Indiana Jones 5: Spielberg, John Williams, Harrison Ford, figurino e trailer na D23

9

Algumas atualizações que estão chegando a conta gotas, sobre a produção do quinto (e prometido último), filme de Harrison Ford como Indiana Jones.

Filmado entre julho/2021 a fevereiro/2022, o longa recebeu vários adiamentos nos últimos anos desde seu anúncio pela Disney em 2016 (para estreia inicialmente em 2019). Os percalços foram muitos, mas com o fim das filmagens e processo de mais de um ano de pós-produção e divulgação, novas informações estão começando a chegar.

Anúncios

Tivemos em maio, durante a Star Wars: Celebration 2022, a primeira arte do filme com Ford como Indy, além da apresentação do mesmo.

As últimas novidades sobre o retorno do arqueólogo famoso em sua última aventura são:

 

Spielberg fala sobre a escolha de James Mangold para substituí-lo

No dia 26 de junho de 2022, o cineasta americano Steven Spielberg teve uma conversa em público mediada por Lin-Manuel Miranda, após uma exibição do filme Os Caçadores da Arca Perdida, no The United Palace em Manhattan, Nova Iorque. Durante a sabatina com o público, Spielberg falou pela primeira vez sobre as filmagens do Indiana Jones 5, na qual é produtor executivo, e na qual confirmou que não esteve pessoalmente:

“Quando abdiquei do meu papel de diretor e passei para o de produtor executivo, contratamos um diretor maravilhoso que está fazendo um trabalho sensacional e apaixonado nisso, James Mangold. Todos nós o amamos e Harrison o ama. Ainda não vi o filme. Ainda estou esperando para ver o filme todo finalizado, mas posso dizer que os diários estão fantásticos.”

 

Mestre John Williams apresenta ao público primeiro tema do 5° filme.]

O maestro John Williams, 90 anos, continua ainda bem ativo. Apesar de já ter anunciado sua aposentadoria, recentemente concluiu seus trabalhos para a trilha da minissérie Obi-Wan Kenobi, do Disney +, finalizou a trilha sonora do último filme dirigido por Spielberg, The Fabelsman, e está finalizando os trabalhos do quinto Indiana Jones. Embora o diretor Steven Spielberg tenha passado o bastão para James Mangold (Logan, Ford vs Ferrari), John Williams está à bordo em mais essa aventura da Lucasfilm para o arqueólogo mais amado da história do cinema.

Em entrevista para o The Associated Press em 23/06, o consagrado maestro disse: “No momento estou trabalhando em Indiana Jones 5, que Harrison Ford – que é um pouco mais jovem do que eu – acho que anunciou que será seu último filme. Então, pensei: se Harrison pode fazer isso, talvez eu também possa”.

A grande surpresa foi no último dia 02/09, durante uma apresentação no icônico teatro Hollywood Bowl de Los Angeles, o Maestro John Williams estava fazendo um concerto tocando vários de seus temas famosos do cinema quando anunciou para delírio da plateia presente, o que será um dos novos temas do inédito do Indy 5, Helena’s Theme, que ele revelou ter sido escrito para a personagem de Phoebe Waller-Bridge no filme. Já sabíamos que a estrela de Fleabag estava envolvida como protagonista feminina do filme, mas graças a John Williams, agora sabemos o nome de sua personagem: Helena. No mesmo evento, Williams, informou que teve a autorização do diretor James Mangold para compartilhar o novo tema e também descreveu Helena como “uma aventureira e uma femme fatale”, então parece que Indy pode ter encontrado alguém do sexo oposto igual a ele. Mads Mikkelsen, por sua vez, é o principal vilão. Outros membros do elenco incluem Boyd Holbrook, Thomas Kretschmann, Toby Jones e Antônio Banderas.

“Na semana passada estávamos gravando a música para o novo filme de Indiana Jones. Realmente parece fabuloso. Harrison Ford está fazendo tudo tão maravilhosamente bem. E eu não sei quantos anos ele tem. Para mim, ele é um adolescente. É brilhante assistir ele. E temos um personagem no filme, você vai amar, essa mulher, é Phoebe Waller-Bridge, que muitos de vocês sabem que é uma atriz fantástica. Suas cenas de comédia são maravilhosas e as cenas de ação são brilhantes, e ela e Harrison, é algo que você vai adorar ver os dois juntos. Conversando com nosso maravilhoso diretor Jim Mangold, homem fantástico, e na semana passada, enquanto estávamos gravando a música, Jim disse ‘por que você não toca no Bowl na próxima semana? Eu disse ‘Jim, o filme não vai sair até o ano que vem’. ‘Isso não importa, jogue no Bowl de qualquer maneira.’ Então aqui está o tema de Phoebe. Ela é meio que é uma aventureira e ela também é uma femme fatale. Ela é muitas, muitas coisas. E sua música, ela tem um tipo de música lírica como uma antiga estrela de cinema, com a qual ela se parece, exceto que ela é jovem e bonita e maravilhosa. Aqui está o Tema da Helena, seis meses adiantado.”

 

D23 Expo: figurino, a emoção de Ford e o trailer

A D23 Expo é uma feira/convenção exclusiva da Walt Disney Productions, criada em 2009 e apresentada anualmente com as novidades do mundo da Disney e suas produtoras e estúdios ligados, como Twenty Century, Marvel e Lucasfilm. Depois de dois anos sem acontecer, devido a pandemia, ela voltou a celebrar mais uma vez o reino mágico das produções Disney em sua cidade natal, Anaheim, na Califórnia (EUA) entre os dias 9 a 11 de setembro de 2022.

Entre as novidades mais aguardadas estavam os stands da produções e os anúncios dos estúdios. A apresentação da Lucasfilm aconteceu no dia 10 de setembro das 14 horas as 16 horas. Neste período, a Presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy apresentou todas as novidades das séries do momento do universo Star Wars e a nova série baseada no filme Willow – Na Terra da Magia. Mas o momento mais aguardado por todos foi a apresentação do novo filme do Indiana Jones.

É importante destacar primeiro,que desde sua abertura, no dia 09/09, um stand exclusivo para o quinto foi estava disponível para o público da D23, e três figurinos que foram usados no filme estavam em exposição: o uniforme completo e clássico de Indiana Jones, incluindo seu famoso chapéu Fedora, sua jaqueta de couro (com uma costura no braço esquerdo do tiro que levou em Caçadores da Arca Perdida), seu chicote e bolsa; o uniforme capote preto do provável vilão do filme, que foi interpretado pelo ator Mads Mikkelsen; e a roupa de aventureira da personagem Helena, interpretada pela atriz britânica Phoebe Waller-Bridge. Este figurino foi desenhado pela designer de moda Joanna Johnston, responsável pelo figurino do filme Indiana Jones e a Última Cruzada (1989).

08 Indiana Jones 5: Spielberg, John Williams, Harrison Ford, figurino e trailer na D23
Figurino clássico de Indiana Jones (Harrison Ford)

 

09 Indiana Jones 5: Spielberg, John Williams, Harrison Ford, figurino e trailer na D23
Figurino da personagem Helena (Phoebe Waller-Bridge)
10 Indiana Jones 5: Spielberg, John Williams, Harrison Ford, figurino e trailer na D23
Figurino do vilão (sem nome ainda) interpretado pelo ator Mads Mikkelsen

Junto a estes uniformes, também estavam 3 artes pintadas de cenas do próximo filme: A primeira uma fuga de quixá pela ruas de uma cidade do Marrocos, outra Indy e possivelmente Helena chega a um antigo hotel também no Marrocos e Indy e uma personagem desconhecida (pode ser Helena ou não), descobrem uma antiga tumba com conexões gregas…

boa1 Indiana Jones 5: Spielberg, John Williams, Harrison Ford, figurino e trailer na D23

boa2 Indiana Jones 5: Spielberg, John Williams, Harrison Ford, figurino e trailer na D23

boa3 Indiana Jones 5: Spielberg, John Williams, Harrison Ford, figurino e trailer na D23

No dia da apresentação da Lucasfilm, Kathleen Kennedy subiu ao palco com o letreiro do novo filme (ainda sem o título completo) no telão e convidou o diretor James Mangold, para falar sobre o filme:

d23-2 Indiana Jones 5: Spielberg, John Williams, Harrison Ford, figurino e trailer na D23
Mangold, Kennedy, Ford e Bridge

“Mas é claro, eu não poderia sair daqui sem falar sobre mais um projeto. Estamos trabalhando há um bom tempo neste. Estou muito feliz por receber no palco nosso diretor James Mangold.”

James Mangold: “Obrigado Kathy. É incrível estar aqui na D23 e olhar para todos esses fãs de Indiana Jones, de todos os outros projetos da Lucasfilm e da Disney. Mas falando de Indiana Jones, Kathy, você trabalhou em cada um deles.”

Kathleen Kennedy: “Sim. Eu fiz os cinco.”

James Mangold: “Sim, você fez os cinco. Bem, junto com muitas pessoas que colaboraram conosco neste, Steven Spielberg, Harrison Ford, Frank Marshall…”

Kathleen Kennedy: “George Lucas!”

James Mangold: “George Lucas, e o surpreendente John Williams.”

Kathleen Kennedy: “E também quero dizer Industrial Light & Magic, porque a ILM é, eles sempre fazem um trabalho incrível.”

James Mangold: “Não me esqueci, ILM, é claro. Quero dizer, muitos dos maravilhosos artesãos e artistas que trabalharam se juntaram a mim neste, e eu estou meio que um Monte Rushmore [famosa montanha esculpida com os presidentes americanos] de grandes artistas criativos fazendo este filme. Eu tenho que dizer que o dia em que Harrison, você e Steven vieram até mim para falar sobre fazer esse filme foi um momento muito congelante para mim porque, você sabe, eu vi Caçadores da Arca Perdida no Mid Valley Mall em Middletown, Nova York, no ensino médio, e é uma das razões pelas quais me tornei um diretor de cinema. E então estou trabalhando neste filme quando um dos meus produtores é Steven Spielberg, que é um dos meus cineastas favoritos de todos os tempos, e minha estrela é Harrison Ford, que é um dos meus atores favoritos de todos os tempos. Meu compositor é John Williams, que é um dos maiores compositores de todos os tempos. E foi uma honra e um prazer colaborar com você nisso, e Frank [Marshall], e todos, e você sabe, nós estamos agora, ontem eu estava sentado com John e estamos pontuando agora, já que alguns de vocês podem ter ido ao concerto do Hollywood Bowl, você teria uma prévia de algumas de suas partituras. E isso me lembra a outra adição maravilhosa a este elenco, que é a fenomenal talentosa Phoebe Waller-Bridge que se junta a nós. Então eu estava cercado por um tremendo talento e apoio e tanta boa vontade e conselhos, e me vi vivendo uma espécie de fantasia que eu tinha quando estava no ensino médio, que era imaginar como seria fazer um destes filmes, e o tempo todo honrando em minha própria mente o que esses filmes são para você e para mim, e tentando trazer isso de volta no próximo ano.”

d23-1 Indiana Jones 5: Spielberg, John Williams, Harrison Ford, figurino e trailer na D23
Harrison Ford, kathleen Kennedy, James Mangold e Phoebe Waller-Bridge.

Kathleen Kennedy: “Bem, eu só vou dizer que ele trouxe isso de volta tão completamente que acho que precisamos mostrar um pouco.”

James Mangold: “Um pouco de algo.”

Neste momento o trailer é exibido… pouco depois o ator Harrison Ford, a atriz Phoebe Waller-Bridge subiram ao palco com uma chuva de palmas e ovações dos presentes na plateia. Ford, profundamente emocionado e com a voz embargada falou ao público:

d23-3 Indiana Jones 5: Spielberg, John Williams, Harrison Ford, figurino e trailer na D23
Harrison Ford

Harrison Ford: “Oh, obrigado. Obrigado por fazer desses filmes uma experiência tão incrível para todos nós. Dando a oportunidade para nós fazermos esses filmes para você. E acho que estou muito orgulhoso de dizer, estou muito orgulhoso de dizer que este é fantástico. E ela (apontando para a atriz Phoebe) é uma das razões. Os filmes de Indiana Jones são sobre mistério e aventura, mas também são sobre coração. E estamos muito, muito felizes por termos uma história realmente humana para contar, bem como um filme que vai chutar seu traseiro. Então, estou muito feliz por estar aqui novamente, e talvez pelo, não. Não talvez. É isso. Não vou me apaixonar por você novamente. Mas obrigado E obrigado Jim Mangold por pegar, por juntar as peças e fazer um espetacular… um filme espetacular .”

d23-4 Indiana Jones 5: Spielberg, John Williams, Harrison Ford, figurino e trailer na D23
Harrison Ford e Phoebe Waller-Bridge

James Mangold: “Obrigado. Você sabe, uma coisa que eu quero dizer é quando Harrison e eu começamos a falar sobre o que iríamos fazer com este filme, bem, as três palavras que continuavam vindo à nossa mente eram Phoebe Waller-Bridge… E então, então, tivemos uma ideia sobre como criar um ótimo contraste para ele nesta aventura. E devo dizer que é um dos, mal posso esperar para você ver o filme, porque ambos atores são incríveis, e espero, Phoebe, que você tenha se divertido fazendo isso.”

Phoebe Waller-Bridge: “Eu tive o melhor momento da minha vida fazendo este filme, e me sinto incrivelmente sortuda por trabalhar com vocês, lendas, e acompanhar esse cara (apontando para Ford) é exaustivo. Nós fizemos tantas coisas inacreditáveis ​​juntos, e perseguimos um ao outro pelos lugares mais incríveis, e eu realmente, esses filmes significam muito para mim também, e Jim, você protegeu e trouxe de volta tudo o que todo mundo ama e precisa nestes filmes, e depois trouxe esse outro brilho extra que é puramente você. Então, muito, muito obrigado por me envolver. E mal posso esperar para que vocês vejam porque é tão divertido de assistir quanto de fazer.”

James Mangold: “Eu não posso esperar.”

Kathleen Kennedy: “Obrigado a todos, vamos nos ver no próximo verão.”

 

https://youtu.be/1BDy4ModbUA

 

E reencontro de Indy… com Short Round!

O evento da Disney também serviu para reunir, após 35 anos, o ator Harrison Ford com o também ator Ke Huy Quan, que estreou como ator mirim em Indiana Jones e o Tempo da Perdição (1984)  na pele do personagem Short Round (Baixinho). O ator vietnamita tinha 13 anos na época e agora tem mais de 50. Infelizmente, ele não faz parte do novo filme e estava na D23 para participar do painel de Loki. Ke Huy Quan foi anunciado como principal novidade no elenco da 2ª temporada da série da Disney+. Mas aproveitou o evento para se reencontrar com Ford e também com os produtores Frank Marshall e Kathleen Kennedy, que deram a oportunidade para ele quando criança. Uma das imagens mais marcantes do evento.

kennedymarshall Indiana Jones 5: Spielberg, John Williams, Harrison Ford, figurino e trailer na D23
Ke Huy Quan reencontra os produtores Marshall e Kennedy

Em conversa com Kyle Buchanan, repórter do NYT, o ator disse que ficou inicialmente nervoso de encontrar com Ford. “Estava pensando: ‘será que ele vai me reconhecer?’ A última vez que ele me viu, eu era uma criança”.

“Quando me aproximo, ele se vira e aponta o dedo para mim, e ele tem aquele olhar clássico, famoso e mal-humorado de Harrison Ford e pensei ‘meu Deus, ele acha que eu sou um fã e vai mandar eu ficar longe’”, continuou Quan, que teve uma grata surpresa quando o veterano o reconheceu. “Ele apontou para mim e disse: ‘Você é o Baixinho?’ Na hora, fui transportado de volta para 1984, quando eu era criança, e disse: ‘sim, Indy’. Ele disse ‘venha aqui’ e me deu um grande abraço”

Capturar Indiana Jones 5: Spielberg, John Williams, Harrison Ford, figurino e trailer na D23
Harrison Ford (Indy) reencontrando Short Round (Ke Huy Quan)

Por fim, cabe o registro de que Kevin Feige, responsável pela Marvel Studios, diz que ficou um pouco chocado depois de assistir ao trailer de Indiana Jones 5 quando ele começa sua apresentação da Marvel #D23Expo.

 


[RM-RS – The Raider.net / The Associated Press / New York Times]

printfriendly-pdf-email-button-notext Indiana Jones 5: Spielberg, John Williams, Harrison Ford, figurino e trailer na D23
The following two tabs change content below.
AvatarRicardo-150x150 Indiana Jones 5: Spielberg, John Williams, Harrison Ford, figurino e trailer na D23

Ricardo Melo

Profissional de TI com mais de 10 anos de vivência em informática. Tem como hobby assistir seriados de TV, ir ao cinema e namorar!!! Fã de rock'n'roll, música eletrônica setentista, ficção-científica e estudos relacionados a astronáutica. Quis ser astronauta, mas moro no Brasil... Os anos 80 foram meu playground!

9 thoughts on “Indiana Jones 5: Spielberg, John Williams, Harrison Ford, figurino e trailer na D23

  1. Vi num outro post seu que teve varios projetos recusados pra sequencias de Indi… nao entendo como uma franquia com tanta grana nao gerou mais filmes e ate spin offs, que sao a moda atualmente

    1. Sim, várias ideias, que acabaram sendo canceladas…nos filmes do Indiana Jones, para fazer alguma coisa é preciso que 3 partes aprovem…se uma gostar e outra não, o projeto não vai pra frente. Então George Lucas, Steven Spielberg e Harrison Ford, devem concordar os três pra ir pra frente….Hoje na Disney, os executivos de dentro, que aprovam.

      Sobre Spin off, bem “O Jovem Indiana Jones” foi um spin off, mas prepare-se, em breve vamos soltar informações sobre algo acontecendo no Disney +, só estamos atrás de mais detalhes…

  2. ja vi o Ford reclamar do papel… assim como reclamava de ser o Han Solo… mas ta sempre la voltando… um hipocrita ou apenas mal humorado?

    1. Na verdade, Indiana Jones é o personagem que mais ama fazer, ao contrário de Han Solo, na qual pediu pra ser morto ainda no Retorno de Jedi. Mas para o quinto filme, já avisou que será seu último…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *