LMNO – O épico game alienígena de Steven Spielberg que foi cancelado

4

O cineasta Steven Spielberg sempre foi um fã de jogos eletrônicos e videogames. Ao longo dos anos, ele ajudou a criação e desenvolvimento de alguns jogos para o mercado e chegou a ter quase sua própria produtora de games.

Outra paixão do cineasta, todos sabemos, são os extraterrestres e ufologia, presentes em muitas de suas produções.

Anúncios

Esses dois assuntos convergem quando falamos de um projeto chamado LMNO, na qual ele teve uma ideia que foi desenvolvida junto com a Electronic Arts (famosa por franquias de games como FIFA Football, NBA, Need for Speed, The Sims, Medal of Honor, Battlefield e Mass Effect, dentre outros).

Em 2004, Neil Young, ex-gerente geral da Electronic Arts, afirmou que a EA criaria um videogame que faria os jogadores chorarem. Hoje em dia, jogos como The Last of Us 2 ou Last Day of June não são estranhos para puxar emoções sombrias, mas Neil Young queria ser um dos primeiros a ter sucesso.

Em 2005, Young se juntou ao mega cineasta Steven Spielberg (E.T., Caçadores da Arca Perdida, Contatos Imediatos do 3° Grau, Lista de Schindler, Resgate do Soldado Ryan) para trazer ao público um novo jogo que evocasse emoção. A parceria foi anunciada e o jogo ficou em desenvolvimento até 2010. O objetivo era produzir um jogo de ação que foi descrito como “uma mistura de movimentos de parkour em primeira pessoa com objetivos de aventura / RPG e jogabilidade focada em fuga, tudo baseado no relacionamento do jogador com uma criatura de aparência alienígena chamada Eva.”

Para muitos especialistas, o jogo poderia ter sido um marco na história dos games, e poderia ter mudado a maneira como as pessoas se relacionavam com os videogames.

“Se você pensar sobre a questão na qual a EA foi originalmente fundada”, disse Young em uma entrevista de 2005 à GameSpot, “que é, ‘Um jogo de computador [sic] pode fazer você chorar? Pode emociona-lo como uma grande obra de arte? , um ótimo filme? ‘ Queremos ser capazes de, junto com [Spielberg], começar a entregar algumas experiências que comecem a levar você lá. “

O jogo, intitulado preliminarmente como LMNO, teria sido apresentado como uma obra de arte bem trabalhada, ao invés de um videogame padrão. Pelo menos, essa era a intenção de Young e Spielberg. Infelizmente, o LMNO encontrou algumas dificuldades no desenvolvimento e foi cancelado.

Em 2008, a EA decidiu que dispensaria a maior parte da equipe LMNO. Isso mudou o cenário do jogo e a direção que ele seguiria. O LMNO seria retrabalhado em um videogame mais tradicional – algo menos ambicioso. De acordo com um ex-funcionário, “Foi um Uncharted ambientado em um universo de Spielberg.” Desnecessário dizer que parece que o LMNO estaria anos à frente de seu tempo.

Existem declarações conflitantes sobre o destino do mesmo na web. Houve rumores de que a ideia foi basicamente descartada em 2008, mas o veredicto final veio em 2010: o projeto foi oficialmente cancelado. LMNO era muito ambicioso e caro e, assim que a equipe fosse desfeita, certamente estaria acabado. De acordo com Jake Kazdal, ex-artista do LMNO, “Havia algumas coisas de jogos rivais que podem ou não ter saído da EA… Havia muita política.” O jogo rival em questão pode ser Mirror’s Edge, que foi lançado ao público em 2008 e também tinha o mesmo elemento de ação-aventura com um pouco de parkour.

Alguns teasers do projeto chegaram a serem divulgados:

 

Uma pena que tenha sido cancelado. Posteriormente falaremos sobre outros projetos de games que Spielberg desenvolveu e deram certo.

Conheça os projetos que Spielberg desenvolveu ao longo de sua carreira relacionados a ufologia aqui:

Steven Spielberg e a Ufologia – Parte 1


[RM-RS – Looper / Electronic Arts]

printfriendly-pdf-email-button-notext LMNO - O épico game alienígena de Steven Spielberg que foi cancelado
The following two tabs change content below.
AvatarBlogger-150x150 LMNO - O épico game alienígena de Steven Spielberg que foi cancelado

Maxiverso

A equipe do Maxiverso é composta de redatores e escritores especialistas em diversas áreas, de modo que as notícias postadas serão sempre redigidas e revisadas pelos membros mais qualificados de nosso time.

4 thoughts on “LMNO – O épico game alienígena de Steven Spielberg que foi cancelado

    1. é superestimado isso sim… faz 1 década que nao faz um grande filme?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *