Tales of the Jedi – 2ª Temporada

Durante a Star Wars Celebration, ocorreu o anúncio da confirmação da 2ª temporada de SW: Tales of the Jedi (Contos dos Jedi). Dave Filoni disse no auditório: “Contos dos Jedi foi tão divertido da primeira vez que decidi fazer mais. Quando eu voava de volta das gravações de The Mandalorian, eu escrevia essas histórias no avião e acabei gerando esta série. Eu queria explorar alguns personagens e baseá-los em ideas que eu tinha enquanto fazia Clone Wars… sem criar uma série completa.“

A primeira temporada, de seis episódios, focou sua atenção em personagens como Ahsoka Tano e Conde Dookan. A segunda temporada não tem data pra ser exibida.

 

SW: Young Jedi

SW: Young Jedi (Aventuras dos Jovens Jedi), série animada voltada ao público infantil, irá acompanhar as aventuras dos younglings (Jedi iniciantes) enquanto eles embarcam em aventuras e começam suas jornadas para se tornarem padawans e Cavaleiros Jedi. O elenco original de voz conta com Jamaal Avery Jr. (como Kai Brightstar), Juliet Donenfeld (Lys Solay), Dee Bradley Baker (Nubs), Emma Berman (Nash Durango), Jonathan Lipow (RJ-83) e Piotr Michael (Mestre Yoda).

Durante a SW: Celebration em Londres, foi anunciado o primeiro trailer :

A série foi criada e dirigida por Elliot Bour, animador de vários desenhos da Disney como Mulan, Alladin e Pocahotas.

A série estreia no Disney+ em 04 de Maio de 2023 !

 

SW:Visions – 2ª temporada

Durante a SW: Celebration 2023, em Londres, a série animada de curtas SW: Visions, criada como base nos desenhos animes e outros, teve anunciada sua segunda temporada. Assim como a temporada inicial anterior, a nova temporada trará visões e estilos diferentes de animação para a saga Star Wars, tratada como uma antologia. Cada um deles é idealizado por um estúdio diferente ao redor do mundo – confira os títulos e nomes por trás dos novos curtas:

“Sith”, do estúdio El Guiri (Espanha)
“Screecher’s Reach”, do estúdio Cartoon Saloon (Irlanda)
“In the Stars”, do estúdio Punkrobot (Chile)
“I Am Your Mother”, do estúdio Aardman (Reino Unido)
“Journey to the Dark Head”, do Studio Mir (Coreia do Sul)
“The Spy Dancer”, do estúdio La Cachette (França)
“The Bandits of Golak”, do estúdio 88 Pictures (Índia)
“The Pit”, do estúdio D’art Shtajio (Japão)
“Aau’s Song”, do estúdio Triggerfish (África do Sul)

Foi apresentado também o trailer da temporada:

A série estreia no Disney+ em 04 de Maio de 2023 !

 

SW: The Bad Batch – 3ª temporada confirmada

Foi também confirmada a renovação para sua 3ª e última temporada, encerrando seu ciclo. Os episódios finais da trama estrearão em algum momento de 2024 no Disney +, de acordo com o painel dedicado à série no evento. The Bad Batch acompanha as aventuras da Força Clônica 99, um grupo de soldados clones com mutações genéticas, inicialmente introduzidos ao universo Star Wars em The Clone Wars. Os personagens se tornam mercenários pela galáxia após o fim das Guerras Clônicas.

 

Os projeto engavetados ou no limbo:

Nos últimos anos, vários novos projetos da Saga Star Wars foram anunciados no formato de filmes para o cinema e séries de TV. A SW:Celebration 2023, em Londres, seria a chance de ver a atualizações destes projetos, que ao longo dos anos, acabam no esquecimento… a CEO da Lucasfilm Kathleen Kennedy, em entrevista a imprensa durante o evento, revelou o andamento destes projetos:

 

O Filme para o cinema desenvolvido por Taika Waititi (Thor): Em entrevista para a Variety, Kennedy disse: ‘Taika ainda está trabalhando nisso. Ele está escrevendo o roteiro. Ele não quer trazer outras pessoas para o processo e eu não o culpo. Ele tem um jeito bastante único. E queremos proteger isso e o que ele está fazendo. Mas irá sair algum dia…’. Taika foi criticadíssimo pelo filme Thor: Amor e Trovão, considerado um dos piores do MCU, e ainda mais por conta de ter admitido que criou situações no filme que irritaram os fãs dos quadrinhos de forma proposital, para deixá-los com raiva, indo contra o cânone das HQs e deturpando várias situações e personagens.

Star Wars: Rogue Squadron (ex-Patty Jenkins): Em entrevista com o IGN, Kennedy, indicou que Star Wars: Rogue Squadron ainda pode acontecer, ainda que seja como série no Disney+: “Nós ainda conversamos muito sobre Star Wars: Rogue Squadron. É definitivamente algo que ainda pode acontecer, seja como filme ou mesmo que acabe no formato de uma série.” O projeto foi primeiramente anunciado a quase 2 anos que teria Patty Jenkins (Mulher-Maravilha) como diretora. Mas Jenkins, saiu do projeto por diferenças criativas e o mesmo foi engavetado.

Nova Trilogia SW dirigida por Rian Johnson: Falando em entrevista a Variety, Kennedy, disse que o projeto ainda poderá acontecer: “Rian e eu conversamos o tempo todo. Ele está incrivelmente ocupado. Então, não estamos ativamente envolvidos em nada no momento, porque ele está seguindo com a franquia de Knives Out e, em seguida, Deus sabe o que mais. Mas, ele realmente quer voltar para a galáxia. É um grande compromisso de tempo. Nesse momento, é uma questão de agenda para Rian.” O projeto havia sido anunciado oficialmente a 6 anos atrás, durante o lançamento de Star Wars: Os Últimos Jedi, mas a recepção do filme gerou tanto descontentamento dos fãs acerca de vários assuntos, sendo o destino dado a Luke Skywalker a maior fonte de críticas ao longa, que o projeto foi adiado. E depois de tantas idas e vindas, ainda está em aberto, o que é uma má notícia para quem detestou ver como Johnson tratou Luke, seu sabre de luz e outros conceitos basilares de Star Wars, e uma boa notícia para quem relevou isso em prol dos aspectos técnicos do filme, que é bom sob esse aspecto e tem uma profundidade nem sempre vista na saga.

 

Projeto de filme de Kevin Feige: Este é o mais polêmico, pois trata de um projeto de responsabilidade de um chefe de outro estúdio da Disney, no caso o Kevin Feige (CEO da Marvel). Tudo começou em setembro de 2019, quando Alan Horn, executivo da Disney, em entrevista ao Hollywood Reporter, disse que a CEO da Lucasfilm estaria atrás de novas histórias e ideias pra a franquia. Feige, que é grande fã de Star Wars e comanda a Marvel com bastante competência, se dispôs a criar um novo filme para a saga. Não houve especificações sobre qual história ou período será abordado, mas Feige estava atrás de um novo ator importante e bastante conhecido para liderar o novo filme como um novo personagem carismático. Em novembro daquele ano, em outra entrevista para o THR, Kennedy falou sobre o envolvimento de Feige: “Kevin é um grande fã de Star Wars e ele deixou isso bem claro. E acho que quando ele foi fazer um dos filmes do Homem-Aranha ele percebeu que pode brincar dentro e fora do que ele faz com a Marvel. Ele falou conosco, falou com o estúdio, e disse ‘existe alguma chance de eu poder me intrometer e fazer algum dos filmes Star Wars?’. E eu achei uma ideia bem legal”. Após anos de boatos, agora durante a SW: Celebration, em Londres, Kennedy tentou esclarecer a situação em entrevista ao IGN dizendo que o projeto do filme de Feige nunca teve sinal verde: “Bem, essas coisas não foram arquivadas, ou engavetadas. O desenvolvimento é um processo complicado e de longo prazo. Nós lidamos com situações de agendamento. Porque, obviamente, pessoas realmente talentosas estão trabalhando. Então, muitas vezes não é uma prateleira. É mais como: ‘Está pronto?’ O projeto de Kevin Feige foi algo noticiado pela imprensa. Mas, nada nunca foi desenvolvido. Nunca discutimos uma ideia. Todo mundo sabe que Kevin é um grande fã de Star Wars. Se ele inventasse alguma coisa, eu seria todo ouvidos. Mas, isso nunca realmente aconteceu, então não é um projeto abandonado. Isso simplesmente nunca aconteceu.”. As palavras de Kennedy vem contra as notícias que surgiram a pouco tempo. Fontes consultadas pela Variety apontam que esse filme permaneceu vivo até poucos meses atrás, quando Michael Waldron (Doutor Estranho no Multiverso da Loucura) declarou que havia começado a trabalhar no roteiro. Mas as responsabilidades de Feige com a Marvel, desenvolvendo o MCU, contratando Waldron, para o novo filme Vingadores: Guerras Secretas, de 2026, fez Feige ter que abandonar o projeto por enquanto.

 

Obi Wan Kenobi – 2ª Temporada: a série de Obi Wan Kenobi protagonizada por Ewan McGregor,no Disney+ e se passa dez anos após os dramáticos eventos de Star Wars Episódio III – A Vingança dos Sith, e trouxe o reencontro entre o Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi e Darth Vader (Hayden Christensen). Houve certo ceticismo com relação a ela, e apesar da nostalgia com os fãs, houve muita crítica com relação ao resultado final, já que a série tem problemas seríssimos de roteiro, edição, direção e até montagem, mas o principal problema é a reiterada quebra da série com relação ao canon da saga, várias vezes infringido. Durante a SW: Celebration, Kathleen Kennedy, falou sobre uma nova temporada para a Variety: “Isso não está em desenvolvimento ativo. Mas eu nunca digo nunca, porque sempre há uma possibilidade. Essa série foi tão bem recebida e [a diretora] Deborah Chow fez um trabalho tão espetacular. Ewan McGregor realmente quer continuar”. Claramente Kennedy ou não soube da real recepção dos fãs ou está ignorando a maior parte deles…

 

Serie do Lando: Anunciada há quase três anos, a série do jovem Lando Calrissian recebeu uma importante atualização por Kathleen Kennedy falando ao IGN : “Eu posso dizer que isso ainda está acontecendo, e Donald Glover (Han Solo: Uma História Star Wars) está muito animado (para retornar).”

 


[RM-RS – Lucasfilm / Disney / Entertainment Weekly / Yahoo News / ComicBook / The Hollywood Reporter / IGN / Variet / O Vício]

The following two tabs change content below.
AvatarRicardo-150x150 Star Wars Celebration Europe (Londres) 2023 - novidades da saga

Ricardo Melo

Profissional de TI com mais de 10 anos de vivência em informática. Tem como hobby assistir seriados de TV, ir ao cinema e namorar!!! Fã de rock'n'roll, música eletrônica setentista, ficção-científica e estudos relacionados a astronáutica. Quis ser astronauta, mas moro no Brasil... Os anos 80 foram meu playground!

8 thoughts on “Star Wars Celebration Europe (Londres) 2023 – novidades da saga

  1. SW é o maior produto cultural ja criado pelo homem, depois dos quadrinhos de super herois… mas os quadrinhos sao bem administrados hahahahahahahahah

  2. bom sejamos francos, tirando as reclamacoes i d i o t a s sobre lacração, sobre personagens latinos, protagonistas mulheres, de resto a gestao da Disney sobre SW tem sido bem abaixo do esperado mesmo

    1. Opinião pessoal, a série se passa no espaço, com milhares de raças de todos os tipos, reclamar de preto, latino, asiaticos na produção é meio hipocrisia de fã, então também não ligo com relação a isto…
      Mas na questão de administração da franquia foi péssima, má gestão geral. Então este é o grande mau ai da Disney, hoje o CEO Bob Iger, está sendo obrigado a cortar um monte de postos de trabalho por causa destas gestões de botequim…

  3. um monte de projetos interessantes, aí qd vc vai ver a realização, é tudo mais ou menos, tudo afronta o canon, tudo tem sua dose de lacração, tudo tenta diminuir os personagens classicos pra enaltercer os da Disney… da uma tristeza no coração ver o que SW virou

  4. Ja que a KK nao vai sair da Lucasfilm nossa esperança é Filoni e Feige… mas Filoni faz de tudo pra elevar Ashoka e seus personagens contra os classicos mesmo, como vcs disseram… e o Feige nao deve conseguir fazer nada de SW

  5. a série do Obi Wan foi “BEM RECEBIDA”??? em que mundo essa mulher vive? nao é a toa que é tão odiada e chamada de Rainha Louca

    1. Não se preocupe, ano que vem ela será substituída…será o fim do mandato, não querem quebrar agora pois a multa milionária não seria de interesse da Disney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *