Dúvida cruel: a (falta de) lógica das roupas dos cartoons Disney

10

Como vocês já sabem, a série “Dúvida Cruel” tem por objetivo abrir o olho das pessoas para as dúvidas que elas têm – mas ainda não sabem ou não perceberam – sobre aspectos subliminares de segmentos de nossa querida cultura ocidental.

Coisas importantíssimas para nossas vidas e para nossa sanidade se manter estável! 🙂

Anúncios

Disney-characters-251x300 Dúvida cruel: a (falta de) lógica das roupas dos cartoons DisneyJá vimos aqui, por exemplo, os paradoxos que o Pé com Pés do Patati Patata nos oferece (clique aqui para ler). Também já discutimos o mistério dos bichos que falam mas convivem com outros que não falam (clique aqui para ler).

Agora vamos nos aprofundar em um mar de ilogicidades trazidas à humanidade pelo saudoso Walt Disney, criador dos personagens hoje mundialmente famosos da Disney (der…), mas também conhecido nos guetos filosóficos como “aquele que abriu os porões da implausibilidade sobre a cultura pop da Terra”.

Meu caro Walt, poderíamos começar nos perguntando porque você mudou o nome do camundongo de Mortimer para Mickey, mas deixa pra lá. Diga-nos apenas porque é que o Pato Donald não usa calças, que é o que nos ferve o cérebro quando lemos suas HQs ou quando assistimos suas animações!

Sim, já que no seu “mundo maravilhoso” o Mickey e o Pateta, por exemplo, precisam proteger-se da cintura para baixo, então porque, em nome de tudo que é sagrado, o tio do Huguinho, do Zezinho e do Luizinho (e eles também) não precisa?!

Looney_Tunes-300x170 Dúvida cruel: a (falta de) lógica das roupas dos cartoons DisneyOk, confesso que sua criatividade mudou o mundo e nos trouxe o desenho animado e coisa e tals… mas veja lá a turma do coelho Pernalonga! Nenhum deles, inclusive o Patolino, usa roupa! Lá na Warner, pelo visto, não há incoerências com relação às roupas… nenhum dos principais Looney Tunes se veste.

Já lá pros lados dos castelos encantados, a coisa não é muito bem explicada… uns usam, outros não… outros usam, mas só uma parte…

superpato-300x300 Dúvida cruel: a (falta de) lógica das roupas dos cartoons DisneyNão sei se é um problema dos patos dísneicos, já que o Gastão, o Peninha, o Tio Patinhas e outros patos também gostam de se vestir apenas com camisas e casacos… deixando a parte de baixo livre, leve e solta.

Mas, se fosse isso, como explicar o Superpato?! Vejam seu uniforme aí ao lado… tem calça!!! Ora, se o Donald precisa de calças em algum momento… não precisa delas sempre? Um calção pelo menos?! Uma cueca?!?!

Não dá pra entender tanta incoerência…

Quer mais viajadas do titio Walt? Então toma essa:

Lembra do Ursinho Pooh? No meu tempo era Ursinho Puff, mas tudo bem (maldita globalização, que também mudou o nome do chocolate Lollo para Milkybar)… o que importa é que, assim como os patos de Patópolis (se a cidade tem esse nome por causa dos patos, então ondem moram Mickey e Pateta?!?!) são uma exceção, o coitado do Pooh também é!

Pooh-300x225 Dúvida cruel: a (falta de) lógica das roupas dos cartoons DisneyNa turminha principal do Pooh, que tem também o tigre Tigrão, um leitãozinho feio e um burrinho tristonho cujos nomes não lembro (e tive preguiça de pesquisar), o coitado do ursinho é o único que usa roupa! Pior: é só uma camisetinha baby look esgarçada (de novo, nada de calças)…

Ok, o Pooh e sua turma não são criação de Walt, mas depois que compraram os personagens, cacilda, podiam ter arrumado essa incongruência, não? Pensando bem, claro que não… esperar o que de alguém que faz aquilo com o Donald?!!!…

Ah… me lembrei de mais um caso de “ilógica 101%” no universo Disney: os ratinhos da Cinderela! Sim, na epopéia da Cinderela, os seus amiguinhos coadjuvantes são os ratinhos que vivem nas paredes da casa. Podemos notar que eles usam toucas, camisetas, sobretudos, sapatos… mas não usam calças!

ratinhos-214x300 Dúvida cruel: a (falta de) lógica das roupas dos cartoons DisneyDe novo as calças! Mas que coisa, Walt, você tem algum problema com calças!!!

Na animação da Cinderela, inclusive, quando Tatá, o ratinho gordinho e bonachão é “incluído” na turma de roedores, ele ganha as roupinhas… mas, como já dissemos, faltou uma peça importante do vestuário.

Enfim, meu caro Walt Disney, obrigado por preencher nossa infâncias com obras tão legais e personagens tão marcantes… mas, falando sério, você podia ter nos poupado desse conceituamento totalmente viajante quando resolveu vestir seus personagens heim…

Como pode alguém ser tão bom pra criar nomes, cidades, personalidades, conceitos, etc, etc, etc, e ser tão dissonante na hora de vestir os personagens?

Lamentável, Walt. Lamentável.

Ah, quanto à Margarida, meu Deus, deixa pra lá!

  • Update (29/07/2015)

500-300x142 Dúvida cruel: a (falta de) lógica das roupas dos cartoons DisneyO nosso leitor Márcio Credidio contribuiu ainda mais para o caos na Terra ao enviar, no Facebook, a imagem do Leão da Montanha, de Hanna Barbera, pedindo uma análise sobre a situação do personagem, conforme o escopo deste post. Pois é tatuzada, confesso que quando escrevi essa tese de doutorado, nem me lembrei dos personagens ‘HB’, mas agora o Márcio me mostrou que tudo que é ruim pode piorar! Vejam esse leão rosado que, apesar de não ter roupas, ainda assim consegue a proeza inominável de possuir um colarinho, uma gravata e os punhos do que seria uma camisa de manga longa! Se O Pato Donald é um vacilo homérico do titio Walt, o Leão da Montanha é um paradoxo metafísico conceitual ambulante! Buracos negros e realidades paralelas são fichinha de se explicar, perto do bonachão leão rosado…

Conclusão: se o Walt Disney é um mestre do anacronismo das vestimentas, a duplinha William Hanna e Joseph Barbera são uma mistura de Darkseid com Galactus, ou um ‘Thanos com a Manopla do Infinito“!

printfriendly-pdf-email-button-notext Dúvida cruel: a (falta de) lógica das roupas dos cartoons Disney
The following two tabs change content below.
AvatarRalph-150x150 Dúvida cruel: a (falta de) lógica das roupas dos cartoons Disney

Ralph Luiz Solera

Escritor e quadrinhista, pai de uma linda padawan, aprecia tanto Marvel quanto DC, tanto Star Wars quanto Star Trek, tanto o Coyote quanto o Papaléguas. Tem fé na escrita, pois a considera a maior invenção do Homem... depois do hot roll e do Van Halen, claro.

10 thoughts on “Dúvida cruel: a (falta de) lógica das roupas dos cartoons Disney

    1. Para estar sempre pronto para “nadar” ! Afinal, eles nem molham a parte superior ¯\_(ツ)_/¯

  1. “nenhum dos Looney Tunes se veste.” Aqui irei citar o Gaguinho e o Ligeirinho, só deixando baixo (no elenco principal)… O pato donald não usa para identificar como animal e não ficar demasiadamente antropomorfizado, tal como pateta, (veja o superpato, vc só identifica como pato pela cabela, sem as calças as características ficam mais marcantes, e na sequencia eles seguem esse estilo pela marca que criou, uma ou duas peças (mickey usa uma só [Calças], e o nome mickey foi mudado graças à esposa do Disney)

    1. Italo, de fato, alguns Looney Tunes se vestem mesmo… rs… mas relaxa, o texto é uma brincadeira. 🙂

    2. Ralph Solera as vezes acabo levando tudo muito ao pé da letra, 🙂 natural, acontece, nem percebo =p (tenho dificuldade em entender certas ironias/sarcasmo tbm 🙂 daí já viu)

    1. hehehehehe vlw Mateus… mas no Facebook teve gente brava por termos ‘criticado’ o Disney… tivemos que avisar que era uma brincadeira rs… abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *