Philip K. Dick – Duas cinebiografias do escritor de Blade Runner estão em produção

12

Após os anúncios das cinebiografias de Rod Serling (1924-1975), o criador de Twilight Zone (Além da Imaginação), anunciadas em 2019 (sem qualquer novidade posterior) e da cinebiografia do criador de Star Trek (Jornada nas Estrelas), Gene Roddenberry (1921-1991), anunciada em 2021 (também sem novas novidades), outro grande escritor de ficção-cientifica terá sua vida explorada nas telas.

O escritor americano Philip K. Dick (1928-1982), responsável por livros e romances que deram origem a filmes como Blade Runner – O Caçador de Androides e Total Recall: O Vingador do Futuro, e séries como The Man in the High Castle e Electric Dreams, será “alvo” de duas produções distintas.

Anúncios

plilip2-300x300 Philip K. Dick - Duas cinebiografias do escritor de Blade Runner estão em produção
Philip K. Dick (1928-1982)

O primeiro projeto anunciado em junho, segundo o site The Hollywood Reporter, é do produtor Jon Shestack que está neste momento à procura de um diretor para a produção que pode contar a história real ou não do famoso escritor.

O projeto tem o título provisório de Only Apparently Real (Apenas Parece Real, em tradução livre), adaptará a biografia escrita por Paul William, executor do patrimônio de K. Dick e amigo do escritor. O roteiro foi escrito pelo ex-advogado e hoje roteirista Michael Richter. Ele também produz o filme. Only Apparently Real focará em uma invasão à casa do escritor, que teria acontecido no início dos anos 1970.

O segundo projeto anunciado agora em julho também pelo The Hollywood Reporter, da Amazon Prime, produzirá o filme Jane, que contará com dois nomes de peso importantes na produção, a atriz sul-africana Charlize Theron (do excelente Atômica e o premiado Mad Max: Estrada da Fúria) que atuará no filme, e o diretor mexicano Alfonso Cuarón (Gravidade), ambos com Oscars no currículo. Detalhe: ambos serão produtores-executivos do filme ao lado da filha do escritor, Isa Hackett.

Neste projeto, também baseado na vida de K. Dick e de como ela como um todo, e sua carreira, foram afetadas pela ausência de sua irmã gêmea, Jane, que morreu quando os dois tinham apenas seis semanas de vida. O longa mostrará como a morte da garota afetou tanto a vida pessoal quanto a profissional do escritor.

“Jane, a irmã gêmea de meu pai que morreu algumas semanas após o nascimento, estava no centro de seu universo”, afirmou Hackett, dizendo que a história do filme a acompanha desde o começo de sua vida. “Este filme vai desafiar as convenções de uma cinebiografia e abraçar a realidade alternativa que Philip K. Dick desejava tão desesperadamente – uma em que sua amada irmã sobreviveu além das seis semanas de vida. É a história dela que contaremos, que veremos através das lentes da imaginação [de K. Dick]. Não há melhor maneira de honrá-lo do que lhe conceder seu desejo, mesmo que apenas para a tela”.

Morto aos 53 anos, em 1982, K. Dick sempre foi querido pelos fãs ávidos de ficção científica devido aos seus trabalhos que conjugavam elementos de paranoia e exploravam a natureza da realidade e da percepção. Sua apreciação foi realmente catapultada só após sua morte, graças a Hollywood, mas ele venceu um prêmio Hugo e disputou diversos Nebula, ao longo de sua carreira.

Dono de uma história de vida repleta de momentos surreais, conectados ao abuso de drogas e a eventuais alucinações, K. Dick chegou a escrever cartas dizendo acreditar viver em duas linhas temporais diferentes, simultaneamente.

Não existe qualquer previsão de lançamento de ambos os projetos… fiquem atentos!

 


[RM-RS – The Hollywood Reporter]

printfriendly-pdf-email-button-notext Philip K. Dick - Duas cinebiografias do escritor de Blade Runner estão em produção
The following two tabs change content below.
AvatarRicardo-150x150 Philip K. Dick - Duas cinebiografias do escritor de Blade Runner estão em produção

Ricardo Melo

Profissional de TI com mais de 10 anos de vivência em informática. Tem como hobby assistir seriados de TV, ir ao cinema e namorar!!! Fã de rock'n'roll, música eletrônica setentista, ficção-científica e estudos relacionados a astronáutica. Quis ser astronauta, mas moro no Brasil... Os anos 80 foram meu playground!

12 thoughts on “Philip K. Dick – Duas cinebiografias do escritor de Blade Runner estão em produção

  1. bons livros, mas viajado demais na maioria… tanto que os filmes limam as viagens e deixam so o conteudo assimilavel

  2. escritor mais injustiçado de todos, era pra ser famoso como um dos maiores, mas só fã de FC sabe quem é o cara e olha lá heim

    1. Então, ele até achou que era um dos santos do evangelho, por uns tempos…acho que o chá de cogumelo que ele tomava fazia as pirações só aumentarem…

  3. Ideias a frente do seu tempo, assim como Asimov. Um gênio sem muito reconhecimento… muita gente sequer sabe que ele existiu.

    1. Pois é, mas nos últimos anos, várias séries e filmes estão sendo realizados com o material que deixou…

    2. Pessoal ve as series e filmes, mas no geral nao sabem que sao baseadas nas obras dele, qd leem la nos creditos nem se tocam que é o mesmo autor de Blade Runner… o cara é muito pouco reconhecido

  4. PKD é um cara cuja historia de vida é mais louca que seus livros! Ja pensou em escrever sobre essa lado “crazy life” dele?

    1. Uma delas pode mostrar isto…quem sabe…a esperança é a última que morre…

  5. esse era pra ser o maior escritor de FC de todos os tempos, nao sei pq nao tem o devido reconhecimento

    1. Aos poucos estão redescobrindo ele. Novas séries como The Man in the High Castle ou Philip K. Dick’s Electric Dreams, ou o legado de Blade Runner com novos filmes, animes , livros estão levando mais e mais pessoas a redescobrir o grande escritor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *