Faleceu Jim Burns, co-criador do MTV Unplugged

1

NirvanaUnplugged-300x300 Faleceu Jim Burns, co-criador do MTV UnpluggedSe você gosta de rock, ouviu rock alguma vez em sua vida ou pelo menos tem um familiar ou amigo que ouve/ouviu rock, então você provavelmente já viu algum concerto Unplugged da MTV (sim, época que a MTV era boa e veiculava música, justificando seu nome). O conceito consagrou os shows acústicos e foi uma pequena revolução no meio musical nos anos 90.

Infelizmente o co-criador do formato Unplugged (inexistente até então), Jim Burns, faleceu na tarde de ontem aos 65 anos. Segundo o New York Post, Jim Burns que passeava seu com seu cão no dia 23 foi atingido por um dos característicos táxis amarelos de Nova Iorque próximo à 5ª Avenida, em Manhattan, ficando hospitalizado já em situação crítica, vindo por falecer ontem.

Anúncios

Jim, junto com Robert Small, criou em 1989 o Unplugged onde a proposta era convidar grandes nomes da música e deixá-los sem instrumentos elétricos no palco, criando um ambiente mais íntimo com a musicalidade e os instrumentos acústicos. Nomes como Elton John, Aerosmith, Stevie Ray Vaughan, dentre outros, passaram pelo programa. Porém foi no inicio da década de 90 que o show ganhou popularidade e peso no mundo da música e álbuns gravados durante o show chegaram a ganhar prêmios como o Unplugged de Eric Clapton que ganhou nada menos que seis Grammy (incluindo melhor música do ano com “Tears In Heaven”) e Nirvana (com Melhor Álbum de Música Alternativa).

No Brasil, os álbuns Unplugged também fizeram muito sucesso e revitalizaram carreiras como as do Capital Inicial e da Rita Lee, que andavam em baixa até o lançamento dos CDs acústicos gravados na MTV.


[SG-RS – Billboard]


printfriendly-pdf-email-button-notext Faleceu Jim Burns, co-criador do MTV Unplugged
The following two tabs change content below.
AvatarBlogger-150x150 Faleceu Jim Burns, co-criador do MTV Unplugged

Maxiverso

A equipe do Maxiverso é composta de redatores e escritores especialistas em diversas áreas, de modo que as notícias postadas serão sempre redigidas e revisadas pelos membros mais qualificados de nosso time.

1 thought on “Faleceu Jim Burns, co-criador do MTV Unplugged

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *