Enola Holmes: Millie Bobby Brown estreia filme como irmã de Sherlock

6

Ela só tem 16 anos, mas já tem uma fortuna de aproximadamente US$ 3 milhões, algo que subirá consideravelmente nos próximos anos.

Estamos falando da atriz mirim e modelo inglesa Millie Bobby Brown, conhecida do público internacionalmente como Eleven / Jane (ou Onze, na tradução brasileira), personagem principal do seriado juvenil Stranger Things, grande sucesso da plataforma stream Netflix.

Anúncios

Enquanto aguarda a estreia da quarta temporada de Stranger Things, um sucesso absoluto, a jovem atriz, vai aceitando novos trabalhos e desafios. Um recente foi Godzilla II – O Rei dos Monstros (2019) e outro será Enola Holmes, com estreia mundial e exclusiva no Netflix a partir de setembro de 2020.

Quem é Enola Holmes ?

enolalivros Enola Holmes: Millie Bobby Brown estreia filme como irmã de Sherlock

Enola Holmes, é uma personagem da literatura juvenil, criado pela escritora americana Nancy Springer. A personagem é a irmã mais nova de Sherlock e Mycroft Holmes, mas não existe oficialmente nos livros originais de Sherlock Holmes lançados por Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930). No canon oficial, em verdade, não existe qualquer citação a “irmã mais nova”, não querendo dizer que ela poderia existir em outras publicações. Recentemente, a nova adaptação da BBC, o seriado Sherlock com Benedict Cumberbatch em sua quinta temporada, introduziu também uma irmã mais nova, chamada Eurus Holmes, com as mesmas habilidades dos irmãos Holmes mais famosos.

Nancy Springer lançou o primeiro livro da personagem em 2006, em uma série chamada Os Mistérios de Enola Holmes, em um total de 6 volumes até 2010:

O Caso do Marques Desaparecido (2006)
O Caso da Senhorita Canhota (2007)
O Caso dos Buquês Bizarros (2008)
O Caso do Estranho Leque Rosa (2008)
O Caso da Crinolina Misteriosa (2009)
O Caso do Adeus Cigano (2010)

Todos os livros foram publicados no Brasil pela editora Novo Século, desde 2012.

Adaptação para as telas

A série de livros Os Mistérios de Enola Holmes começou a fazer sucesso a nível mundial, e isto abriu a possibilidade de uma adaptação cinematográfica. Em janeiro de 2018, sites especializados em notícias do mundo do entretenimento anunciaram que a produtora cinematográfica Legendary Entertainment havia adquirido os direitos de adaptação para o cinema, e havia realizado um acordo de produção de um filme baseado no primeiro livro com a produtora PCMA Productions, cuja proprietária é a atriz Millie Bobby Brown, escolhida também para ser a personagem principal Enola Holmes. A Warner Bros se comprometeu a lançar o filme nos cinemas em 2020.

Em fevereiro de 2019 a Variety informou que o diretor Harry Bradbeer (série Killing Eve) foi escolhido para dirigir o longa, com o roteirista inglês Jack Thorne (Extraordinário e Harry Potter e a Criança Amaldiçoada) escolhido para escrever o roteiro do filme, adaptado do primeiro romance, O Caso do Marquês Desaparecido.

A ideia principal da Legendary Entertainment e da atriz Millie Bobby Brown é que o sucesso do filme transforme tudo em uma franquia com vários outros filmes, adaptando os outros livros lançados por Nancy Springer. Para isto, a Legendary não mediu esforços para contratar um bom elenco para atuar ao lado da jovem Brown. Um dos nomes chave seria o personagem Sherlock Holmes: depois de uma disputa entre dois atores ingleses famosos na qual chegou a ser considerado Nicholas Hoult (X-Men: Primeira Classe), o escolhido foi o ator Henry Cavill (O Homem de Aço). Para o papel de Mycroft foi escolhido Sam Claflin (Como Eu Era Antes de Você e Jogos Vorazes). E para fechar o papel de mãe da protagonista, foi escolhida a veterana atriz inglesa Helena Bonham Carter (série Harry Potter), que tem um papel fundamental no filme.

Enola-Holmes Enola Holmes: Millie Bobby Brown estreia filme como irmã de Sherlock
Enola Holmes (Millie Bobby Brown) ao lado de seus irmãos Sherlock (Henry Cavill) e Mycroft (Sam Claflin)

As filmagens principais começaram em Julho de 2019, em Luton Hoo no condado de Bedfordshire no Reino Unido. As filmagens foram finalizadas em setembro de 2019. No início de 2020, quando o filme estava na pós-produção, veio a pandemia do vírus Covid-19, colocando várias produções e lançamentos em cheque, sendo que a maioria dos lançamentos foram cancelados ou adiados. Em abril de 2020, o canal Netflix anunciou que havia comprado os direitos de exibição do filme que pertenciam à Warner Bros, com exclusividade no seu canal de stream. O filme ganhou uma data de estreia mundial e exclusiva no canal para dia 23 de setembro de 2020.

O trailer oficial e um poster foram divulgados:

https://youtu.be/tepSsQeQA0U

Processo

Por ser um personagem da literatura, Sherlock Holmes possui seus direitos autorais protegidos por uma organização, a State of Arthur Conan Doyle, e segundo o The Hollywood Reporter, em julho de 2020 eles estavam abrindo um processo contra a Netflix e contra a adaptação do filme. Para entender o processo é preciso saber que Sherlock Holmes é um personagem que está presente na cultura pop por mais de 130 anos e, devido à sua longevidade, faz parte do domínio público há bastante tempo – o que significa que qualquer um está livre para fazer o que quiser com as histórias. Entretanto, nem todas as histórias centradas no personagem estão, de fato, disponíveis para o público.

Alguns contos, de fato, ainda estão protegidos pelo estado por serem bastante divergentes da personalidade do protagonista, apresentando o detetive como alguém “amável“, “capaz de ter amizades“, “expressar emoções” e “respeitar mulheres“. Essas mudanças foram escritas em resposta ao momento em que Conan Doyle perdeu sua família na I Guerra Mundial, decidindo que o analítico e calculista personagem precisava crescer e deixar de ser “emotivo”. Como o filme Enola Holmes mostra um Sherlock mais emotivo, a State of Arthur Conan Doyle decidiu que isto fere os direitos autorais do personagem que ainda não foram expirados. Para a organização, o detetive deve, por lei, ser “frio e calculista“!

O processo corre em segredo de justiça, e a Netflix manteve a data de estreia da produção para 23 de setembro de 2020.


[RM-RS – Amazon / Variety / Deadline / Hollywood Reporter]

printfriendly-pdf-email-button-notext Enola Holmes: Millie Bobby Brown estreia filme como irmã de Sherlock
The following two tabs change content below.
AvatarBlogger-150x150 Enola Holmes: Millie Bobby Brown estreia filme como irmã de Sherlock

Maxiverso

A equipe do Maxiverso é composta de redatores e escritores especialistas em diversas áreas, de modo que as notícias postadas serão sempre redigidas e revisadas pelos membros mais qualificados de nosso time.

6 thoughts on “Enola Holmes: Millie Bobby Brown estreia filme como irmã de Sherlock

  1. li tudo do Doyle… adoro Sherlock..
    Mycroft sempre foi menos que coadjuvante: aparecia raramente em algum conto
    Ja Enola, que nao é canon, surgiu depois… é um personagem apócrifo
    Me parece uma bobagem, mas vou conferir o filme

  2. legal a ideia, curti, porem, convenhamos, por o Cavil de Sherlock é uma aberração… Sherlock sempre foi alto e magrelo, agora temos um bombado como Sherlock… mas blz vai, passa, temos hj em dia que aceitar essas coisas e tentar curtir o filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *