Philip K. Dick – Duas cinebiografias do escritor de Blade Runner estão em produção
Após os anúncios das cinebiografias de Rod Serling (1924-1975), o criador de Twilight Zone (Além da Imaginação), anunciadas em 2019 (sem qualquer novidade posterior) e da cinebiografia do criador de Star Trek (Jornada nas Estrelas), Gene Roddenberry (1921-1991), anunciada em 2021 (também sem novas novidades), outro grande escritor de ficção-cientifica terá sua vida explorada nas telas.
O escritor americano Philip K. Dick (1928-1982), responsável por livros e romances que deram origem a filmes como Blade Runner – O Caçador de Androides e Total Recall: O Vingador do Futuro, e séries como The Man in the High Castle e Electric Dreams, será “alvo” de duas produções distintas.
O primeiro projeto anunciado em junho, segundo o site The Hollywood Reporter, é do produtor Jon Shestack que está neste momento à procura de um diretor para a produção que pode contar a história real ou não do famoso escritor.
O projeto tem o título provisório de Only Apparently Real (Apenas Parece Real, em tradução livre), adaptará a biografia escrita por Paul William, executor do patrimônio de K. Dick e amigo do escritor. O roteiro foi escrito pelo ex-advogado e hoje roteirista Michael Richter. Ele também produz o filme. Only Apparently Real focará em uma invasão à casa do escritor, que teria acontecido no início dos anos 1970.
O segundo projeto anunciado agora em julho também pelo The Hollywood Reporter, da Amazon Prime, produzirá o filme Jane, que contará com dois nomes de peso importantes na produção, a atriz sul-africana Charlize Theron (do excelente Atômica e o premiado Mad Max: Estrada da Fúria) que atuará no filme, e o diretor mexicano Alfonso Cuarón (Gravidade), ambos com Oscars no currículo. Detalhe: ambos serão produtores-executivos do filme ao lado da filha do escritor, Isa Hackett.
Neste projeto, também baseado na vida de K. Dick e de como ela como um todo, e sua carreira, foram afetadas pela ausência de sua irmã gêmea, Jane, que morreu quando os dois tinham apenas seis semanas de vida. O longa mostrará como a morte da garota afetou tanto a vida pessoal quanto a profissional do escritor.
“Jane, a irmã gêmea de meu pai que morreu algumas semanas após o nascimento, estava no centro de seu universo”, afirmou Hackett, dizendo que a história do filme a acompanha desde o começo de sua vida. “Este filme vai desafiar as convenções de uma cinebiografia e abraçar a realidade alternativa que Philip K. Dick desejava tão desesperadamente – uma em que sua amada irmã sobreviveu além das seis semanas de vida. É a história dela que contaremos, que veremos através das lentes da imaginação [de K. Dick]. Não há melhor maneira de honrá-lo do que lhe conceder seu desejo, mesmo que apenas para a tela”.
Morto aos 53 anos, em 1982, K. Dick sempre foi querido pelos fãs ávidos de ficção científica devido aos seus trabalhos que conjugavam elementos de paranoia e exploravam a natureza da realidade e da percepção. Sua apreciação foi realmente catapultada só após sua morte, graças a Hollywood, mas ele venceu um prêmio Hugo e disputou diversos Nebula, ao longo de sua carreira.
Dono de uma história de vida repleta de momentos surreais, conectados ao abuso de drogas e a eventuais alucinações, K. Dick chegou a escrever cartas dizendo acreditar viver em duas linhas temporais diferentes, simultaneamente.
Não existe qualquer previsão de lançamento de ambos os projetos… fiquem atentos!
[RM-RS – The Hollywood Reporter]
Ricardo Melo
Latest posts by Ricardo Melo (see all)
- Atualizações do Mundo Geek – Setembro 2024 - 30/09/2024
- Atualizações do Mundo Geek – Agosto 24 - 29/08/2024
- Gremlins – 40 anos dos “adoráveis” monstrinhos - 26/08/2024
- Alien – Romulus: Conheça detalhes do novo filme da franquia - 01/08/2024
- Atualizações do Mundo Geek – Julho 24 - 18/07/2024
so vem! Dick é P H O D A !!!
bons livros, mas viajado demais na maioria… tanto que os filmes limam as viagens e deixam so o conteudo assimilavel
escritor mais injustiçado de todos, era pra ser famoso como um dos maiores, mas só fã de FC sabe quem é o cara e olha lá heim
boatos de que ele era versado em ocultismo… é verdade?
Então, ele até achou que era um dos santos do evangelho, por uns tempos…acho que o chá de cogumelo que ele tomava fazia as pirações só aumentarem…
Ideias a frente do seu tempo, assim como Asimov. Um gênio sem muito reconhecimento… muita gente sequer sabe que ele existiu.
Pois é, mas nos últimos anos, várias séries e filmes estão sendo realizados com o material que deixou…
Pessoal ve as series e filmes, mas no geral nao sabem que sao baseadas nas obras dele, qd leem la nos creditos nem se tocam que é o mesmo autor de Blade Runner… o cara é muito pouco reconhecido
PKD é um cara cuja historia de vida é mais louca que seus livros! Ja pensou em escrever sobre essa lado “crazy life” dele?
Uma delas pode mostrar isto…quem sabe…a esperança é a última que morre…
esse era pra ser o maior escritor de FC de todos os tempos, nao sei pq nao tem o devido reconhecimento
Aos poucos estão redescobrindo ele. Novas séries como The Man in the High Castle ou Philip K. Dick’s Electric Dreams, ou o legado de Blade Runner com novos filmes, animes , livros estão levando mais e mais pessoas a redescobrir o grande escritor.